terça-feira, 31 de março de 2015

Promotor consegue acordo sobre reeleição para presidência da Câmara de Mambaí/GO.



O promotor de Justiça Frederico Augusto de Oliveira Santos reuniu-se hoje (31/3) com os vereadores de Mambaí, no Nordeste goiano, para esclarecer polêmica quanto à reeleição do presidente da Câmara Municipal, ocorrida em 15 de dezembro do ano passado.

Segundo apontado pelo promotor, o processo eleitoral que supostamente autorizou a reeleição do então presidente da Câmara, Edivaldo Joaquim da Costa, teve como base um Projeto de Emenda Modificativa n.º 002/98, que não foi aprovado na Câmara, haja vista que o projeto de lei afirmava que: “Dá nova redação ao artigo 10, parágrafo II, da Lei Orgânica Municipal, aprovada por cinco votos a zero”. Dessa forma, ocorreu em apenas uma votação, sem quórum qualificado.

Assim, segundo esclareceu o promotor, se a Câmara Municipal tem 9 vereadores, dois terços são 6 parlamentares, ou seja, 6 votos.

No entanto, segundo a ata da sessão, a proposta foi “aprovada por 5 cinco votos a zero”; então a alteração não poderia ser aprovada, por falta de formalidade, contrariando também o artigo 77, parágrafo 1º, da Lei Orgânica: “a proposta da emenda à Lei Orgânica Municipal será discutida e votada em dois turnos de discussão e votação”.

 De acordo com o promotor, concluiu-se pela manutenção da vedação de recondução de membro da mesa para o mesmo cargo.

Deputado reivindica melhorias e duplicação da BR-020.




Na tarde desta terça-feira (31) O Deputado Iso Moreira participou de uma audiência com o Superintendente Regional do DNIT no Estado de Goiás e Distrito Federal, Flávio Murilo Prates de Oliveira, o chefe de Gabinete, Marco Aurélio, acompanhado do chefe de gabinete, Raimundo Saraiva.

Em pauta, o parlamentar acompanhou junto ao órgão, o andamento do projeto de duplicação da BR-020, e reivindicou melhorias no mesmo, buscando a duplicação no perímetro urbano em diversos municípios, tais como: Vila Boa, Distrito Santa Maria, Alvorada do Norte, Simolândia, trevo de Buritinópolis, entre outros.

As mudanças se fazem necessárias, pois a rodovia é conhecida pelo tráfego intenso de veículos de passeio e pesados, ocasionando assim, um alto índice de acidentes com vítimas fatais. O projeto de duplicação irá trazer benefícios aos usuários da BR-020, além de proporcionar maior segurança a quem necessite trafegar pela rodovia.

O superintendente comprometeu-se a avaliar a solicitação do parlamentar, com a análise da equipe técnica do DNIT, no sentido de melhorar ainda mais o projeto de duplicação.

O Deputado Iso Moreira agradece ao superintendente pela atenção e empenho para atender a essa demanda de tamanha importância para toda a população do Estado de Goiás.

Fonte: Assessoria de Comunicação

MPF quer aumento das penas aplicadas para envolvidos em roubo dos Correios em Mambaí/GO.



O Ministério Público Federal em Luziânia/Formosa interpôs recurso de apelação ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), no último dia 19 de março, para que as penas aplicadas pela Justiça Federal de Luziânia a dois dos seis envolvidos em crimes de associação criminosa e roubo qualificado sejam aumentadas.

Entre dezembro de 1999 e janeiro de 2000, seis integrantes de uma quadrilha (Enilson Alves de Moraes, Edmilson Alves de Moraes, Francisco de Souza Granja, Aldeci Luiz dos Santos, Robson Santos de Lima e João de Souza Carvalho Filho) roubaram um veículo do Instituto Goiano de Defesa Agropecuária (IGAP) e mais de R$ 18 mil da agência dos Correios e da agência do então Banco do Estado de Goiás (BEG) localizadas no município de Mambaí, distante 503 quilômetros de Goiânia, no nordeste do estado de Goiás.

Após nove anos do ocorrido, apenas três deles (Aldeci, Robson e João), que  cumpriam prisão preventiva, foram condenados a mais de 19 anos de prisão. Já Enilson, Edmilson e Francisco não foram julgados, pois estavam foragidos.

Inconformado com a situação, tendo em vista a gravidade dos crimes praticados e as penas a que foram condenados os comparsas, o MPF em Luziânia/Formosa resolveu realizar diligências por conta própria, o que culminou na localização de outros possíveis endereços dos três foragidos. Com base nas novas informações pediu, em dezembro de 2013, o cumprimento da prisão preventiva, resultando na prisão de Edmilson Moraes e Francisco Granja.

