Pular para o conteúdo principal

O Secretário Municipal de Saúde “Artenio Guimarães” vem se destacando em Divinópolis de Goiás.


 Apesar das adversidades na saúde pública, Artenio Guimarães vem conseguindo realizar um trabalho eficiente de gestão à frente da secretária de saúde.

Artenio assumiu a secretaria de saúde no inicio de 2013 e encontrou vários desafios pela frente. Exemplo disso foi o hospital municipal mãe Roberta que estava interditado.

Primeiro grande desafio:

 A reabertura do Hospital Municipal Mãe Roberta, fato que foi possível somente 08 meses após o inicio da gestão.

Melhorias do hospital Mãe Roberta:

Houve uma ampliação na unidade hospitalar, foi criado um local para o repouso dos médicos plantonistas, foi modificado o fluxo da unidade, a lavanderia foi totalmente modificada, além de manutenção corretiva em vários equipamentos.

Equipamento medico/ hospitalar:

Foi realizado a manutenção de aparelhos de Raios-X, USG, eletrocardiograma e autoclave. Foi adquiro outro aparelho de USG que realiza exames que até então não era realizada no município (ultrassonografia transvaginal). Foi adquirido também moveis para o PSF e Hospital (armários de arquivo e armário de medicamentos, maca, maca de transferência etc).

Jornada de trabalho:

 O secretário de saúde modificou a escala dos funcionários, diminuiu de 40 horas semanais para 30 horas semanais sem modificar os salários. Acrescentou mais um técnico de enfermagem para cada plantão.

Mais médicos...

Contratou o medico cirurgião, doutor Falcão, sendo considerando um dos melhores médicos da região. Especialista em cirurgião como (herniectomia – retirada de hérnia, hemorroidectomia, vasectomia, histerectomia, miomatectomia), cirurgias essas que antes não existia em nosso município. Doutor Falcão atende 6 vezes por mês em Divinópolis de Goiás. Ainda foram contratadas uma nutricionista, uma psicóloga e uma fisioterapeuta.

Salários:

Houve reajuste salarial dos profissionais Agente Comunitário de Saúde.

PSF:

O PSF que antes funcionava em Divinópolis de Goiás foi transferido para o Distrito de Vazante. Dois profissionais prestam serviços no período noturno: cozinheira e auxiliar de serviços gerais, antes os profissionais técnicos eram quem realizavam esses serviços.

Centralização dos serviços na sede da secretaria municipal de saúde:

Foi criada a sede da secretaria municipal de saúde que funciona no antigo PSF. Foi centralizado todos os serviços de saúde na sede da secretaria otimizando assim os gastos com aluguel.

Serviços disponibilizados na secretaria são (vigilância sanitária, endemias, farmácia popular, núcleo de vigilância epidemiológica, complexo regulador de vagas para realizar agendamento de consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade).

Obras:

Esta em construção uma academia de saúde, que deve estar pronta nos próximos meses. Nos próximos 90 dias sera iniciado a construção de duas unidades básica de saúde, uma no assentamento Marcos Lins e outra no distrito de Vazante.  No povoado de Porteiras existe uma obra inacabada, porem, a secretaria de saúde esta providenciando a documentação necessária para dar continuidade na obra.

Consultório odontológico no Distrito de Vazante:

A secretaria de saúde esta fazendo aquisição de matérias necessários para o funcionamento de um consultório odontológico no distrito de Vazante e em 60 dias o consultório estará funcionando.  O profissional dentista já esta contratado para atender nessa localidade. Lembrando que ele já atende no PSF.

Laboratório de analise clinica:

Nos próximos dias estará funcionando dentro do hospital municipal mãe Roberta um laboratório de analise clinica, os exames serão realizados todos de graça e no caso de emergência os resultados saíram em 20 minutos. O laboratório funcionará 24 horas por dia.

Principais dificuldades:

 Segundo o secretário de saúde a grande dificuldade enfrentada foi a pouca idade, isso acarreta na falta de experiência em algumas áreas, que exige pratica e sem duvidas mudar o que às vezes já é considerado rotina e cultura.

Equipe de trabalho:

O secretário afirma que esse trabalho não seria possível de ser realizado sem ajuda de cada um dos servidores, mas que, para isso é preciso ter pulso nas decisões ainda que seja necessário magoar alguns para atingirmos o objetivo final que é melhorar a saúde publica, inclusive nunca disse isso a eles más a saúde de Divinópolis tem uma equipe nota 10!

A função do secretário de saúde:

A função de secretário de saúde sem duvidas é uma das mais gratificantes dentro da administração publica, é o cargo que permite ajudar toda comunidade, principalmente os mais carentes, não tem nada mais gratificante do que ver a pessoa respirar fundo e dizer “meu problema foi resolvido”, mas para que isso aconteça é necessário dedicar-se de corpo e alma abrindo mão até mesmo da própria família. Afirma Artenio Guimarães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.