Pular para o conteúdo principal

São Domingos/GO 163 anos

Fotos: Clezio Oliveira



O município de São Domingos, no nordeste goiano, completou no dia 14 de outubro, 163 anos. Segundo a tradição oral local, os primeiros colonizadores foram dois irmãos portugueses, Domingos e José Valente, vindos de Salvador - Bahia em busca de ouro, trazendo dentre outras coisas, uma imagem de São Domingos de Gusmão, fato contestável, uma vez que inexistem documentos que comprovem tal afirmação.

Conta-se que a referida imagem foi trazida no lombo de um muar por uma escrava que em troca recebeu a carta de alforria. A imagem deu origem aos nomes do principal rio da região e do próprio município.

Pesquisas recentes comprovam que a região foi ocupada primeiramente por criadores de gado, que chegaram ao local em busca de animais que fugiam dos currais localizados em fazendas próximas ao Rio São Francisco, em busca da vasta alimentação existente nas verdes planícies às margens do Vão Paranã.

Entretanto, esses criadores nunca chegaram a fundar um centro urbano. Assim, a região onde se localiza o município, entre os rios São Francisco e o rio Paranã (rio Tocantins), passou por um processo de ocupação diferente do ocorrido em outras partes de Goiás.

Foi vila de Arraias (atualmente Tocantins) até 1854, quando da sua emancipação política. São Domingos deu origem a outros municípios como Posse (Goiás). Iaciara, Divinópolis de Goiás e Guarani de Goiás.

Os padres jesuítas também tiveram sua parcela de colaboração na formação do povoado. Foram eles os responsáveis pela construção da primeira escola no povoado. Em 1937 foi construído o Seminário da cidade, prédio restaurado pelo patrimônio histórico do município. A Igreja da Matriz de São Domingos (Construída provavelmente em 1907), situada na parte antiga da cidade, também constitui um dos símbolos mais marcantes da história da cidade.

Assim como municípios vizinhos, São Domingos possui características peculiares como a forte presença cultural nordestina, motivada sobretudo pela proximidade com a Região Nordeste do Brasil.

Mais recentemente a região atravessou uma nova fase no que diz respeito à exploração da terra e à cultura: o crescimento significativo da presença de sulistas (paranaenses, catarinenses e gaúchos) que chegaram à região na década de 1980 atraídos pelo baixo custo das terras.

 Dessa forma, São Domingos firma-se como uma região de fronteira com presença dos mais variados tipos de brasileiros: goianos, baianos, mineiros, cearenses, paranaenses, catarinenses, pernambucanos, paraibanos, etc.

Anualmente no mês de agosto entre os dias 1º a 4, é celebrado a festa do padroeiro da cidade de São Domingos (São Domingos de Gusmão) onde a cidade fica repleta de pessoas para a "levantada do mastro" (poste de madeira onde é colocada uma bandeira do santo em seu topo) em homenagem ao santo espanhol.

Entre os dias 05, 06, 07 ocorre a Festa do Bom Jesus da Lapa de Terra Ronca, é uma tradição do início do século e reúne moradores das cidades vizinhas e romeiros de Goiás, Tocantins e Bahia. São realizadas romarias com mais de 10 mil pessoas que acreditam nos poderes milagrosos da gruta. Barracas com bebidas, comidas típicas e artesanato cobrem a estrada que leva à caverna.

O município tem como principal atividade econômica a agropecuária, com destaque para a pecuária bovina e à agricultura de subsistência.

O potencial turístico do município, ainda pouco explorado, é outro elemento importante para a economia local, incentivado principalmente pelas riquezas naturais existentes ali: Complexos de cavernas (Parque Estadual Terra Ronca) , áreas de preservação ambiental (Floresta Nacional da Mata Grande), nascentes, rios, cachoeiras e o belo lago que circunda a sede do município.

Existe uma forte dependência da economia local em relação às fazendas agrícolas instaladas pelos sulistas na Serra Geral, divisa com os municípios baianos de São Desidério e Correntina, geradoras de empregos para boa parcela da população dominicana.

São Domingos gera cerca de 95% da energia consumida pela região Nordeste goiano através da Usina Hidrelétrica de São Domingos, que deu origem ao Lago de São Domingos, grande atração turística da cidade.

Conhecida internacionalmente pelas suas grutas e cavernas, a região guarda encantos que atraem turistas do mundo inteiro. Destacam-se as grutas de Terra Ronca, Angélica e São Mateus consideradas as maiores. As famílias tradicionais de São Domingos são: A Pinheiro, a Valente; a Santa Cruz e a Chaves.

Conhecida como terra de povo hospitaleiro e pacífico, a cidade é berço de um considerável número de personalidades regionais: Dois deputados, João Honorato Pinheiro e Diógenes Honorato Pinheiro (início do século XX) e do deputado Pedro Pinheiro Chaves, atualmente deputado federal pelo PMDB .

O bom humor é uma característica marcante do dominicano. Os apelidos familiares são inúmeros: Folha, Pequi, Raposa, Barrela, Barrão, Cangalha, Chedéia, Cururu, Maribonde, etc.

Celebração do aniversário

Neste final de semana que marcou as comemorações do aniversário de São Domingos. A administração municipal promoveu shows e a inauguração de uma quadra de esportes.

As escolas do município ainda realizaram um desfile pelas ruas da cidade em homenagem ao aniversário da cidade.






Comentários

  1. É uma região rica de espaços atrativos que podem ser melhorados para o acesso turístico. A atual gestão municipal já melhorou bastante, mas ainda precisa melhorar muito. Os empresários regionais podem colaborar para melhorar a atração turística na região e fazer com que o desempenho do comércio como um todo seja mais atrativa para quem visita a cidade e seu município. É uma região rica de água, cachoeiras e grutas, mas a cidade ainda precisa gerar melhores condições no comércio, com bons restaurantes, churrascaria, melhorar o espaço cultural com cinema na praça, peças teatrais, tornando a cidade mais atrativa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.