Pular para o conteúdo principal

Professora é a autora de hino de Iaciara/GO.



Professora concursada da rede municipal, Maria Deuseni de Oliveira Gonsalves é uma mulher que colocou seu talento à disposição da cultura de Iaciara, no Nordeste Goiano.

 É de sua autoria a letra do hino oficial da cidade, instituído em 2008 por meio da lei nº 516. Além de ter composto os versos que enaltecem os valores do povo iaciarense, Maria Deuseni emprestou sua voz para gravação oficial do hino. "Canto na Igreja Católica no Ministério de Música Fonte de Água Viva. Cantar é uma paixão. Foi uma grande felicidade interpretar o hino da nossa cidade", disse.

Ela conta que a escolha de sua obra para ser inclusa no cânone oficial de Iaciara se deu através de um concurso realizado pela secretaria de Educação e Cultura em 2008. Sua letra foi escolhida entre outras cinco concorrentes. "Sempre gostei de escrever, redigia várias poesias para passar o tempo. Ao compor a letra do hino imaginava retratar o que o meu coração sentia naquele momento e o que o meu olhar observou durante a trajetória de minha vida, onde ouvia sobre Iaciara ser a capital da aroeira, também tive como fonte um diário do cronista Geminiano Alves que fala sobre a memória do município", explicou a artista.

A poetisa teve a parceria do ex-seminarista Maurício Rosa do Nascimento, autor da melodia do hino. "Ele, que nasceu em Iaciara, contribuiu com sua arte somando o talento musical, pois também canta e toca divinamente. Deixou nosso  trabalho completo", elogia. Maria Deuseni, que ocupou por muito tempo o posto de diretora de Cultura, resolveu retornar à sala de aula. "Estou também finalizando minha graduação em Letras", acrescenta.

Apaixonada pela cultura de Iaciara, Maria Deuseni destaca o que considera mais importante. "As festividades religiosas do Divino Espírito Santo, Santo Antônio, o padroeiro da cidade, Folias de Reis, Cavalgada do Divino Espírito Santo, Rodeio tradição de 27 anos e o patrimônio imaterial da dança Sussa do povoado Extrema e Levantado das comunidades Quilombolas, que seu Anastácio deseja imensamente preservar para não se extinguir", enumera.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.