No dia 17 de março, a Justiça Federal em Luziânia proferiu sentença na ação penal para condenar Edmilson e Francisco a 9 anos, 10 meses e 24 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado, e 90 dias-multa, cada um, além do ressarcimento dos danos. Para o procurador da República Onésio Soares Amaral, responsável pelo caso, a sentença fixou uma pena desproporcional em face da gravidade dos crimes, especialmente quando comparada àquela anteriormente fixada para o restante da quadrilha.

No recurso, o procurador pede que as penas sejam revistas e aplicadas no mesmo quantitativo – ou que, ao menos, aproximem-se – daquelas aplicadas a Aldeci Luiz dos Santos, Robson Santos de Lima e João de Souza Carvalho Filho, ou seja, em torno de 19 anos de reclusão.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MPF

Primeira dama de Divinópolis de Goiás se envolve em briga com mãe de professora.



A primeira dama do município de Divinópolis de Goiás se envolveu em uma briga na última segunda-feira (30) em frente à prefeitura.

Segundo as informações a primeira dama iria fazer uma visita na escola na qual uma professora substituta estava dando aula. Porém a superior da professora pediu para que a mesma se retirasse da escola, pois não queria problemas com a primeira dama. Existem algumas desavenças entre a primeira dama e a professora.

A professora atendeu ao pedido da superior e foi embora para sua casa, chegando em casa relatou o ocorrida para sua mãe.

Sua mãe não satisfeita com o ocorrido foi até a escola, e na volta encontrou a primeira dama em frente à prefeitura municipal.

Ainda de acordo com as informações as duas trocaram ofensas, socos e empurrões, sendo separadas por terceiros.

Mãe e filha registraram boletim de ocorrência por difamação. A primeira dama também esteve na delegacia para registrar a ocorrência.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Bombeiros de Posse acompanham atividades de alunos no Parque Estadual Terra Ronca.





Equipe do Corpo de Bombeiros de Posse, foi acionada para acompanhar o acampamento dos alunos e professores desbravadores do Colégio Adventista de Posse, no Parque Estadual Terra Ronca.

 No local foi feito todo sistema preventivo para proporcionar melhor segurança aos visitantes.

Os alunos tiveram instruções básicas de Historia e topografias relacionadas a cavernas e cuidados com meio ambiente com guias locais.

Para um melhor contato foi feito a travessia da Caverna Terra Ronca I, essa ocorrência teve apoio dos guias locais Osmar e Vinicius.





Com informações do Corpo de bombeiros de Posse

Moradores plantam bananeiras em buracos em Rua de São Domingos/GO.



Moradores da cidade de São Domingos tomaram uma atitude curiosa para chamar a atenção das autoridades para os buracos que tomam conta das ruas da cidade.

Cansados de esperar que uma equipe da Prefeitura fosse arrumar o problema, alguns moradores resolveram plantar bananeiras na Rua Joaquina Pinheiro, no centro da cidade em forma de manifestação.

A manutenção em via pública é de responsabilidade da prefeitura municipal de São Domingos. Mas como o problema não vinha sendo resolvido, os moradores resolveram ironizar plantando bananeiras.

O governador do estado em visita ao município no ano passado, prometeu investimento de 1 milhão para pavimentação das ruas do município. Porém esse valor ainda não foi repassado.







Crime eleitoral é maior causa de cassação de prefeitos no estado. São Domingos é destaque.




Os processos eleitorais são os maiores responsáveis pela cassação de prefeitos goianos neste último mandato, iniciado em 2013. Dados levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) indicam que, de dez prefeitos goianos que atualmente estão afastados do cargo, oito casos foram motivados por processos eleitorais (veja quadro).


A compra de votos e o abuso de poder político e econômico estão entre as principais causas de cassações, que resultaram de processo civil eleitoral, como explica o procurador regional eleitoral Marcello Santiago Wolff. “Os crimes eleitorais estão previstos no Código Eleitoral e têm pena de reclusão, já os ilícitos (eleitorais), previstos na Lei das Eleições (Lei 9.504), acarretam a cassação do mandato.”

Segundo o procurador, práticas como a compra de votos estão previstas tanto no Código Eleitoral quanto na Lei das Eleições, e, em regra, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-GO) representa duas ações contra cada político suspeito de irregularidade, mas os processos civis (com base na Lei 9.504) correm mais rápido que os criminais, mais demorados.

