Pular para o conteúdo principal

DETRAN/GO: Atraso de 6 meses na renovação de CNH impede motoristas de trabalhar.


Motoristas que precisam dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) continuam esperando para resolver problemas e pendências no órgão. A estimativa é de que cerca de 700 processos, dos 35 mil provenientes da migração do sistema de informática em dezembro de 2013, ainda aguardam solução.

Segundo o Detran-GO, muitos dos problemas são de responsabilidade dos usuários ou dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). “Esses processos estão sendo analisados individualmente porque foram apontadas situações críticas pelo novo sistema”, conta o diretor de Operações do órgão, coronel Sebastião Vaz.

Em razão do atraso, o órgão conta com o apoio da empresa responsável pela migração do sistema, em uma força-tarefa. A princípio, o problema deve ser resolvido até o inicio de Maio. “O Detran-GO não está parado, só neste ano já emitimos 116.286 CNHs”, diz Vaz.

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) têm recebido constantes reclamações de clientes e mesmo notificações do Procon para um problema que não seria deles. Segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de CFCs de Goiás (Sinpocefc), Beuchior Pires de Queiroz, em todos os processos reclamados a resposta do Detran-GO se tornou padrão: “Está tudo pronto, esperando o CFC”. Com isso em mãos, os clientes buscam órgãos de defesa do consumidor. “Não vira nada porque a gente explica que não é problema com a gente, mas denigre a imagem do CFC”, afirma Beuchior Queiroz.

De acordo com o sindicalista, há duas semanas, cerca de 3 mil processos para obtenção de CNHs foram devolvidos pela ausência da foto digital, que é retirada quando o usuário inicia a obtenção do documento, já no Vapt Vupt. “Fizeram essa troca de sistema e prejudicou muito, deveriam ter sido mais maleáveis e trabalhar com o sistema antigo e o novo em conjunto, até que a implantação estivesse completa. Está prejudicando muito os usuários.” Queiroz afirma que, em contato com o órgão, a resposta é que tudo já está resolvido e sem problemas, mas que não é a realidade ao buscar o documento.

Motorista espera há 6 meses

O operador de monitoramento de cargas Marcos Vinícius Freire dos Santos, de 24 anos, fez todos os testes para a mudança de categoria em sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em novembro do ano passado e ainda aguarda a emissão do documento. No fim do ano, o atraso do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) foi justificado pela mudança no sistema de informática, mas no mês seguinte, segundo Santos, o problema alegado foi no endereço informado.

Ele conta que atualizou o endereço e, em fevereiro, houve o sumiço de seu processo. O operador conta que a mudança de categoria de A para AB é essencial para sua vida pessoal e profissional. O carro já está na garagem, mas apenas outros amigos e familiares podem dirigí-lo.

Sem a CNH, trabalhador fica parado na empresa

O problema no atraso da emissão de documentos também atingiu o motorista de carreta de combustível Winder Oliveira de Melo, de 34 anos, que entrou com o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 6 de dezembro do ano passado. Segundo conta, todos os exames médicos foram feitos no dia 12 e a promessa de entrega do documento foi de 15 dias. “Estou há 40 dias parado, pois trabalho com a carteira. Venho para a garagem só para bater o ponto e fazer serviço interno.” Winder revela que, em sua última tentativa, a atendente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás lhe mostrou a tela de seu processo, em que a data do exame era 17 de fevereiro.


“Para a minha sorte a empresa ainda está aceitando que o problema não é comigo, mas é ruim para o patrão, que tem de ficar com um funcionário sem trabalhar direito”, avalia. Para ir e volta do trabalho a única maneira encontrada pelo trabalhador foi se arriscar a levar multa por andar com documentos vencidos.




O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.