Pular para o conteúdo principal

Em meio à crise nos presídios, governador de Goiás viaja



Em meio a uma grave crise no sistema prisional, com três rebeliões em cinco dias, nove detentos mortos (dois deles decapitados) e 200 fugas, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), decidiu deixar o estado que governa e passar os últimos quatro dias fora, em viagem.

Perillo não é visto desde terça, dia seguinte à primeira rebelião na Colônia Agroindustrial do Complexo Penal de Aparecida de Goiânia, um presídio de regime semiaberto onde nove presos foram mortos – os corpos de alguns deles ficaram carbonizados.

Auxiliares diretos do governador confirmaram que o tucano viajou e que só atende as demandas surgidas com a crise por telefone. O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, precisa despachar com o vice-governador, José Eliton (PSDB), inclusive neste sábado, em razão da ausência de Perillo.

Os assessores que integram o entorno do tucano escondem qual o paradeiro dele e se negam a esclarecer onde está o governador. Na edição deste sábado, o jornal "Folha de S. Paulo" afirma que Perillo foi flagrado em clima de recesso em uma praia, acompanhado da família. Uma foto do governador numa praia de Pernambuco circula pelas redes sociais, mas a assessoria do tucano não confirma que a imagem corresponda ao atual paradeiro de Perillo.

Desde o início da crise, a estratégia do governador vem sendo culpar a União pelo atual caos do sistema penitenciário. Enquanto Perillo se ausentou do estado, autoridades federais se envolveram na discussão sobre o que ocorre nos presídios goianos.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia, confirmou na quinta-feira que visitará o complexo penitenciário em Goiás onde houve as rebeliões. A visita está agenda para a manhã da próxima segunda-feira.

Já o ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou ontem em entrevista que o governo federal tem responsabilidade "absolutamente zero" pelas rebeliões nos presídios goianos e que o governo de Perillo, ao receber R$ 44,7 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e deixar de transferir o dinheiro para contas específicas, incorreu num ato ilícito, com desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e à Lei Orçamentária Anual (LOA). Dados do Ministério da Justiça apontam que Goiás gastou apenas R$ 7,7 milhões do total repassado em dezembro de 2016, o que representa 17,2% do total. Perillo ainda não respondeu às críticas do ministro.

Fonte: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.