Na análise do advogado eleitoral Dyogo Crosara, o TRE tem se aperfeiçoado, com uma postura mais enérgica, para julgar processos eleitorais. “Em São Domingos, possivelmente vamos ter uma terceira eleição (no período de um mandato), o que seria inédito em Goiás”, comenta o jurista a respeito da situação enfrentada pelo município, cujo prefeito eleito, Oldemar de Almeida Pinto Filho (PMDB), foi afastado por compra de votos e abuso de poder econômico, e, convocada eleição suplementar, Etélia Vanja Moreira Gonçalves (PDT) foi eleita e também cassada, por captação e gastos ilícitos na campanha.

Ficha Limpa

Marcello Wolff lembra que a Lei da Ficha Limpa não influencia nestes casos porque ela barra o registro de candidatura, sem dar acesso do ficha suja ao cargo. “O TRE tem assumido mais rigor desde as manifestações de junho de 2013”, aponta o procurador, sem desconsiderar os resultados da Lei da Ficha Limpa em Goiás – quarto Estado brasileiro em número de ações propostas nas eleições de 2014 com 75% de êxito, segundo relatório da PRE-GO.

Apesar da avaliação positiva do desempenho da Justiça Eleitoral, o procurador pondera que a demora na análise de alguns processos ainda pode criar impasses eleitorais. Ele cita a candidatura de Antonio Gomide (PT) ao governo do Estado. “O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou (o registro) antes do segundo turno, mas só julgou a ação no começo deste ano, mantendo o indeferimento. Se a Justiça Eleitoral tivesse sido rápida, não precisaria ter segundo turno”, observa Marcello, levando em conta que, com a anulação dos votos dirigidos ao petista, o candidato reeleito, Marconi Perillo (PSDB) recebeu mais de 50% dos válidos ao fim do primeiro turno. “Se Iris (Rezende, do PMDB) tivesse sido eleito no segundo turno, ele teria sido diplomado e eu não sei qual seria a solução para o caso”, diz.

Recursos

A apresentação de recursos pela defesa de prefeitos afastados é uma estratégia que permitiu o retorno destes políticos ao exercício dos cargos. Exemplo recente aconteceu em Goianira. No dia 20, a Justiça pediu afastamento de 30 dias do prefeito Randel Miller de Assis Santos (PP), por suspeita de improbidade administrativa.

A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), mas na última quarta-feira, a desembargadora Beatriz Figueiredo Franco suspendeu a decisão de 1ª instância, da juíza Fláviah Lançoni Costa Pinheiro, por acatar alegação da defesa de que a permanência no cargo não prejudica a coleta de provas. Desta forma, o prefeito voltou ao cargo, apesar de a assessoria da prefeitura ter admitido, em nota, que o prefeito não foi afastado durante a vigência da primeira decisão.

Em Santa Rita do Novo Destino, o prefeito eleito em 2012, Edimar de Paula de Souza (PSDB), foi presidente da Câmara de Vereadores entre 2005 e 2006 e teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Por esta razão, o segundo colocado nas eleições, Fábio Cardoso (PR), assumiu a prefeitura até o TSE deferir, em 2013, o registro de candidatura de Edimar, que havia sido negado pelo TRE-GO logo após o resultado das urnas, no ano anterior.

Fonte: O Popular

Saúde pública de Flores de Goiás ganha prêmio nacional.

Secretário de saúde Diego Segger


A saúde pública de Flores de Goiás, município localizado na Região Nordeste do Estado, foi novamente premiada em âmbito nacional, em evento realizado na Costa do Sauipe, na Bahia, entre os dias 22 e 25 de fevereiro.

A cidade recebeu a Comenda Grand Gestor Municipal do Brasil 2015, prêmio máximo de gestão na área de saúde e que reúne os destaques do País. Representando o município, o secretário de Saúde, Diego Segger, foi pessoalmente na solenidade para receber a honraria.

Os índices avaliados colocaram Flores De Goiás entre os 50 melhores do País. O município desde 2013 vem avançando em diversas áreas e a saúde teve suas metas atingidas e com resultados significativos.

Em entrevista, o secretário Diego Segger não escondeu a emoção pela saúde pública de Flores de Goiás ter sido reconhecida nacionalmente pelos avanços alcançados nos últimos anos. "Esse prêmio é, acima de tudo, um reconhecimento a equipe que compõe a saúde de Flores, ao prefeito José Dias, aos usuários do nosso sistema público de saúde e aos colegas da administração municipal", disse o secretário. Segger agradeceu também aos seus "familiares, aos meus filhos e, é claro, a Deus que é a força da minha vida" conclui o secretario da saúde Diego Segger.

