Pular para o conteúdo principal

Justiça suspende liminar e permite que veículos com IPVA atrasado sejam apreendidos em Goiás



O Tribunal de Justiça de Goiás suspendeu, na sexta-feira (12), a liminar que impedia que veículos com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vencido fossem apreendidos. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), com a decisão, todo veículo que for abordado e estiver com o pagamento do tributo pode ser retido.

O desembargador Zacarias Neves Coêlho acatou, na decisão, o pedido do Estado, que alegou que a apreensão de veículos com o Certificado de Licenciamento de Registro do Veículo (CRLV) atrasado, taxa vinculada ao IPVA, é prevista no Código Brasileiro de Trânsito e visa manter a “segurança” do trânsito.

Com o documento, a liminar da juiza Zilmene Gomide da Silva Manzolli, expedida em dezembro do ano passado e que atendia o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO), fica suspensa.

Em nota o presidente da OAB-GO, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva informou que vai recorrer da decisão. No texto, o representante disse que a instituição “respeita, mas discorda do posicionamento do magistrado”. Ele afirma que, nos próximos dias a Ordem vai interpor um agravo interno, medida que permite ao desembargador rever a posição.

“A apreensão do automóvel por dívida de imposto caracteriza confisco. A ferramenta adequada, entende a Ordem, seria a execução fiscal, não o sequestro do bem de modo sorrateiro, sem cobrança ou citação.

A gerência de comunicação do Detran-GO divulgou nota em que afirma que órgão já começa a cumprir a decisão e que é “indispensável” que o motorista esteja de posse do CRLV, que só é emitido após a quitação de todos os débitos vinculados ao veículo.

“É dever da autarquia aplicar a lei federal, sendo que a multa aplicada ao infrator tem por objetivo não somente puni-lo, mas também inibir a prática de condutas que põem em risco a segurança das pessoas e de seus bens. Assim, deve ser considerada a exigência de pagamento das multas e do IPVA para fins de licenciamento”, diz a nota divulgada no site do órgão.

Liminar

A liminar que determinou a suspensão imediata da apreensão de automóveis que estivessem com o IPVA vencido foi tomada pela juíza Zilmene Gomide da Silva Manzolli no dia 19 de dezembro do ano passado.

O documento pedia que os órgãos de trânsito permitissem que os motoristas pagassem as taxas de licenciamento e outros débitos separados do IPVA, para que pudessem expedir o Certificado de Registro do Licenciamento de Veículo (CRLV). A multa estabelecida no caso de não cumprimento da medida era de R$ 10 mil por dia, com teto de R$ 100 mil.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.