Pular para o conteúdo principal

Maior incêndio já registrado destrói cartões-postais na Chapada dos Veadeiros



Primeiro, o Morro da Baleia. Depois, o Jardim de Maytrea. Ontem, o Vale da Lua. O fogo atingiu os três principais cartões-postais da Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás.

Todos tiveram a sua área verde completamente queimada. No caso mais recente, ele chegou à pousada mais próxima. Destruiu trilhas frequentadas por turistas e um dos bangalôs da propriedade. Autoridades dizem que o incêndio está perto de ser controlado.

Os integrantes da força-tarefa, porém, afirmam que a extinção das queimadas só é possível com uma chuva forte, esperada para amanhã.

O incêndio iniciado em 17 de outubro e ainda em andamento é o maior da história do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Até a noite de ontem, o fogo queimou 62 mil hectares, o equivalente a 26% da área total da unidade de conservação, que ocupa 240 mil hectares. Mas, somados os outros quatro incêndios iniciados e apagados desde 10 de outubro, foram queimados cerca de 75 mil hectares. Em todo o ano, o fogo consumiu 82 mil hectares, mais do que toda a área antiga da reserva, que era 65 mil hectares. O tamanho foi ampliado por meio de portaria assinada pelo presidente da República, Michel Temer, em julho.

As informações são do diretor do parque, Fernando Tatagiba. “Temos um aparato considerado ideal, mas o controle total e a extinção do incêndio só virão com uma chuva forte, o que está previsto para sexta-feira. Vamos torcer”, ressaltou. O balanço, no entanto, não leva em conta a área queimada fora do Parque Nacional da Chapada. Fazendas e reservas particulares também sofrem com uma série de incêndios. Ontem, o Vale da Lua era o mais atingido. O fogo chegou à vizinha pousada Aldeia da Lua.

Bombeiros e brigadistas haviam controlado o fogo ao redor da propriedade, na noite de terça-feira. “Por volta das 22h, o pessoal apagou tudo e foi embora. Fui dormir tranquilo. Mas às 2h, acordei com os estalos do fogo, que atravessou o Rio São Miguel. Eu e um funcionário corremos, pegamos baldes e uma mangueira. Não deu tempo de salvar um dos bangalôs. Queimou tudo. Mas evitamos que ele se espalhasse pelo restante da pousada”, contou, chorando, o dono do estabelecimento, Marcelo Roriz dos Santos, 60 anos.

Em meio à correria, ele pediu socorro à força-tarefa montada para combater os incêndios na região. Ainda na madrugada, recebeu brigadistas do Ibama, do Instituto Chico Mendes, além de bombeiros de Goiás e do Distrito Federal. Mais de 40 homens passaram a manhã e a tarde lutando contra as labaredas que consumiam a mata fechada, em região íngreme e acidentada, nas duas margens do Rio São Miguel, que corta dezenas de propriedades privadas, incluindo a que abriga o Vale da Lua.
Prejuízo incalculável

O vale rochoso é alcançado por uma trilha fácil, a partir de uma casa, onde é cobrado ingresso. A caminha de 600m, sem necessidade de guia, leva às formações rochosas de 600 milhões de anos. Elas alternam tons de cinza na superfície e, como foram esculpidas pelo Rio São Miguel, ficaram com aparência semelhante à das crateras lunares. Completam o cenário diversas piscinas naturais entre grutas e fendas. No entanto, não há onde dormir na propriedade. Por isso, Marcelo Roriz decidiu investir em uma fazenda de 25 hectares vizinha, onde construiu a pousada, há 28 anos.

Desde então, a Aldeia da Lua recebeu muitas melhorias, como piscinas, até chegar a 15 bangalôs. Só a queima de um deles, deu um prejuízo de R$ 80 mil, segundo o dono. Mas, como os demais empresários do turismo da região da Chapada, Marcelo Roriz amarga perdas desde o início da série de incêndios, em 10 de outubro. “Não recebo hóspede há 10 dias, não tenho como fazer reservas nem sei quando voltarei a fazer uma. Costumo receber 40 pessoas em fins de semana. Isso aqui é a minha vida. Decidi trocar Goiânia pela Chapada por causa da beleza daqui. Agora, assisto a uma tragédia. Nunca vi tanto fogo em tanto lugar ao mesmo tempo. É tudo muito triste”, desabafou o goianiense.

Fonte: CorreioWeb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.