Pular para o conteúdo principal

Chapada dos Veadeiros: Área urbana que permeia o parque é carente de investimentos e políticas públicas




As atividades econômicas relacionadas ao Turismo no Brasil voltaram a crescer. Em 2019, o setor aumentou sua participação no PIB Nacional, que responde por mais de 8% da Economia. Em Goiás, o Ecoturismo possui grande potencial comercial.

Reconhecido em 1961 e tombado como patrimônio mundial pela Unesco em 2001, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste, é um exemplo deste cenário. É uma referência mundial de preservação do Cerrado: são 17 espécies de flora e 32 espécies de fauna ameaçadas de extinção resguardadas pelas delimitações do complexo ambiental.

A região da Chapada por muito tempo foi um sertão geograficamente isolado e foi esta característica que manteve intacto seu maior patrimônio social: a cultura de seu povo. Hoje, com a facilitação ao acesso a estas áreas, defendemos a manutenção da cultura dos povos e das áreas ambientais como um caminho na construção da identidade goiana.

A cultura local é, também, geradora de arte e riquezas à região através do trabalho dos mestres de cultura, foliões, quilombola e tantos produtores culturais que usam materiais locais e técnicas de seu povo para a produção artística.

Ainda assim, a área urbana que permeia o parque é carente de investimentos e políticas públicas. Além de Cavalcante e Alto Paraíso, que detém 60% e 40% da área do parque, respectivamente, a microrregião da Chapada, composta por Campos Belos, São João da Aliança e Colinas do Sul, demanda atenção em suas necessidades básicas e comuns a todas as cidades goianas.

Com a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Chapada dos Veadeiros propomos um debate com diversos setores a fim de facilitarmos o acesso ao investimento do Estado, através – por exemplo – da ampliação e aplicação do ICMS Ecológico na região.

Igualmente é preciso um debate que aumente a atração turística e a preservação das culturas locais, como a dos Kalunga, e resguarde suas tradições, inserindo uma agenda de suas atividades no calendário cultural goiano.

Um debate plural – social, cultural e econômico – envolvendo a iniciativa privada e o setor público é a oportunidade para gerar incremento econômico, preservação ambiental e garantir desenvolvimento social sustentável à região que tem potencial e muito a oferecer a Goiás, ao Brasil e ao mundo.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.