Pular para o conteúdo principal

Juíza anula ato que permitia ao marido da prefeita de São Domingos administrar o município.


Acolhendo pedido liminar feito pelo Ministério Público, a juíza Priscila de Sá Brandão determinou a anulação de ato administrativo do município de São Domingos, no Nordeste goiano, que outorgou a Gervásio Gonçalves da Silva, marido da prefeita, Etélia Vanja Moreira Gonçalves, amplos e especiais poderes para representá-la.

Na decisão , é determinado ainda que seja declarado nulo o documento de procuração pública registrado no Cartório do 2ª Tabelionato de Notas do município.

Segundo apontado na ação, proposta pelos promotores de Justiça Douglas Roberto Chegury, Diego Braga e Paulo de Tharso Brondi, em janeiro deste ano, chegou ao conhecimento do Ministério Público que a prefeita nomeou seu marido, Gervásio da Silva, procurador municipal, concedendo a ele a possibilidade de representá-la “em qualquer órgão público, seja federal, estadual, municipal, autarquias, agenfas, INSS, em qualquer juízo, instância ou tribunal, ministérios; podendo o referido procurador assinar todo e qualquer documento necessário, conferindo-lhe, ainda, poderes especiais para confessar, desistir, transigir, firmar compromissos ou acordos, receber e dar quitação, apresentar e retirar documentos, enfim tudo que se fizesse necessário ao cumprimento do presente mandato da prefeita”, conforme constou na procuração.

Após constatada a veracidade das informações, verificou-se que, de fato, Gervásio Gonçalves passou a ter prerrogativa, inclusive, de desistir, consentir e firmar acordos e obrigações afetas às questões do município.

Assim, foi proposta ainda em janeiro de 2014, ação civil pública de nulidade de ato administrativo, que agora teve liminar concedida pelo Judiciário.

Improbidade

Conforme sustentado pelos promotores, tal ato também configura a prática de improbidade administrativa, principalmente diante da ofensa a princípios constitucionais, entre eles os da legalidade, da impessoalidade e da moralidade, além de violação expressa à lei Orgânica do Município.

Dessa forma, o MP propôs nesta quarta-feira (7/5) ação de improbidade administrativa contra Etélia Vanja e Gervásio Gonçalves.

É destacado ainda pelos promotores que a Lei Orgânica Municipal possui dispositivo legal expresso que veda este tipo de contratação.

O artigo 103 determina que “o prefeito, o vice-prefeito, os vereadores e os servidores municipais, bem como as pessoas ligadas a qualquer deles, por matrimônio ou parentesco, afim ou consanguíneo, até o segundo grau, ou por adoção, não poderão contratar com o município, substituindo a proibição de até seis meses após findas as respectivas funções.”

Nesta ação de improbidade administrativa o Ministério Público requer a condenação da prefeita e de seu marido nas sanções previstas no artigo12, inciso III da Lei nº 8.429/92, que prevê a suspensão dos direitos políticos, multa civil, e proibição de contratar com a Administração Pública, assim como o pagamento individual de R$ 50 mil a título de danos morais coletivos.


Fonte: Blog Dinomar Miranda (Texto: Cristina Rosa / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - foto: Arquivo da Promotoria de Justiça de São Domingos)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.