Pular para o conteúdo principal

Em Goiás, uma quadrilha é desarticulada a cada dois dias



Em quase um ano de gestão do governador Ronaldo Caiado, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás comemora avanços no combate à criminalidade e anuncia a média de uma desarticulação de quadrilha a cada dois dias. Os dados foram divulgados durante a formatura do 19º Curso Operacional do Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), da Polícia Militar de Goiás, realizada na noite da última sexta-feira, dia 13.

O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado participaram da solenidade. Os dois foram escolhidos como padrinho e madrinha da turma de 55 novos raiados, como são denominados os integrantes do patrulhamento tático especializado.

“Ao final de quase um ano de governo, tenho que agradecer às nossas polícias que deram não só governabilidade a Goiás, mas trouxeram a segurança para o Estado. Esse é o meu maior orgulho, de ter hoje as polícias mais bem avaliadas do País. No nosso Estado, as nossas polícias não dão chances para a bandidagem crescer”, ressaltou Caiado durante discurso aos novos integrantes da Rotam, no Batalhão da Rotam.

Em sua fala, o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda destacou que em mais de 30 anos de experiência na segurança pública, nunca vivenciou tamanha desarticulação de quadrilhas em tão pouco tempo de um governo. “Foram mais de 170 quadrilhas desbaratadas pelas polícias civil e militar no Estado de Goiás. Isso representa uma quadrilha a cada dois dias, é um número espetacular. Sou veterano tanto da gestão da Segurança Pública, com quase 20 anos, quanto da polícia, onde estou há mais de 30 e nunca vi isso acontecer”, enfatizou.

Rodney Miranda ressaltou que os números positivos da Segurança Pública são resultados de uma gestão fundamentada, seguindo a determinação do governador Ronaldo Caiado, na integração, inteligência e qualificação. “E é isso que estamos vendo aqui hoje. Estamos formando e qualificando mais um grupo de policiais que vão ser ainda mais eficientes na proteção da nossa população”, pontuou.

Presente à formatura, o vice-governador Lincoln Tejota parabenizou os integrantes do patrulhamento tático especializado pelo trabalho que têm desempenhado no Estado para garantir a segurança da população. “Peço licença para dar um destaque especial, nessa noite, para a nossa Rotam. Quero dizer do orgulho que tenho de ser servidor público ao lado de vocês. De servir ao povo de Goiás, na certeza de que juntos construiremos o Estado que tanto sonhamos”, disse.

Homenagens

Presidente do Grupo Técnico Social de Goiás, a primeira-dama Gracinha Caiado, além de ser escolhida madrinha da turma, recebeu uma homenagem especial dos raiados. Eles compuseram uma canção em reconhecimento ao seu trabalho à frente das ações sociais do governo Ronaldo Caiado. “Vocês são determinados e eu tenho muita honra de ser a madrinha raiado, honra da turma e desse grupo. Quero dizer que a Polícia Militar tem me comovido. Não tenho como agradecer tudo que vivi aqui hoje na Rotam”, disse, emocionada.  Durante a solenidade de formatura, a Banda da Polícia Militar também homenageou a primeira-dama com a apresentação da valsa intitulada de “Gracinha Caiado”.

O curso da Rotam começou em setembro de 2019 com 89 policiais matriculados para o treinamento. Porém, no decorrer da formação, com teste de habilidades específicas, avaliações físicas, exames médicos rigorosos e na avaliação ética e moral, apenas 55 prosseguiram até o final e conquistaram a aprovação. Participaram da formação, alunos militares goianos e também dos estados de Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

O comandante-geral da PM, Renato Brum, agradeceu a presença do governador e direcionou o discurso aos novos formandos, destacando a importância da instituição na garantia da segurança do cidadão de bem. “Formandos, saiam com a certeza de que nossa instituição é respeitada pela sociedade de bem. E temida por aqueles que se desviam para o mundo do crime. Nossas próprias especializadas, pelo alto poder de profissionalismo e eficiência. E isso é o que esperamos de vocês”, afirmou.

Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.