domingo, 8 de março de 2015

Professora é a autora de hino de Iaciara/GO.



Professora concursada da rede municipal, Maria Deuseni de Oliveira Gonsalves é uma mulher que colocou seu talento à disposição da cultura de Iaciara, no Nordeste Goiano.

 É de sua autoria a letra do hino oficial da cidade, instituído em 2008 por meio da lei nº 516. Além de ter composto os versos que enaltecem os valores do povo iaciarense, Maria Deuseni emprestou sua voz para gravação oficial do hino. "Canto na Igreja Católica no Ministério de Música Fonte de Água Viva. Cantar é uma paixão. Foi uma grande felicidade interpretar o hino da nossa cidade", disse.

Ela conta que a escolha de sua obra para ser inclusa no cânone oficial de Iaciara se deu através de um concurso realizado pela secretaria de Educação e Cultura em 2008. Sua letra foi escolhida entre outras cinco concorrentes. "Sempre gostei de escrever, redigia várias poesias para passar o tempo. Ao compor a letra do hino imaginava retratar o que o meu coração sentia naquele momento e o que o meu olhar observou durante a trajetória de minha vida, onde ouvia sobre Iaciara ser a capital da aroeira, também tive como fonte um diário do cronista Geminiano Alves que fala sobre a memória do município", explicou a artista.

A poetisa teve a parceria do ex-seminarista Maurício Rosa do Nascimento, autor da melodia do hino. "Ele, que nasceu em Iaciara, contribuiu com sua arte somando o talento musical, pois também canta e toca divinamente. Deixou nosso  trabalho completo", elogia. Maria Deuseni, que ocupou por muito tempo o posto de diretora de Cultura, resolveu retornar à sala de aula. "Estou também finalizando minha graduação em Letras", acrescenta.

Apaixonada pela cultura de Iaciara, Maria Deuseni destaca o que considera mais importante. "As festividades religiosas do Divino Espírito Santo, Santo Antônio, o padroeiro da cidade, Folias de Reis, Cavalgada do Divino Espírito Santo, Rodeio tradição de 27 anos e o patrimônio imaterial da dança Sussa do povoado Extrema e Levantado das comunidades Quilombolas, que seu Anastácio deseja imensamente preservar para não se extinguir", enumera.

Fonte: Diário do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...