Pular para o conteúdo principal

Parque Estadual de Terra Ronca: Um lugar atrativo para pesquisadores e aventureiros.




O Parque Estadual de Terra Ronca, criado em julho de 1989, localiza- se nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, possui uma área de aproximadamente 57 mil hectares abrigam mais de 200 cavernas. Com o objetivo de proteger o patrimônio espeleológico, nascentes, rios interiores, a fauna e flora, com formações calcárias raras e preservadas.

As principais são a gruta da Angélica, São Bernardo, São Mateus e a São Vicente onde os turistas podem ser acompanhados por guias locais.

O nome do parque Terra Ronca, deriva da expressão do rugido dos rios que atravessam as cavernas que despencam em suas entranhas.

 Pouco conhecido e quase inexplorado o parque vem despertando o interesse de espeleologos, biólogos, geólogos, turistas e particularmente dos aventureiros, que vão à procura de esportes radicais, que é o caso da gruta de São Vicente, para ter acesso somente através de rapel.

Para muitas pessoas, o parque é como outro lugar qualquer, não tem a consciência de que lá existem muitas espécies de animais ameaçadas de extinção, mesmo sabendo que ambiente precisa ser preservado tanto interno como externo.

Ter consciência em relação ao lixo deixado durante o passeio pelos visitantes, e os estalagmites e estalactites que não podem ser tocados por serem frágeis formados por gota a gota de água que pingam por milhares de anos, que formam esculturas, como a imagem da Santa Angélica e assim como outras imagens.

A natureza agradece se todos tiverem consciência, de um simples ato de preservar o que ela nos oferece de perfeição.

Por Ludmilla de Oliveira Guimarães, graduando em Ciências Biológicas- PUC-GO)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.