Pular para o conteúdo principal

Chapada dos Veadeiros: Área urbana que permeia o parque é carente de investimentos e políticas públicas




As atividades econômicas relacionadas ao Turismo no Brasil voltaram a crescer. Em 2019, o setor aumentou sua participação no PIB Nacional, que responde por mais de 8% da Economia. Em Goiás, o Ecoturismo possui grande potencial comercial.

Reconhecido em 1961 e tombado como patrimônio mundial pela Unesco em 2001, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região nordeste, é um exemplo deste cenário. É uma referência mundial de preservação do Cerrado: são 17 espécies de flora e 32 espécies de fauna ameaçadas de extinção resguardadas pelas delimitações do complexo ambiental.

A região da Chapada por muito tempo foi um sertão geograficamente isolado e foi esta característica que manteve intacto seu maior patrimônio social: a cultura de seu povo. Hoje, com a facilitação ao acesso a estas áreas, defendemos a manutenção da cultura dos povos e das áreas ambientais como um caminho na construção da identidade goiana.

A cultura local é, também, geradora de arte e riquezas à região através do trabalho dos mestres de cultura, foliões, quilombola e tantos produtores culturais que usam materiais locais e técnicas de seu povo para a produção artística.

Ainda assim, a área urbana que permeia o parque é carente de investimentos e políticas públicas. Além de Cavalcante e Alto Paraíso, que detém 60% e 40% da área do parque, respectivamente, a microrregião da Chapada, composta por Campos Belos, São João da Aliança e Colinas do Sul, demanda atenção em suas necessidades básicas e comuns a todas as cidades goianas.

Com a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Chapada dos Veadeiros propomos um debate com diversos setores a fim de facilitarmos o acesso ao investimento do Estado, através – por exemplo – da ampliação e aplicação do ICMS Ecológico na região.

Igualmente é preciso um debate que aumente a atração turística e a preservação das culturas locais, como a dos Kalunga, e resguarde suas tradições, inserindo uma agenda de suas atividades no calendário cultural goiano.

Um debate plural – social, cultural e econômico – envolvendo a iniciativa privada e o setor público é a oportunidade para gerar incremento econômico, preservação ambiental e garantir desenvolvimento social sustentável à região que tem potencial e muito a oferecer a Goiás, ao Brasil e ao mundo.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.