Pular para o conteúdo principal

No coração do Brasil, cavernas do Parque Estadual de Terra Ronca têm cenário marciano





Parece um cenário de outro planeta, mas é na Terra e mais especificamente no coração do Brasil, no nordeste de Goiás. O Parque Estadual de Terra Ronca, situado nos municípios de Guarani e São Domingos, possui quase 300 cavernas de todos os tamanhos e é o maior do estilo na América do Sul.

Datado com 600 milhões de anos, o Complexo é a Meca para os amantes do espeleoturismo e conta com 17 grutas abertas para visitação.

Entre centenas de cavidades, uma delas se destaca pela magnitude e beleza incrível, a Lapa Terra Ronca. Sua abertura mede 120 metros de largura por 96 metros de altura, sendo uma das maiores do Brasil. Formada por rochas dolomíticas e calcário, a caverna ganhou seu nome pelo ´ronco´ do rio Lapa, que corre em seu interior ecoando ao fluir entre as pedras. Situada próxima a ela, está sua ´irmã´, a caverna de Terra Ronca II. No passado, ambas eram conectadas até um desmoronamento de rochas fechar a ligação.

O cenário em seu interior lembra as famosas paisagens marcianas.

A mais celebre entre as cavernas da região, a Terra Ronca I tem fácil acesso e sua entrada está situada rente a estrada que corta o parque. Logo na boca da cavidade, se destaca o altar onde é realizada a "Festa de Bom Jesus da Lapa", todo dia 6 de agosto.

Conhecida por seus salões exuberantes, que medem até 100 metros de largura por 700 metros de comprimento, a caverna é a mais visitada de todo o complexo. Já a Terra Ronca II é acessível após a travessia do rio da Lapa. O percurso com um quilômetro de extensão leva os aventureiros até as profundezas da cavidade e apresenta sua beleza ímpar formada por centenas de estalactites e estalagmites.

Ainda em processo de mapeamento, algumas cavernas do Parque estão sendo exploradas há décadas e não foram totalmente percorridas. A Lapa de São Vicente, com mais de 13 quilômetros de extensão, está sendo mapeada desde os anos 1970 e ainda esconde muitas belezas dos geólogos. Até os dias atuais, já foram descobertas 12 cachoeiras em seu interior.

Outra caverna famosa da região é a Angélica, que está listada entre as maiores do país com 14 quilômetros de extensão. A trilha em seu interior dura aproximadamente 24 horas e é necessário pernoitar dentro da cavidade. Os córregos de água cristalina dão um charme ainda maior ao local.

Fonte: Uol/Guia do Litoral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.