Pular para o conteúdo principal

MP-GO divulga orientação técnica sobre o jogo clandestino Baleia Azul



O Ministério Público de Goiás (MP-GO) divulgou uma série de orientações técnicas, sem caráter vinculativo, voltadas a promotores de justiça, pais e diretores de escolas, além de autoridades e integrantes do sistema de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com ações de prevenção contra o Baleia Azul, que é jogo clandestino criado na Rússia e que rapidamente se espalhou na internet por todo o mundo, por meio de uma quadrilha que alicia jovens e crianças a atos perigosos, que podem custar a vida deles.

O documento foi divulgado na tarde de sexta-feira (28) e é assinado de forma conjunta pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e Juventude e do CAO Educação, este último em substituição, promotor Publius Lentulus Rocha; pelo coordenador do CAO Criminal, promotor Luciano Miranda Meireles; e pelo coordenador do CAO Saúde, Eduardo Silva Prego.

As medidas são direcionadas para promotorias de algumas áreas de atuação em todo o Estado, com sugestões e indicações a serem adotadas por todos destas áreas e repassadas, por meio de recomendações e alertas, a profissionais da Saúde e da Educação, secretários municipais de Saúde e Educação e conselheiros tutelares.

Este repasse seria feito com o intuito de ajudar a identificar sinais físicos e comportamentais de que crianças ou adolescentes estejam participando do jogo, como mudança radical de humor, rotina e vestimenta, ou mesmo com o aparecimento de marcas no corpo, como cicatrizes, cortes e tatuagens.

Além de orientar sobre como identificar sinais sobre a atuação do jogo Baleia Azul, as promotorias também poderão recomendar às secretarias de Saúde dos municípios goianos que busquem qualificar e atualizar, por meio de cursos e capacitações, os servidores das unidades de saúde e também das próprias secretarias para identificar as mudanças decorrentes de jogos da internet.

Em caso de indícios da atuação da organização criminosa entre jovens e crianças de suas comarcas, o MP indica aos pais, diretores de escola e demais integrantes da sociedade civil que comuniquem o fato de imediato ao Ministério Público e à Delegacia de Polícia.

Além disso, às promotorias também é orientado que, concluído o inquérito policial, em razão da possível existência de organização criminosa de caráter transnacional e da realização de investigação com abrangência nacional iniciada por determinação do Ministro da Justiça em 26 de abril, remeta-se cópia integral do inquérito à Polícia Federal, dentre outras sugestões.

Outros perigos

Além dos riscos gerados pelo Baleia Azul às crianças e aos adolescentes, a orientação técnica relembra ainda que, há diversos outros perigos escondidos no âmbito da internet. Estas ameaças já foram alvo de um projeto do Ministério Público de Goiás denominado “Perigos da Internet”, por meio do CAO Infância e Juventude.

Para identificar este e outros problemas, também foi sugerida a realização de ações interativas em escolas, conselhos tutelares e em Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), como palestras e rodas de debates, com o objetivo de sensibilizar crianças, adolescentes e adultos sobre estas ameaças escondidas na internet como um todo.

Para ter acesso a todo o conteúdo da orientação, clique aqui.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.