Pular para o conteúdo principal

MPF apura causas do incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros



O Ministério Público Federal (MPF) em Luziânia (GO) instaurou ontem (26) inquérito civil para apurar as causas do incêndio que tomou grandes proporções no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado nos municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Nova Roma, Teresina de Goiás e São João da Aliança, todos no estado de Goiás.

A instauração do inquérito civil se deu com base em informações de pessoas envolvidas nas atividades de contenção das chamas. Elas acreditam que o incêndio seria decorrente de ação humana criminosa.

A versão é corroborada por notícias veiculadas pela imprensa nacional de que o fogo teria sido provocado por disputa de território entre fazendeiros locais. Até a edição do decreto presidencial de 5 de junho – que ampliou a área do parque para mais de 240 mil hectares – a região foi palco de intensa disputa judicial.

Informações publicadas no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade responsável pela administração do parque, dão conta de que até o dia 24 de outubro as chamas já tinham atingido 64 mil hectares, o que equivale a 26% da área total daquela unidade de conservação federal, com gravíssimos danos ao meio ambiente.

Ações - Como primeira providência, a procuradora da República Nádia Simas Souza expediu ofícios à Polícia Federal, ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e ao Município de Alto Paraíso de Goias para que, no prazo de cinco dias, encaminhem informações ao MPF relacionadas ao incêndio.

Da Polícia Federal, o MPF quer informações atualizadas sobre quais as medidas adotadas com vista à apuração de possíveis crimes relacionados ao incêndio no Parque, notadamente para que esclareça se já foi instaurado inquérito policial, qual o seu número de registro e a autoridade policial responsável pela presidência dos trabalhos investigativos.

Em relação ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o MPF quer informações sobre a instauração de procedimento administrativo para apurar as causas ensejadoras do incêndio, se ele foi acidental ou proposital, sendo que, nessa última hipótese, que aponte a existência de possíveis elementos de informação que possam conduzir à sua autoria.

Quanto ao Município de Alto Paraíso de Goiás, quais foram as providências adotadas para que a situação de emergência declarada pelo Decreto Municipal nº 1.603, de 23/10/2017, seja reconhecida pelo governo federal. Além disso, que sejam esclarecidas as ações pleiteadas ou deferidas no âmbito do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), com a declaração/reconhecimento da situação de emergência.

Fonte: MPF/GO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.