Pular para o conteúdo principal

Compra e venda de votos


Todo mundo sabe da existência dos chamados cabos eleitorais, que vão de líderes comunitários a líderes religiosos, passando por outros espertalhões diversos. Manifestamente, são vendedores de voto. Não é outra coisa.

Pois bem; chegando o tempo de eleição, eles, os candidatos eleitorais entram a articular-se com os ditos cabos eleitorais, com mil afagos e salamaleques, e é preciso ser completamente, ou antes, muito burro para não saber que isto envolve acerto de preço.

Gozado. Mas essas articulações, melhor, negociações, não cheiram à justiça eleitoral como compra de voto, ou para usar o termo técnico, uso e abuso de poder econômico. Isso, não, senhor. Negócio lícito, pelas regras da lei. Pela parte que me toca, fico sem entender. Porque, sabidamente, não se trata de reuniões partidárias propriamente ditas, ou seja, o entendimento para alianças, estratégias.

Ora, se essas reuniões com pessoas de poder de liderança política, mas sem representação partidária, não é para discutir preço em troca de apoio eleitoral, já não se pode saber o sentido das coisas. As evidências estão a entrar pelos olhos, às claras. E é isto, sim – compra de voto, no duro, desmoralizando a figura jurídica do uso do poder econômico. E conta mais adesões quem tem maior poder de barganha.

Como posso entender, seria isto razão para se caçar uma candidatura eleitoral, por não tratar-se, vê-se, de reuniões de candidatos, a portas fechadas, com tais líderes não será para outra coisa que não seja para a combinação de preço. Cheiram mal.


Para concluir, provavelmente começa aí a transgressão da lei eleitoral, e não vejo como desfazer a veracidade dessa assertiva. Mas a lei eleitoral, como é o caso do Brasil, como um todo e como tudo, terá seus contrastes e absurdos. Nada a ajudar a entender. Em suma, a legislação eleitoral, como disse Graciliano Ramos da Constituição do Brasil, tem um buraco...Visivelmente enorme.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.