O evento realizado na Costa do Sauipe, na Bahia, entre os dias 22 e 25 de fevereiro adotou critérios para a seleção dos municípios levando em consideração as ações e projetos praticados a nível municipal; bom uso da verba pública; implementação das estratégias e planos; sociedade, desenvolvendo ações de responsabilidade social. Também foi avaliada a gestão de pessoas, focando no sistema de trabalho de sua equipe, bem como o estabelecimento dos princípios e valores da organização municipal.

A comenda, referente à atuação no ano de 2014, é oferecida em reconhecimento por projetos desenvolvidos pelos gestores que se destaquem pela observância às regras técnicas e pela obtenção de resultados positivos para a população. O prêmio foi concedido pela empresa Premium Brasil Group que, por meio de uma minuciosa pesquisa entre 5.600 municípios, chegou à lista oficial dos homenageados, entre eles, Flores De Goiás, único município do Estado de Goiás a receber esta Comenda na área da Saúde.

Fonte: Diário do Norte

domingo, 29 de março de 2015

Centenas de fiéis participam da procissão e Missa de Ramos em São Domingos/GO.




Celebração reconhecida como marco inicial da semana santa, a missa de Ramos na cidade de São Domingos, foi celebrada na manhã deste domingo (29/03) pelo Padre Daniel, Pároco da cidade.

Centenas de fiéis assistiram e participaram da procissão que teve inicio em frente ao ginásio de esportes e seguiu para a igreja Santíssima Trindade.

Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa.




Fotos: Clezio Oliveira

Marconi Perillo atrelas obras nos municípios às emendas dos deputados estaduais.



O governador Marconi Perillo (PSDB) tem prometido aos prefeitos goianos obras para os municípios, especialmente de pavimentação urbana, apesar do forte ajuste fiscal no Estado.

As reuniões no Palácio, que geralmente começam tensas, com reclamações dos prefeitos por falta de investimentos e o não atendimento de alguns secretários estaduais, terminam com a expectativa do Estado ajudar com obras.

O detalhe é que o tucano tem orientado os prefeitos a cobrarem dos deputados estaduais a destinação de emendas para as obras.

No início deste ano o governador prometeu aos 31 parlamentares da sua bancada na Assembleia a liberação, para cada um, de R$ 1,5 milhão do Orçamento até julho.

O que Marconi pede é que os prefeitos cobrem as emendas dos deputados, atrelando-as às obras. Assim, conseguirá atender prefeitos e deputados da sua base sem pressionar ainda mais os cofres do Estado.

Por Jarbas Rodrigues JR (O Popular)

Oeste baiano ganha o maior laticínio do País.



Em 2016, Jaborandi, município do oeste baiano, vai ganhar um laticínio que será o maior do país. Com um investimento de quase R$ 10 bilhões, a projeção é que gere 7 mil empregos diretos.

A Agri Brasil, dona do empreendimento, pretende produzir na área um milhão de litros de leite por dia, retirados de 200 mil vacas de alta produtividade, que serão importadas dos Estados Unidos. Parte dessa produção vai ser exportada para a China, mas também será vendida no mercado interno. O Brasil tem déficit nessa produção e importa US$ 500 milhões em leite por ano.

Na semana passada, dois dos sócios, o goiano Antônio Martins e o holandês Kees Koolen - outro holandês, Willy van Bakel, também integra a sociedade -, reuniram-se com o secretário de Agricultura, Paulo Câmera.

Koolen e van Bakel tem vasta experiência com leite. Esse último já desenvolveu mais de 50 fazendas produtoras nos EUA, mas de menor porte. Eles pretendem implantar o modelo holandês de produção na Bahia.

"Isso vai alterar significativamente todas as relações econômicas da região, e trará para o estado novas tecnologias", disse o secretário. Ele ainda destacou o potencial para dobrar a participação do oeste no PIB estadual, hoje de 1,5%.

Prefeito de Jaborandi, Assuero Alves acredita que a iniciativa pode aumentar a produtividade. "O Brasil tem uma das piores do mundo, apesar do rebanho grande. O projeto pode nos trazer uma melhoria genética. Lá na frente, alguns desses animais podem ser vendidos para outros produtores".

O governo do estado deve dar à empresa os incentivos fiscais do programa Desenvolve. Também se comprometeu a ligar a BR-349 com o empreendimento.

A área do projeto é de 40 mil hectares, que serão divididos em quatro fazendas e um núcleo processador, produtor de leite em pó. Cada fazenda será um investimento de R$ 2,4 bilhões. Martins diz que a intenção é que os sócios entrem com 20% do capital e o restante venha de financiamentos e investidores.

Fonte: UOL

Policial e esposa morrem em grave acidente na BR-020.




