Pular para o conteúdo principal

Quase ‘ignorados’ pela população, orelhões devem ganhar ajustes.



Em época em que sair de casa sem celular é como sair sem roupa, os orelhões passam despercebidos e são praticamente ‘ignorados’ pelas pessoas que caminham apressadas falando ao celular ou enviando mensagens de textos.

Em 10 anos, o Brasil perdeu um terço dos telefones públicos, Se em 2004 eles somavam 1,3 milhão de aparelhos, hoje, existem 875 mil, segundo levantamento feito pelo G1 com base nos dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Antes dos aparelhos celulares eles eram a salvação para quem precisava fazer uma ligação de emergência, mas hoje você encontra alguns telefones públicos pelas ruas, difícil é encontrar quem os use. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer tornar o uso dos chamados “orelhões” mais atrativo, agregando outros serviços a esses dispositivos.

A Agência divulgou este mês um novo regulamento sobre o uso dos telefones públicos. Mesmo sem os detalhamentos das mudanças, que ainda estão sendo discutidas, a Anatel garante que com o novo regulamento será possível às concessionárias de telefonia fixa agregar aos telefones públicos, de forma complementar, funcionalidades mais modernas e outros serviços de telecomunicações para estimular o uso do orelhão, transformando novamente em um equipamento de grande importância para a utilidade pública.

 A Anatel afirma que o regulamento permitirá a veiculação de publicidade na cabine ou no orelhão prevendo que seja instalado um visor que aparecerá mensagens publicitárias e também por meio de mensagens gravadas. Além disso, a utilização de outros meios de pagamento além do cartão indutivo será criada. A previsão é de que com isso, haja um aumento na receita e os investimentos venham para os orelhões.

Segundo a própria Anatel, diariamente cerca de 120 equipamentos são retirados das ruas por causa da falta de utilização e também de manutenção por parte das concessionárias. Atualmente 50% dos orelhões realizam em média somente duas chamadas por dia. Fator que pode ter contribuído para a redução dos aparelhos nos últimos dez anos. O número passou de 1,3 milhão em 2004 para 875 mil hoje e, no mesmo período, as linhas móveis passaram de 65 milhões para 272 milhões. Dado que deixa revoltado quem é adepto à telefonia pública.

De acordo com a Anatel, depois do Distrito Federal, Goiás é o Estado a ter mais orelhões retirados das ruas nos últimos dez anos. De 51.239 o número de aparelhos caiu para menos que 28 mil, uma queda de aproximadamente 45%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.