Pular para o conteúdo principal

Aberto calendário de ações de educação ambiental. Últimas ações ocorreram na primeira semana de dezembro, nos municípios de Alvorada do Norte e Buritinópolis/GO



Secretarias municipais de meio ambiente e de educação podem solicitar espaço na agenda de atividades de educação ambiental desenvolvidas pela Secima em 2018. São ações diversas, como palestras sobre Código Florestal, biodiversidade, recursos hídricos, resíduos sólidos e as principais questões que envolvem os recursos naturais na atualidade.

Também há espaço para oficinas de cinema ambiental voltadas para estudantes de todas as idades e professores, com o uso de dispositivos móveis. Há ainda a oficina de artesanato em papel reciclável, feita em parceria com a OVG, em que os alunos desenvolvem habilidade de transformar em arte os mais diversos tipos de papéis que seriam descartados.

Fim de ano

As últimas ações de educação ambiental ocorreram na primeira semana de dezembro, nos municípios de Alvorada do Norte e Buritinópolis, no Nordeste goiano. Nos dias 4 e 5, a Escola Municipal Professora Odília Justa da Silva, em Alvorada do Norte, foi palco para o trabalho de conscientização e sensibilização ambiental com cerca de 400 alunos do Ensino Fundamental II. O conteúdo da palesta foi abordado de forma transversal, permeando a Base Curricular Nacional Comum, com os temas de resíduos sólidos e coleta seletiva.

Os mais de 100 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Antônio Claret Cardoso, também em Alvorada do Norte, perceberam que grande parte dos conteúdos abordados na palestra da Secima são abordados no Enem. O foco foi a importância das Áreas de Preservação Permanente, os diferentes usos da água e o custo que se paga por seu uso. Os alunos identificaram a importância da preservação dos cursos d’água com os problemas de degradação do Rio Corrente, que corta a cidade. Em decorrência disso, os alunos puderam aprender na prática o que é um PRAD (Programa de Recuperação de Áreas Degradadas).

Em Buritinópolis, os trabalhos de educação ambiental da Secima ocorreram na Escola Municipal Professora Alaíde Barbosa Brito. Os 147 alunos aprenderam sobre a separação de lixo orgânico e inorgânico e o risco da contaminação da “água da cisterna” (do lençol freático) por meio da contaminação do solo. A diretora da escola, Andréia Maria da Silva Oliveira, enfatizou a “importância de desenvolver nos alunos ideias sustentáveis e, sobretudo, colocá-las em prática”. Os trabalhos combinaram com os projetos de horta, paisagismo e arborização no pátio da escola. A direção já se prepara para agendar outras atividades para 2018, em conjunto com a Prefeitura de Buritinópolis e a Secima.

O site www.conscienciaambiental.go.gov.br agrupa os contatos, trabalhos, vídeos e fotos das ações de educação ambiental desenvolvidos pela Secima. Qualquer gestor ou interessado em desenvolver parcerias ou agendar alguma das ações de educação ambiental da Secima pode entrar em contato para agendamento.

Fonte: Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.