Pular para o conteúdo principal

Após um ano, Gabinete de Políticas Sociais acumula acertos e aponta redução no índice de pobreza em municípios do Nordeste Goiano



A primeira-dama e presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, completou um ano à frente do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), grupo articulado de secretarias e fundações na área social, que tem o audacioso objetivo de entregar, em 2023, um sistema maduro e efetivo de mobilidade social.

O grupo iniciou suas atividades no final de janeiro de 2019, focado em resolver as desproteções sociais dos goianos e goianas. Entre fevereiro e junho, foram realizadas reuniões semanais com os secretários de diferentes pastas e Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) para o desenho das ações em curto, médio e longo prazo.

A partir de metodologia adotada pela Câmara dos Deputados, o Instituto Mauro Borges (IMB) fez os devidos ajustes e criou o Índice Multidimensional de Carências das Famílias Goianas (IMCF), totalmente baseado no Cadastro Único do Governo Federal.

Com o IMCF, os 246 municípios de Goiás foram classificados e os trabalhos começaram pelos dez municípios com maior concentração de pobreza multidimensional: Cavalcante, Montividiu do Norte, Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Amaralina, Heitoraí, Santa Terezinha de Goiás, Campinaçu e Matrinchã. Em agosto, a primeira avaliação do IMCF indicou uma ligeira melhora nos dados sociais.

Em fevereiro de 2020, foi realizada a segunda avaliação que mostrou a inclusão de 54.326 famílias no sistema de proteção social, somando o total de 829.774 famílias no Cadastro Único. O aumento no número de registros é considerado um ponto positivo, porque o cadastro é a porta de entrada para todos os programas de proteção social do governo federal, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Outro avanço alcançado com o GPS, foi a publicação do Decreto da Rede Goiana de Oportunidades que integrará a rede pública de educação básica; institutos e colégios tecnológicos; os programas “Jovem Aprendiz”, “Bolsa Universitária” e “Goiás Empreendedor”; e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e demais projetos de Formação e Qualificação Profissional do Estado.

A Criação do Comitê Regional da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), com o objetivo de auxiliar com capacitação técnica os 29 municípios da região, também foi um salto possível a partir dos trabalhos do gabinete comandado por Gracinha.

Situação atual

O cálculo do IMCF geral do Estado está em 0,156, abaixo do registrado pelo acompanhamento feito em junho de 2019, que registrou 0,162, e do cálculo apresentado no início do ano passado, quando o índice era de 0,167. Para os técnicos do Gabinete de Políticas Sociais, o número é um sinal positivo e a confirmação de que o Estado está mexendo na inércia da pobreza.

Os números também mostraram que houve médios e altos fluxos de desproteções em 15 das 246 cidades de Goiás. Na imensa maioria dos municípios, foi observada uma mobilidade social positiva. Outro importante avanço dessa avaliação foi o recorte com dados específicos de idosos e pessoas com deficiência, o que permite identificar as principais carências entre essas parcelas da população.

Como funciona o IMCF

O Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas considera dados sobre moradia, educação e renda das famílias, avaliando componentes de desproteção social como analfabetismo, tipo de renda familiar, falta de água canalizada, de revestimento de piso e até ausência de banheiro nas moradias

Após o cálculo do IMCF, as famílias são classificadas em uma escala de risco social (Risco Social Familiar), que vai de zero a cinco. O monitoramento planejado dos fluxos de desproteções por meio do IMCF possibilita que os diferentes setores do governo que atuam na área social possam avaliar desafios, entraves e avanços das políticas públicas implementadas no Estado.

Fonte: Opção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.