Um grave acidente na manhã deste domingo (29) na BR-020, vitimou o Soldado da Polícia Militar da Bahia, Joselino Dias e sua esposa.

O soldado pertencia ao 30º CIPM, com lotação em Tabocas do Brejo Velho.

Segundo as informações uma carreta teria feito uma ultrapassagem perigosa, vindo a colidir com o carro do policial. O veículo saiu fora da pista e capotou diversas vezes.

O Soldado e a esposa, ficaram presos nas ferragens, eles não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local.

O acidente ocorreu próximo ao município de Formosa. Uma filha do casal ficou gravemente ferida e foi encaminhada para o hospital.

O corpo de Bombeiros esteve no local retirou as vitimas das ferragens. A Polícia Militar registrou o acidente.

sábado, 28 de março de 2015

Mulher é presa com 41 tabletes de maconha na BR-020.

Imagem Ilustrativa

Uma mulher, de 21 anos, foi presa e 41 tabletes de maconha e um de crack apreendidos, na madrugada deste sábado (28), no km 174, na BR-020.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus saiu de Goiânia com destino a Fortaleza (CE).

 Na ação, os policiais contaram com o auxílio de um cão farejador que encontrou o entorpecente em uma mala no bagageiro do veículo.

Após conferir os passageiros, os policiais conseguiram localizar a suspeita. Ela contou aos policiais que o destino da droga era a cidade de Campina Grande (PB) e que receberia R$ 3 mil pelo transporte.

Ela foi encaminhada à Delegacia Civil de Posse, em Goiás.

Com informações de O Popular

Parque Estadual de Terra Ronca: Um lugar atrativo para pesquisadores e aventureiros.




O Parque Estadual de Terra Ronca, criado em julho de 1989, localiza- se nos municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, possui uma área de aproximadamente 57 mil hectares abrigam mais de 200 cavernas. Com o objetivo de proteger o patrimônio espeleológico, nascentes, rios interiores, a fauna e flora, com formações calcárias raras e preservadas.

As principais são a gruta da Angélica, São Bernardo, São Mateus e a São Vicente onde os turistas podem ser acompanhados por guias locais.

O nome do parque Terra Ronca, deriva da expressão do rugido dos rios que atravessam as cavernas que despencam em suas entranhas.

 Pouco conhecido e quase inexplorado o parque vem despertando o interesse de espeleologos, biólogos, geólogos, turistas e particularmente dos aventureiros, que vão à procura de esportes radicais, que é o caso da gruta de São Vicente, para ter acesso somente através de rapel.

Para muitas pessoas, o parque é como outro lugar qualquer, não tem a consciência de que lá existem muitas espécies de animais ameaçadas de extinção, mesmo sabendo que ambiente precisa ser preservado tanto interno como externo.

Ter consciência em relação ao lixo deixado durante o passeio pelos visitantes, e os estalagmites e estalactites que não podem ser tocados por serem frágeis formados por gota a gota de água que pingam por milhares de anos, que formam esculturas, como a imagem da Santa Angélica e assim como outras imagens.

A natureza agradece se todos tiverem consciência, de um simples ato de preservar o que ela nos oferece de perfeição.

Por Ludmilla de Oliveira Guimarães, graduando em Ciências Biológicas- PUC-GO)

Processo Seletivo com 1.805 vagas para Professores. Há vagas para Alvorada, Divinópolis, São Domingos, Campos Belos, Posse, Iaciara, Flores, Monte Alegre e outras cidades da região.



A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) de Goiás, oferece em seu novo Processo Seletivo, 1.805 vagas para o cargo de Professor Temporário, além de cadastro reserva.

Podem concorrer, quem possuir ensino Normal ou Superior - Licenciatura ou outra graduação, que corresponda às áreas de conhecimento específicas do currículo, com formação pedagógica.

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 30 de março de 2015, pelo site www.portaldoservidor.go.gov.br

Aqueles que forem convocados, atuarão em regimes de 20h, 30h ou 40 horas semanais, o que resulta em remunerações de R$ 654,22; R$ 981,33 ou R$ 1.308,44, respectivamente.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelo profissional, estão elaborar planos curriculares e de ensino; ministrar aulas na educação básica; participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; estabelecer e executar estratégia de recuperação para os alunos de menor rendimento; e colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e comunidade.

Para classificar os inscritos, será realizada Avaliação Curricular, conforme a pontuação estabelecida no quadro que pode ser conferido no edital de abertura, na ocasião serão analisadas formação educacional e experiência profissional.

Na região nordeste do estado, há vagas para várias áreas nas cidades de Alvorada do Norte, Cabeceiras, Divinópolis de Goiás, São Domingos, Posse, Flores de Goiás, Campos Belos, Iaciara, Mambai, Monte Alegre, entre outras.

