Pular para o conteúdo principal

Operação Coringa em Campos Belos/GO já ouviu mais de 45 servidores públicos em situação irregular.



Após a deflagração ontem (20/11) da Operação Coringa em Campos Belos com o objetivo de verificar a existência de irregularidades na contratação de servidores, a força-tarefa, coordenada pelos promotores Paulo Brondi, Douglas Chegury e Diego Braga, colheu depoimentos de cerca de 48 pessoas para investigar desvios de funções nos quadros da prefeitura.

Durante os depoimentos dos servidores, foram constatadas diversas irregularidades, tais como secretários municipais alocando e realocando, livremente, pessoas em outros setores; cargos comissionados concedidos por simples pedidos de clemência ao prefeito; pessoas sem a capacitação devida para ocupar os cargos para os quais foram nomeadas; servidores que foram reprovados no concurso público em andamento, mas que, mesmo assim, ocupam cargos de servidor, preterindo-se os aprovados no certame.

Além disso, foi comprovado que 90% dos cargos em comissão estavam em desvio de função, com muitos dos servidores nem sabendo realmente o cargo que ocupavam. Verificou-se também que todas as funções eram meramente administrativas, algumas até braçais. Uma das situações detectadas envolvia diaristas que não assinavam sequer contratos, e recebiam via cheque.

Diante disso, os promotores encaminharão ao prefeito e aos seus secretários recomendação para que vários desses servidores sejam exonerados de seus cargos, nomeando-se os aprovados no concurso. Eles avaliam também a possibilidade do ajuizamento de ações civis de improbidade administrativa, contra prefeito e secretários, bem como ações penais por crimes de falsidade ideológica, contra os secretários municipais, uma vez que os servidores desempenhavam função diversa daquela para a qual foram nomeados.

"Constatou-se hoje, pelas oitivas, a situação caótica e absurda que vive a administração pública da cidade. Com inúmeros cargos em comissão que não passam de engodo, existindo somente para agradar o povo e arrebanhar futuros ganhos eleitorais. Em Campos Belos, infelizmente, há muitos anos essas práticas acontecem. A prática, além de criminosa, revela todo o amadorismo da administração, jogando no ralo não só dinheiro público, mas a eficiência dos serviços, sobretudo. O administrador não tem que gostar de concursados, ele é obrigado pela Constituição a nomeá-los. Caso contrário, incide no mínimo em improbidade administrativa. Não há opção”, afirmou o promotor Paulo Brondi.

Há mais de um ano a Promotoria de Campos Belos vem investigando as irregularidades. Já foram abertos oito procedimentos, um para cada secretaria municipal, a fim de acompanhar a situação dos servidores públicos. Por mais de um ano, o MP tentou a solução pacífica, porém, em vários momentos a administração não seguiu as orientações, o que motivou a operação. As investigações, informam os promotores, vão prosseguir.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.