Pular para o conteúdo principal

Bem Educar: construção de pontes em comunidades calunga facilitará acesso de alunos às escolas




Em reunião realizada nesta quarta-feira (26/4), a promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes Silva Pinto e o grupo de trabalho do programa Bem Educar de Cavalcante definiram a continuidade de ações de acompanhamento para a construção de três pontes, que auxiliarão o acesso de crianças das comunidades calungas às escolas municipais.

A reunião foi acompanhada pela psicóloga Mônica Café e a assistente social Cristiane Bastos, da equipe técnica da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej) do MP-GO.

No encontro, ficou definido o acompanhamento das obras nas pontes sobre os Rios Capivara, Branco e Corrente, nas comunidades calungas de Vão de Almas e Maiadinha. Segundo apresentado, já houve a elaboração do pré-projeto cadastrado no Sistema de Convênios do governo federal (Sisconv), que se encontra em análise, no caso da ponte para o Rio Corrente.

Em relação às pontes dos Rios Branco e Capivara, está sendo aguardada a elaboração dos projetos definitivos, os quais já se encontram com um novo engenheiro contratado pela prefeitura, uma vez que não houve acordo com a firma de engenharia anteriormente negociada. Após a regularização destes projetos, eles serão encaminhados ao órgão licenciador para aprovação ambiental.

A próxima reunião deste grupo foi agendada para o dia 24 de maio, às 8h30, no salão do Tribunal do Júri de Cavalcante, quando será feita a apresentação dos pré-projetos cadastrados no Sisconv pelo funcionário da prefeitura, integrante do GT, Ricardo Galvão.

Atuação em rede

Em razão da viagem das técnicas da Caej ao município, também foi agendada uma reunião com as integrantes da Secretaria Interprofissional do Tribunal de Justiça de Goiás, para as ações locais do Projeto Escuta. A iniciativa do tribunal pretende articular o fortalecimento da rede de proteção às crianças, adolescente e mulheres de Cavalcante.

No encontro foram definidos os papéis de cada ente participante da rede: escolas municipal e estadual, Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urbano e Cras Volante, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Poder Judiciário local. Esta definição auxiliará na atuação em rede articulada na proteção de crianças, adolescentes e mulheres em situação de violação de direitos, a fim de que sejam feitos estudos de casos e seus devidos encaminhamentos.

Ficou estabelecido ainda que a rede se reunirá mensalmente, inclusive com um caso já em andamento para estudo e intervenções imediatas. A próxima reunião da rede foi agendada para o dia 25 de maio, sob a coordenação da psicóloga do Cras, Monike Coelho; da diretora da escola municipal, Alessandra Faria, e da conselheira tutelar Maria Aparecida Figueiredo.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.