O prazo de validade desta seletiva é de um ano, a partir da data de sua homologação. Caso haja desejo e/ou necessidade da Seduce, a vigência pode ser prorrogada por igual período.

Mais informações podem ser obtidas no edital de abertura, inclusive a respeito das subsecretarias detentoras das oportunidades. Click e veja o edital

Fonte: PCI Concursos

sexta-feira, 27 de março de 2015

Em nota, vice-governador afirma que pavimentação da GO-447, entre Divinópolis de Goiás e Monte Alegre, será concluída.



“Por meio da Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), o governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, e o vice-governador e titular da SED, José Eliton, reafirmam o compromisso da atual gestão com a população da região Nordeste do estado.

As obras de pavimentação da GO-447, no trecho Divinópolis de Goiás-GO-118, próximo a Monte Alegre de Goiás, serão definitivamente concluídas. O trecho autorizado pelo governador, dentro do programa Rodovida Construção, tem 61 quilômetros de extensão e custo de R$ 70 milhões.

Todos os trâmites burocráticos e todos os processos sob responsabilidade do Governo do Estado – especificamente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) – foram finalizados.

As obras aguardam tão somente o fim do contingenciamento orçamentário feito pelo Governo Federal em função da crise econômica nacional. Tão logo sejam liberados recursos que já estavam previstos por parte da União, os trabalhos serão imediatamente retomados.

Em contrapartida, o Governo de Goiás não tem medido esforços para articular, junto ao Governo Federal, a liberação desta verba, inclusive solicitando apoio à sua bancada no Congresso Nacional.

O vice-governador lembra que esta obra beneficiará toda a população de municípios como Divinópolis, Monte Alegre de Goiás, Campos Belos, São Domingos e demais cidades da região."

Fonte: Blog Dinomar Miranda

Promotor faz intermediação para desocupar prefeitura de Simolândia/GO e firma compromisso para transparência.




O promotor de Justiça Frederico Augusto de Oliveira Santos intermediou, nesta semana, acordo para desocupação da prefeitura de Simolândia, no Nordeste do Estado.

A ocupação ocorreu na segunda-feira (23/3) por um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Brasília e moradores da região, que apresentaram diversas reivindicações, entre elas, a prestação de contas por parte do Poder Executivo. A presença do Ministério Público de Goiás foi solicitada pelos manifestantes, que impediram o acesso de funcionários públicos à prefeitura.

Segundo apontou o promotor, inicialmente foi realizada uma reunião com o prefeito, José Cardoso de Lima Neto, alguns secretários municipais e os vereadores.

 Contudo, o grupo definiu que só sairia da prefeitura caso o Ministério Público estivesse presente. Assim, o prefeito e um vereador compareceram à promotoria e solicitaram a intervenção do promotor Frederico Santos, para que saída da população do pátio da prefeitura fosse tranquila e sem violência.

Assim, com a chegada do promotor no local, ficou estabelecido um acordo em que o prefeito aceitou prestar contas à população e aos vereadores, num encontro em que todos falassem e fossem ouvidos. Dessa forma, os cidadãos questionaram, reclamaram, cobraram e também ouviram o prefeito e os secretários.

Conforme relatou o promotor, a população reivindicava transparência dos gastos do dinheiro público, venda de bens públicos e processos licitatórios (maquinário agrícola, educação, saúde, emenda perda, assistência social e secretariados).

 Ele esclareceu ainda que os moradores pediram uma investigação a fundo do Ministério Público no município, porque, segundo afirmaram, “o descaso é total, em todas as áreas, principalmente na saúde”. “Não estamos pedindo nada de mais, só o básico para termos uma vida digna”, disseram. Após a reunião, que durou cinco horas e meia, o grupo deixou a prefeitura.

Mais transparência

No dia seguinte, nova reunião foi realizada no Fórum local com o promotor, o prefeito e o presidente da Câmara municipal, quando foram assinados dois termos de ajustamento de conduta (TAC), visando atender às reivindicações da população.

Um dos acordos foi firmado com a Câmara Municipal, para que seja criado no site do órgão um portal da transparência, com o detalhamento de receitas e despesas do Poder Legislativo.

O outro acordo, firmado com o município, estabeleceu a criação de um órgão de controle interno e a criação e atualização do portal da transparência.

Fonte: MPGO

Jornal Opção: Cleiton Martins terá apoio de Magda Mofatto em São Domingos/GO.



O jornal opção noticiou que Cleiton Martins terá o apoio de Magda Mofatto, nas eleições municipais.

