Pular para o conteúdo principal

MPF/GO quer urgência na ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros



O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República de Luziânia (GO), instaurou Procedimento Administrativo de Acompanhamento (PA) com o objetivo de dar mais celeridade ao processo de ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

O procedimento permitirá ao órgão o acompanhamento de fiscalizações, políticas públicas e outros processos referentes à regularização fundiária do parque.

Inicialmente criado em 1961 com 625 mil hectares para a proteção de ecossistemas ricos em biodiversidade e recursos hídricos, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros teve a área original reduzida para 65 mil hectares após duas redefinições de limites, por meio de decretos publicados em 1972 e 1981, respectivamente.

Em 2001, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros teve uma recomposição parcial da área original garantida por meio de decreto presidencial, chegando a 235 mil hectares. Com isso, foi reconhecido como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No entanto, falhas no processo de consulta pública para a ampliação resultaram na suspensão do decreto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2003, e o parque voltou à área de 65 mil hectares.

Agora, há tratativas em curso para ampliar a área do parque para 242 mil hectares, que estão travadas sob o argumento de que há questões fundiárias envolvidas e que precisam ser solucionadas. Por meio do procedimento administrativo, o MPF irá acompanhar a solução dessas questões. Para se tornar decreto, a proposta precisa ser aprovada pelo governo do estado de Goiás e, posteriormente, ser assinada pela Presidência da República. Em 2016, o Governo do estado de Goiás pediu 180 dias de prazo para análise da proposta.

No procedimento, o MPF solicita à Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura , Cidades e Assuntos Metropolitanos do Estado de Goiás (Secima) informações sobre proprietários de imóveis inseridos nos trechos de expansão do parque, bem como de outras pessoas que ainda não têm posse definitiva de imóveis no local.

A Procuradoria da República do de Luziânia ressalta no PA que a ampliação é “fundamental para a preservação de ecossistemas, porquanto rico em biodiversidades e recursos hídricos, bem como para a manutenção da sua condição de Patrimônio Natural da Humanidade, reconhecida pela Unesco”.

Além do procedimento administrativo instaurado, o MPF, por meio da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR), irá realizar reuniões com o Ministério do Meio Ambiente e com parlamentares, com o objetivo de discutir a importância da ampliação do parque nacional.

A instauração do procedimento é resultado de reunião que discutiu estratégias para viabilizar a ampliação do Parque Nacional, realizada em Brasília no dia 6 de abril pela Câmara do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR).


Fonte: MPF/GO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.