Pular para o conteúdo principal

Crônica de Divinópolis: O senhor que sentava todos os dias na esquina.


Sentado em uma esquina da cidade, estava um senhor de cabeça baixa e olhos fechados. Vestia roupa social, do tipo ainda que usava quando jovem, tendo acrescentado a ela um jovial boné azul - para proteger a calva do sol que ardia.

O senhor esperava alguém – um qualquer que pudesse ouvi-lo. E, quando me aproximei, foi logo dizendo:

- Moço, sabia que antes tudo isso aqui era mato?

-Não sabia não, respondi. Olhei pro nada, não sei por que motivo.

- Eu já rocei por tudo aqui, disse o senhor, mas isso faz tempo. “Foi trinta anos fazendo a mesma.” Daqui te lá na frente, onde “nem dá pra olha”.

Olhei pro senhor, pensando não sei em que. Tirei o fone do ouvido que tocava um rock qualquer. Pensei que talvez ouvi-lo por um minuto não me custaria quase nada.

Então ele me falou de seu trabalho. Lamentou estar aposentado (enquanto isso olhava pra longe todo o tempo – e esse movimento quase lhe fechava os olhos enrugados).

Penso eu que imagens se formavam novamente em sua lembrança. Que ele se via jovem e forte, cercado pelos companheiros de trabalho, vestindo as roupas próprias pra o lido com a terra. Penso que ele sentia o doce da memória - e o olhar marejou os trinta anos de história que nos envolviam naquela esquina.

Os carros passando e as crianças jogando futebol no campinho em um bairro da cidade, foram ficando nublados e entorpecidos pela vida do senhor. Acho que penetrei na lembrança dele, e quase que podia vê-lo, jovem e desperto, com o rosto suado e o corpo encurvado construindo também a Divinópolis em que cresci.

Desconfio, hoje, que deva ser do suor de centenas de trabalhadores que, como o velho, passaram dias e madrugadas também por entre as matas - se ferindo na foice, almoçando as dez da manhã, com a fome forçada pelo esforço pesado, vestindo roupas compridas para se proteger de animais e do sol.

56 anos completará a minha cidade - e tantos senhores, se sentarão para contar suas histórias de trabalho e de amor, vivenciadas não só nas matas, mas também da vida na pequena cidadezinha.

Voltando à conversa da esquina, posso dizer que o senhor compartilhou comigo sua vida e seu desapontamento de velho dispensado do trabalho - e que vê nas ruas muito mais do que asfalto. Vê ali os largos pastos aos quais dedicou boa parte do que era e do que é.

O senhor me disse um “vá com Deus,” e se levantou. Saiu andando pela avenida cheia de paralelepípedos, tradicional do município.

No dia seguinte, me dirigi a mesma esquina como de costume. No caminho, imagina que ele novamente estaria lá.  Me enganei. Penso que, naquele dia, já tinha ele cumprido o seu papel e sua vontade na terra.

Comentários

  1. Belo texto Antônio Carlos.
    Gente que respeita e dá atenção aos idosos, sabe muito bem que este gesto é mais que dever, mais que uma obrigação, é um ato de retribuição. Porque tudo o que temos hoje, tudo o que desfrutamos hoje, foi criado ou é resultado do esforço de alguém que neste momento está sentando em alguma esquina ou "cadeira balançante" tendo essas mesmas lembranças de como era antes.
    Essas pessoas merecem toda a homenagem possível, e não há maneira melhor de homenagear do que dando amor e atenção.
    A cada dia nos entristecemos com almas belas que nos deixam pra viver ao lado do Pai, com o Pai repito, fato ultimo que enche nossos corações de alegria em saber que estão lá, e que sua missão aqui na terra foi cumprida e nos seus últimos dias de vida teve a presença de familiares atenciosos e amorosos.
    Um dia seremos nós, sentados em alguma esquina e observando quem sabe feitos grandes, resultados frutuosos de nossos esforços... depende de cada um tentar fazer algo pra ser lembrado é claro. Mas oque mais vai importar mesmo independente de feitos passados, é a presença e amor de nossos filhos, netos ou amigos jovens.
    Que todos um dia possam ser um idoso feliz assim como este descrito nesta crônica!!!

    ResponderExcluir
  2. MEU AMIGO SEMPRE LEIO SEUS TEXTOS
    CARA ESSE SE NAO FOI O MELHOR FOI UM DOS MELHORES QUE LI PARABENS
    CONTINUE ASSIM E MANDA MAIS PRA NOIS
    LEMBREI DO VELHO PAI CEZA
    ABRAÇOOOOOOO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.