Cleiton Martins é cotado como candidato a prefeito nas próximas eleições em São Domingos, o mesmo já demonstrou interesse em se tornar candidato.

Abaixo publicação do jornal opção:

A prefeita de São Domingos, Etélia Vanja Gonçalves (PDT), terá uma pedreira pela frente, em 2016. O empresário Cleiton Gonçalves, PSDB, tem o apoio da deputada Magda Mofatto e é o favorito. Porque Etélia faz uma administração sem criatividade.

Divinópolis de Goiás: Péssimas condições de rodovia causam transtornos á moradores do Distrito de Vazante.



Os moradores do Distrito de Vazante, localizado na Zona rural de Divinópolis de Goiás, estão sofrendo com a falta de infraestrutura.

A estrada que dá acesso à localidade está em péssimas condições.

 Diante desta situação, os habitantes tem que se desdobrar quando é para sair da localidade. A rodovia em questão é a GO-447, o Distrito de Vazante se localiza no centro da rodovia.

O Distrito fica a apenas 25Km de Divinópolis e 30km de Campos Belos, cidades que ficaram distantes devido o péssimo estado da GO-447, que está com as obras paralisadas por tem indeterminado.




Fotos: Facebook/Distrito Vazante

Divinópolis de Goiás: Primeira dama reivindica benefícios para o município.



A primeira dama de Divinópolis de Goiás, Rosa Amélia Santos, esteve na última quinta-feira (26) visitando o deputado estadual Iso Moreira.

No encontro a primeira dama reivindicou mais benefícios para o município, tais como: cheques-reforma, casas populares e apoio na área social.

O deputado Iso Moreira postou  uma foto e uma mensagem em seu perfil nas redes sociais agradecendo a visita da primeira dama.

Posse/GO: Prefeito vistoria obra do PSF da Vila São José.



O Prefeito de Posse, José Gouveia de Araujo, acompanhado pelo Secretário Municipal de Ação Social - Antônio Gilberto de Oliveira, vistoriou na manhã da última quarta - feira (25/05), obra do PSF (Programa de Saúde da Família) Vila São José.

O objetivo do Prefeito José Gouveia é oferecer um atendimento mais humanizado para os moradores do referido bairro.

A entrega do PSF está programada para o mês de agosto do corrente ano, a obra é uma antiga reivindicação da comunidade.




Com informações de Ivan Carlos Brasileiro

TRE-GO lança edital para seleção de estagiários. Há vagas para Cavalcante e São Domingos/GO.



O Tribunal Regional Eleitoral lança Edital nº 02/2015 para seleção de estagiários a fim de que sejam preenchidas vagas e formação de cadastro de reserva para os níveis médio e superior.

O certame é organizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE e os interessados poderão se inscrever pelo site www.ciee.org.br, no período de 20/03 a 17/04/2015, até as 17 horas (horário de Brasília).

As provas serão aplicadas no dia 17/05/2015 e as regras para inscrição e participação no certame encontram-se no edital.

Além de Goiânia, as cidades que participarão do certame são: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cavalcante, Iporá, Jaraguá, Jataí, Jandaia, Jussara, Niquelândia, Orizona, Paraúna, Petrolina de Goiás, Pontalina, Rialma, Santo Antônio do Descoberto, São Domingos, Senador Canedo, Taquaral, Uruaçu e Varjão.

As informações são do TRE-GO

quinta-feira, 26 de março de 2015

Pedro Chaves: “Não adianta falar em aliança se nem o próprio PMDB está organizado”



Em reunião realizada na manhã da última terça-feira (24/3) no escritório político de Iris Rezende, peemedebistas conversaram sobre o fortalecimento e a organização do partido para conseguir o maior número de vitórias em 2016. Entretanto, ainda não há nenhum posicionamento oficial do PMDB sobre os nomes que concorrerão às eleições ou sobre alianças partidárias.

O deputado estadual José Nelto disse que a reunião foi puramente política, para estruturação do partido. “Foi uma reunião para fortalecimento do PMDB, para mostrar que o partido no estado de Goiás está mais unido do que nunca”, explica.

De acordo com José Nelto, o objetivo do PMDB é ter candidatos à prefeitura em todos os municípios do estado de Goiás nas eleições de 2016. “Nós temos um compromisso: eleger o maior número de candidatos a prefeitos e vereadores nos 246 municípios do estado, começando na capital até o menor município”, defende José Nelto. “A nossa meta agora é filiar novos nomes, a juventude, buscar na universidade, no meio empresarial, sindical”, completa.

