Pular para o conteúdo principal

Bem Educar: construção de pontes em comunidades calunga facilitará acesso de alunos às escolas




Em reunião realizada nesta quarta-feira (26/4), a promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes Silva Pinto e o grupo de trabalho do programa Bem Educar de Cavalcante definiram a continuidade de ações de acompanhamento para a construção de três pontes, que auxiliarão o acesso de crianças das comunidades calungas às escolas municipais.

A reunião foi acompanhada pela psicóloga Mônica Café e a assistente social Cristiane Bastos, da equipe técnica da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej) do MP-GO.

No encontro, ficou definido o acompanhamento das obras nas pontes sobre os Rios Capivara, Branco e Corrente, nas comunidades calungas de Vão de Almas e Maiadinha. Segundo apresentado, já houve a elaboração do pré-projeto cadastrado no Sistema de Convênios do governo federal (Sisconv), que se encontra em análise, no caso da ponte para o Rio Corrente.

Em relação às pontes dos Rios Branco e Capivara, está sendo aguardada a elaboração dos projetos definitivos, os quais já se encontram com um novo engenheiro contratado pela prefeitura, uma vez que não houve acordo com a firma de engenharia anteriormente negociada. Após a regularização destes projetos, eles serão encaminhados ao órgão licenciador para aprovação ambiental.

A próxima reunião deste grupo foi agendada para o dia 24 de maio, às 8h30, no salão do Tribunal do Júri de Cavalcante, quando será feita a apresentação dos pré-projetos cadastrados no Sisconv pelo funcionário da prefeitura, integrante do GT, Ricardo Galvão.

Atuação em rede

Em razão da viagem das técnicas da Caej ao município, também foi agendada uma reunião com as integrantes da Secretaria Interprofissional do Tribunal de Justiça de Goiás, para as ações locais do Projeto Escuta. A iniciativa do tribunal pretende articular o fortalecimento da rede de proteção às crianças, adolescente e mulheres de Cavalcante.

No encontro foram definidos os papéis de cada ente participante da rede: escolas municipal e estadual, Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urbano e Cras Volante, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Poder Judiciário local. Esta definição auxiliará na atuação em rede articulada na proteção de crianças, adolescentes e mulheres em situação de violação de direitos, a fim de que sejam feitos estudos de casos e seus devidos encaminhamentos.

Ficou estabelecido ainda que a rede se reunirá mensalmente, inclusive com um caso já em andamento para estudo e intervenções imediatas. A próxima reunião da rede foi agendada para o dia 25 de maio, sob a coordenação da psicóloga do Cras, Monike Coelho; da diretora da escola municipal, Alessandra Faria, e da conselheira tutelar Maria Aparecida Figueiredo.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.