Pular para o conteúdo principal

Sistema de esgotamento sanitário do município de São Domingos /GO. Funasa responde.

Imagem Ilustrativa
Prezado Sr. Dalvan Gomes da Silva, boa tarde!

Em resposta aos questionamentos, informamos a seguir:

1. A Funasa possui três termos de compromisso firmados com o município de São Domingos para a ação de sistema de esgotamento sanitário, sendo um o TC/PAC 0053/10, outro o TC/PAC 203/12 e um celebrado este ano que é o 011/2014.

2. O primeiro em virtude de mudanças no projeto, onde foi necessário alterar duas estações elevatórias de esgoto e incluir uma outra, estava paralisado contudo as adequações foram avaliadas pela área técnica da Funasa e as alterações propostas foram aprovadas, estando a obra reiniciada, com percentual de execução de 20%.

3. O segundo termo de compromisso está em execução e com percentual de execução de 70,32%.

4. O TC/PAC 011/2014 está em fase de reanálise da planilha orçamentária, para atender a desoneração prevista na Lei nº 12.546/2011 e suas alterações, não tendo sido iniciado até então.

Atenciosamente,
Ricardo Frederico de Melo Arantes
Coordenador Geral de Engenharia e Arquitetura
Fundação Nacional de Saúde
Telefone: (61) 3314-6377

Por Dalvan Gomes da Silva,

Como todos sabem, a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde)  é a executora do Projeto de Esgotamento Sanitário de São Domingos-Goiás em parceria com a Prefeitura.

 A descrição acima é a resposta oficial do órgão atendendo uma interpelação via imail. De acordo com a resposta acima, a obra está rigorosamente dentro do cronograma de execução.

Apesar da resposta positiva, observamos no dia a dia que o andamento da obra se mantém no mesmo estágio de alguns meses atrás. A nossa preocupação tem sentido, uma vez que, já houve uma tentativa de construção do saneamento em meados dos anos 1990. Na oportunidade, a executora era a SANEAGO (salvo engano), as valas foram abertas nas ruas, os tubos de esgoto foram colocados, mas não fizeram a ligação com as residências. Jogaram dinheiro público no “buraco”, literalmente.

A atual obra de Esgotamento Sanitário é muito importante para São Domingos, uma vez que, a cidade precisa conservar as águas do lago sem riscos de poluição. Lembrando que mais de 90% das fossas são na verdade buracos de infiltração sem nenhum cuidado com os dejetos ali depositados e que inevitavelmente atinge as águas subterrâneas. Tem residências com fossas a menos de 15 metros de distancia do lago.

E mais ainda, tem muito dinheiro público investido no projeto e não podemos deixar que novamente se perca no caminho, ou melhor no buraco.

A inauguração dessa obra seria um “alento” na autoestima dos Dominicanos, que há muito tempo estão sofrendo as consequências dos problemas políticos.

Sonhar não custa nada, mas eu acredito que dessa vez vai da certo. Se não, podemos ganhar a fama de ser a única cidade no mundo com (2)dois sistemas de esgoto sanitário. Com um detalhe: Sem nenhum valor prático, pois não “esgota” nada a lugar nenhum.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.