Pular para o conteúdo principal

Réu por desvio em igreja de Formosa/GO, advogado é preso por ligação com outro esquema



O advogado Edimundo da Silva Borges Júnior, está foragido. Ele é réu na operação Caifás, que descobriu um esquema de desvio de verbas de R$ 2 milhões na Igreja Católica Apostólica Romana em Formosa (GO) e também é investigado na Operação Mãos à Obra, que apura irregularidades detectadas em contratos na Câmara Municipal de Planaltina de Goiás. O defensor é ex-procurador jurídico do órgão.

O Ministério Público de Goiás deflagrou a quarta fase da Operação Mãos à Obra na madrugada da última sexta-feira (7/12). O caso está a cargo da 4ª Promotoria de Planaltina de Goiás, coordenada pelo promotor Rafael Simonetti.

O MPGO e a Polícia Civil de Goiás cumpriram um mandado de prisão temporária contra Edimundo, e outro preventivo contra Fábio José de Souza Rodrigues, ex-gestor de Contratos da Câmara Municipal de Planaltina de Goiás. As forças de segurança também cumpriram outros dois mandados de busca e apreensão.

Segundo informações da comunicação do MPGO, Fábio já tinha sido alvo de um mandado de prisão temporária na última semana, em Formosa, na terceira fase da Mãos à Obra. Na casa do suspeito, promotores e policiais encontraram mais de 100 cheques guardados em diversos cômodos. Ele também é  investigado por outras infrações cometidas na Câmara Municipal de Planaltina.

Fábio é suspeito de aquisição de bens e contratação de serviços de forma fraudulenta. Investigadores acreditam que ele  e não poderia ter cometido as irregularidades sem a ajuda de Edimundo, que seria o responsável pela adulteração de procedimentos ilegais para evitar processos administrativos ou judiciais.

Trabalhos intensos

Nas investigações, o promotor Rafael Simonetti tem ajuda do Centro de Inteligência do MP-GO. Participam dos trabalhos, ainda outros três promotores de Justiça, dois delegados e de 11 agentes da Polícia Civil de Goiás.

Simonetti deflagrou a Operação Mãos À Obra no começo de novembro. A primeira fase culminou na prisão do então prefeito da cidade, André Luiz Magalhães (PRB), mais conhecido como Pastor André, que, na época dos crimes, era presidente da Câmara de Planaltina. O político e religioso é suspeito de fraudar contratações de empresas e superfaturar obras, além de desviar recursos do erário. Empresários e servidores da Câmara de Planaltina também foram presos.

A segunda fase da ação aconteceu na última semana, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão na sede da Câmara Municipal. Na terceira fase, o MP detectou que o ex-gestor de Contratos da Câmara de Planaltina utilizou-se de ligações com o servidor do Banco do Brasil para descontar cheques da Câmara, com fraude no endosso para sacar dinheiro em espécie e repasse de uma porcentagem para o gerente.

Operação Caifás

Deflagrada em 19 de março, a Operação Caifás, a cargo do Ministério Público do Estado de Goiás, investiga 11 pessoas por desvios de mais de R$ 2 milhões dos cofres da Igreja Católica. A suspeita é de que eles tenham adquirido propriedades, veículos e joias com dinheiro faturado de casamentos, batizados e eventos promovidos pelas paróquias. O então bispo de Formosa, dom José Ronaldo Ribeiro, é apontado como líder do esquema. Ele renunciou ao cargo meses após o início das investigações.

Edimundo era advogado da Diocese de Formosa e a suspeita é de que ele participasse do esquema criminoso. Ele responde por falsidade ideológica e associação criminosa.

Fonte: Correio Web

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.