Pular para o conteúdo principal

Em meio à crise nos presídios, governador de Goiás viaja



Em meio a uma grave crise no sistema prisional, com três rebeliões em cinco dias, nove detentos mortos (dois deles decapitados) e 200 fugas, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), decidiu deixar o estado que governa e passar os últimos quatro dias fora, em viagem.

Perillo não é visto desde terça, dia seguinte à primeira rebelião na Colônia Agroindustrial do Complexo Penal de Aparecida de Goiânia, um presídio de regime semiaberto onde nove presos foram mortos – os corpos de alguns deles ficaram carbonizados.

Auxiliares diretos do governador confirmaram que o tucano viajou e que só atende as demandas surgidas com a crise por telefone. O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, precisa despachar com o vice-governador, José Eliton (PSDB), inclusive neste sábado, em razão da ausência de Perillo.

Os assessores que integram o entorno do tucano escondem qual o paradeiro dele e se negam a esclarecer onde está o governador. Na edição deste sábado, o jornal "Folha de S. Paulo" afirma que Perillo foi flagrado em clima de recesso em uma praia, acompanhado da família. Uma foto do governador numa praia de Pernambuco circula pelas redes sociais, mas a assessoria do tucano não confirma que a imagem corresponda ao atual paradeiro de Perillo.

Desde o início da crise, a estratégia do governador vem sendo culpar a União pelo atual caos do sistema penitenciário. Enquanto Perillo se ausentou do estado, autoridades federais se envolveram na discussão sobre o que ocorre nos presídios goianos.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia, confirmou na quinta-feira que visitará o complexo penitenciário em Goiás onde houve as rebeliões. A visita está agenda para a manhã da próxima segunda-feira.

Já o ministro da Justiça, Torquato Jardim, afirmou ontem em entrevista que o governo federal tem responsabilidade "absolutamente zero" pelas rebeliões nos presídios goianos e que o governo de Perillo, ao receber R$ 44,7 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) e deixar de transferir o dinheiro para contas específicas, incorreu num ato ilícito, com desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e à Lei Orçamentária Anual (LOA). Dados do Ministério da Justiça apontam que Goiás gastou apenas R$ 7,7 milhões do total repassado em dezembro de 2016, o que representa 17,2% do total. Perillo ainda não respondeu às críticas do ministro.

Fonte: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.