Pular para o conteúdo principal

Brasil político: barganha, corrupção e perda de direitos são marcas do atual governo. Será que valeu a mudança?



Por Jefferson Victor,

O atual quadro pelo qual passa o Brasil, teve o seu início após os resultados das urnas nas eleições presidenciais de 2014, onde o candidato Aécio Neves foi derrotado.

No início de 2015, sem nenhuma justificativa convincente, entra em votação a PEC da bengala aumentando a idade limite para aposentadoria compulsória dos Ministros do STF de 70 para 75 anos.

Aprovada pelo Congresso Nacional, a matéria foi vetada pela presidente, porém o veto foi derrubado pelo legislativo, e com isso cinco ministros tiveram os cargos garantidos até o fim do mandato presidencial em 2018,

A essa altura a operação Lava Jato aterrorizava o meio político, as prisões de José Dirceu, Genuíno e de alguns empresários, agitou a classe, e diante da culpabilidade de sua maioria, iniciou-se os acordos de salvação coletiva.

O primeiro a saltar do barco governista foi o PMDB, que numa reunião relâmpago que durou apenas quinze minutos, o partido optou por abandonar o governo, entregou os cargos e a mesma atitude foi seguida pela maioria dos partidos que se diziam situação.

Em ligações telefônicas autorizadas pela justiça, o senador Romero Juca do PMDB, anunciava que estava em jogo “uma operação conjunta com o STF e tudo”, com vias a estancar a Lava Jato, isso deixou os brasileiros estarrecidos, estaria o Brasil a caminho de um golpe?

Sob alegação de que a presidente usou dinheiro de bancos estatais para fechar contas de final de ano, denominado Pedaladas Fiscais, houve uma grande mobilização da grande mídia, redes sociais e isso desencadeou uma série de manifestos o que culminou com a cassação da presidente.

O atual presidente assumiu o posto com uma maioria de seus Ministros sendo investigados e até mesmo já réus em vários inquéritos, mas foram autorizados pelo Judiciário a assumirem as pastas, e apesar dos pedidos da oposição, o STF não afastou nenhum deles das funções exercidas, como fizeram com Lula quando indicado para a Casa Civil no governo Dilma, aquele ato já evidenciava dois pesos e duas medidas no judiciário.

O que se viu daí pra frente foram acordos obscuros dos parlamentares com o intuito de unir forças para que todos se sentissem blindados, e no desespero tentaram votar o abuso de autoridade, como meio de intimidar o Judiciário, tentaram votar projeto em que o caixa dois, designados propinas, fossem anistiados, e só seriam crimes a partir da promulgação da nova legislação.

Diante do terror, eis que surge Gilmar Mendes, ele passa a ser um defensor dos políticos, mostrou sua parcialidade em suas decisões, e frequentemente é flagrado em reuniões com acusados, em especial Temer e seus Ministros.

O procurador Rodrigo Janor fez dezenas de denúncias contra políticos e empresários, inclusive duas vezes contra o Temer, mas apesar das gravações do Joesley da JBS, sobre a qual a Polícia Federal montou flagrante em que o Rocha Loures, indicado do presidente saiu com a mala abarrotada de dinheiro,  coube ao Congresso Nacional julgar o delito, e vergonhosamente seus aliados desprezaram as provas, sob o pretexto que não eram contundentes e nem conclusivas.

O Supremo Tribunal Federal tem tomado medidas inexplicáveis, dividir decisões jurídicas com o parlamento é um sinal claro de enfraquecimento, isto cria uma certa insegurança jurídica e perda de credibilidade.

As medidas cautelares que haviam sido julgadas no caso Cunha, e na qual haviam confirmado a soberania do órgão, estranhamente no caso da denúncia contra Aécio Neves, desprezaram a jurisprudência e mudaram o voto, atribuíram ao Legislativo, a palavra final nos casos que envolvem políticos, e com isso, os parlamentares serão juízes de suas próprias causas.

Cunha não é ouvido, o juiz Moro absolveu Claudia Cruz, mulher do ex deputado, mesmo ela tendo gasto mais de 1,3 milhão de reais em cartão de crédito de dinheiro de propina, alegou que ela não sabia da origem do dinheiro, mas mesmo assim confiscou 640 mil reais sob alegação que era dinheiro sujo.

Difícil entender como muita gente está alheia à corrupção desse governo, os escândalos da política e da justiça, a perda de direitos trabalhistas, aumento de gasolina e gás semanalmente, cobrança de bagagens nas aéreas encarecendo as passagens e tirando a chance dos mais humildes usufruírem desse meio de transporte.

O atual governo também propõe repassar as Teles, um patrimônio de 120 bilhões, e anistia de mais de 20 bilhões em multas, enquanto isso, milhares de pequenos empresários estão fechando suas portas em função de bloqueio fiscal em função de impostos atrasados.

Aposentadoria com 49 anos de contribuição, congelamento de recursos na saúde e educação por 20 anos, diminuição significativa de financiamento do FIES, inclusive com pagamento do benefício de imediato após a formatura, privatização do pré-sal, aeroportos, usinas, mais de 13,5 milhões de desempregados, repatriação de contas em paraísos fiscais  não declarados à Receita Federal,  e não foi preciso provar a origem do dinheiro, com o pagamento de multas e impostos,  cerca de  169,9 bilhões de reais foram regularizados.

A construção civil desempregou mais de 1 milhão de trabalhadores, e com isso até mesmo empresas consolidadas com mais 50 anos estão fechando as portas, e pra completar o Ministério do Trabalho publicou portaria revogando a Lei Aurea, numa alusão as reivindicações da bancada ruralista que possui mais de duzentos votos e que podem salvar o mandato do presidente na segunda denúncia.

Segundo matéria publicada nesta terça (24) pela UOL, o custo da manutenção do presidente no cargo já ultrapassou os R$ 12 bilhões, e o mais intrigante, a justiça está cega, surda e muda.

Essa é a realidade do país, porém os últimos acontecimentos estão passando despercebidos por uma parcela significativa da população brasileira influenciados pela grande mídia que é mantida com verbas de publicidade e que, ao invés de informar a verdade, manipula e omite os fatos como parte de um acordo comercial, e infelizmente embaça a visão de muita gente numa espécie de lavagem cerebral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.