Pular para o conteúdo principal

Professora é a autora de hino de Iaciara/GO.



Professora concursada da rede municipal, Maria Deuseni de Oliveira Gonsalves é uma mulher que colocou seu talento à disposição da cultura de Iaciara, no Nordeste Goiano.

 É de sua autoria a letra do hino oficial da cidade, instituído em 2008 por meio da lei nº 516. Além de ter composto os versos que enaltecem os valores do povo iaciarense, Maria Deuseni emprestou sua voz para gravação oficial do hino. "Canto na Igreja Católica no Ministério de Música Fonte de Água Viva. Cantar é uma paixão. Foi uma grande felicidade interpretar o hino da nossa cidade", disse.

Ela conta que a escolha de sua obra para ser inclusa no cânone oficial de Iaciara se deu através de um concurso realizado pela secretaria de Educação e Cultura em 2008. Sua letra foi escolhida entre outras cinco concorrentes. "Sempre gostei de escrever, redigia várias poesias para passar o tempo. Ao compor a letra do hino imaginava retratar o que o meu coração sentia naquele momento e o que o meu olhar observou durante a trajetória de minha vida, onde ouvia sobre Iaciara ser a capital da aroeira, também tive como fonte um diário do cronista Geminiano Alves que fala sobre a memória do município", explicou a artista.

A poetisa teve a parceria do ex-seminarista Maurício Rosa do Nascimento, autor da melodia do hino. "Ele, que nasceu em Iaciara, contribuiu com sua arte somando o talento musical, pois também canta e toca divinamente. Deixou nosso  trabalho completo", elogia. Maria Deuseni, que ocupou por muito tempo o posto de diretora de Cultura, resolveu retornar à sala de aula. "Estou também finalizando minha graduação em Letras", acrescenta.

Apaixonada pela cultura de Iaciara, Maria Deuseni destaca o que considera mais importante. "As festividades religiosas do Divino Espírito Santo, Santo Antônio, o padroeiro da cidade, Folias de Reis, Cavalgada do Divino Espírito Santo, Rodeio tradição de 27 anos e o patrimônio imaterial da dança Sussa do povoado Extrema e Levantado das comunidades Quilombolas, que seu Anastácio deseja imensamente preservar para não se extinguir", enumera.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.