Pular para o conteúdo principal

Agricultores do Oeste baiano lançam revista que promove o desenvolvimento regional.



A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) lançou, no mercado editorial baiano, a revista Aiba Rural, uma publicação que reúne ações, iniciativas e parcerias que estão promovendo o desenvolvimento do Oeste do Estado.

A publicação trimestral reunirá reportagens sobre assuntos como preservação ambiental, tecnologia agrícola, agroindústria, empreendedorismo, produção científica, formação técnica e acadêmica, comércio e transformação social.

Segundo o diretor de Pesquisas e Projetos da Aiba, Ernani Sabai, que elaborou e desenvolveu o trabalho, o objetivo foi estabelecer um diálogo com a sociedade, comunidade acadêmica e os demais agentes envolvidos no processo produtivo. “ A Aiba Rural se destinada não apenas a registrar ou consolidar as ações fruto da atividade agrossilvopastoril, mas a interpretá-las, analisá-las em sua estrutura, em sua importância concreta para o desenvolvimento local”, disse Sabai.

O superintendente da Caixa, Walter Siqueira, ressaltou que o banco se tornou parceiro desta iniciativa porque ambos buscam fomentar o desenvolvimento do Oeste da Bahia.

A revista Aiba Rural será disponibilizada em hotéis, universidades, sindicatos, aeroportos e órgãos públicos. Ela vem a se unir a outras publicações da Aiba que também retratam a diversidade e a força da região, como o jornal mensal Informativo e o Anuário do Oeste da Bahia.

Após o lançamento da revista, foi apresentada a 5ª edição da Revista do Fundesis - Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia - com o balanço do biênio 2013/2014. Com uma linguagem mais moderna e colorida, a Revista traz todas as instituições que foram beneficiadas com o edital e o trabalho que foi feito em cada uma delas.

“ Nós não tínhamos uma sede; nossas reuniões eram embaixo de sol e do sereno até que, com recursos do Fundesis, conseguimos construir uma. Mas o sonho não estava completo, precisávamos do mobiliário e também conseguimos através do Fundesis”, disse Maria de Lurdes, gestora da Associação Comunitária da Vila Brasil.

O Fundesis contempla projetos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, empreendedorismo, preservação ambiental e inclusão social e digital. Em oito anos, já foram beneficiadas mais de 20 mil pessoas de todo o Oeste da Bahia através do investimento de cerca de R$ 3 milhões. “Através da aplicação de recursos a gente consegue perceber uma mudanças enorme na vida das pessoas”, explicou Makena Thomé, coordenadora do Fundesis, acrescentando que “ sempre há espaço para novos doadores”.

No total, já foram aprovados 63 projetos de 38 entidades distribuídas em 10 municípios do oeste da Bahia. Todo este trabalho conta com a parceria do Banco do Nordeste que foi representado por seu gerente de negócio empresarial de Barreiras, Olavo Serqueira. Segundo ele, “o BNB fica feliz em perceber o impacto que este trabalho traz para a vida das pessoas”.

A publicação será distribuída entre doadores, gestores das entidades que foram contempladas com o edital 2013/14 e disponibilizadas na Aiba e nas agências do Banco do Nordeste espalhadas por todo o Oeste da Bahia. Ela também está disponível no formato digital no site do Fundesis (www.aiba.org.br/fundesis).

O presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, entidade responsável pelas duas revistas, se disse orgulhoso pelas duas publicações que refletem o trabalho de parceria que vem sendo realizado na região pelos diversos setores da economia da região em prol do desenvolvimento e transformação social do Oeste da Bahia. “ Existia uma lacuna muito grande, uma falta de espaço para publicar pesquisas, ações e iniciativas da própria região. Estas revistas preenchem este espaço e o agronegócio é parceiro e está comprometido com o crescimento do Oeste da Bahia”, afirmou Busato.

Fonte: Ascom Aiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.