O deputado federal Pedro Chaves acrescenta: “Nós estamos instalando as comissões provisórias na maioria dos municípios, queremos estar presentes nos 246 e a partir daí buscar as filiações dos prováveis candidatos para a câmara municipal e para as prefeituras”.

Candidatos e alianças

Ambos os deputados foram categóricos quanto à discussão de nomes para as eleições de 2016: “Não foi discutida candidatura de ninguém”, pontuam. “Nós decidimos não tratar de nomes agora, apenas do fortalecimento do partido. Das candidaturas nós vamos tratar a partir do ano que vem, do ano da eleição”, afirma José Nelto.

Quanto às alianças partidárias, tanto o deputado estadual quanto o federal disseram que esse assunto só será discutido mais para frente. “A gente conversa com vários partidos que são oposição ao governo do estado, tem o PT, o Democratas, o PCdoB, mas não adianta falar em aliança se nem o próprio PMDB está organizado”, justifica Pedro Chaves.

Fonte: Jornal Opção

Vídeo: Morador simula “pesca” em buraco em rua na cidade de Posse/GO.



Pescaria foi à forma que um morador da cidade Posse, no Nordeste Goiano, usou para protestar de forma pacífica contra os buracos nas ruas.

Um morador gravou um vídeo em que simula uma pesca em um dos buracos na via próximo a prefeitura municipal para chamar a atenção das autoridades.

No vídeo o morador aparece sentado em um banquinho, com uma vara de pesca e simula a pesca de um peixe.

O vídeo foi compartilhado dezenas de vezes em aplicativos móveis e em redes sociais.

Essa forma de protesto tem sido repetida por moradores de várias cidades do estado, recentemente um morador plantou uma bananeira em um buraco em uma rua aa cidade de Iaciara, na ocasião, o caso ganhou repercussão estadual.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Comerciantes de São Domingos e Divinópolis de Goiás firmam acordo para regularização do comércio de carne.



O Ministério Público de Goiás firmou acordo com os comerciantes e donos de açougues dos municípios de São Domingos e Divinópolis de Goiás para que comercializem somente carne inspecionada, que atenda a padrões e normas fitossanitárias.

As medidas deverão entrar em vigor após a Semana Santa, prazo em que deverão ser feitas as adequações.

Até que sejam concluídas as obras do abatedouro municipal de Divinópolis de Goiás, quando então os pequenos produtores da região poderão abater o gado produzido em suas propriedades de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, os comerciantes deverão adquirir a carne a ser comercializada diretamente de frigorífico devidamente autorizado.

Os acordos foram assinados após reuniões realizadas ontem (24/3) e hoje, na sede da Promotoria de Justiça de São Domingos, com a presença de comerciantes, autoridades locais, açougueiros e o proprietário do frigorífico que fornecerá provisoriamente a carne inspecionada, situado no município de Posse.

Ficou decidido ainda que a Agrodefesa, a Vigilância Sanitária e a Polícia Civil, junto com o Ministério Público, desenvolverão uma proposta de fiscalização permanente para coibir o comércio clandestino.

Segundo esclarece o promotor de Justiça Douglas Chegury, serão realizadas ainda campanhas educativas nas escolas e na comunidade em geral, para esclarecer aos consumidores sobre a importância de se consumir apenas carnes com procedência, visando evitar graves doenças como a brucelose e a cisticercose.

Douglas Chegury esclareceu que a busca de solução para o problema do abate clandestino e o consumo de carne não fiscalizada é uma das metas do Plano Geral de Atuação do Ministério Público. Segundo ele, as medidas adotadas de agora em diante representarão um ganho para a saúde pública dos consumidores da região, que terão a certeza de consumir uma carne mais saudável.

Operação Hermes

As medidas definidas na comarca de São Domingos foram adotadas após a deflagração da Operação Hermes, nesta segunda-feira (23/3) pela Agrodefesa. A ação teve o objetivo de fiscalizar irregularidades na entrada e saída de animais vivos, produtos e subprodutos nas estradas estaduais e federais que cortam o Estado. Todos os produtos apreendidos foram inutilizados.

A fiscalização integrada de trânsito envolveu a Agrodefesa, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO). As equipes foram distribuídas em seis roteiros que englobaram 15 municípios, com apoio estratégico das Polícias Civil e Militar, entre eles São Domingos.

Fonte: MPGO

Agrodefesa realiza operação em São Domingos/GO.



A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está realizando nesta semana fiscalização na entrada e saída de animais na região.

De acordo com informações, um açougueiro que transportava um animal de abate foi pego pela fiscalização no município de São domingos, a carne encontrada foi descartada pelos fiscais.

Os produtos devem ter indicação de procedência e registro no órgão competente, nesse caso, deve ser de um frigorifico, e o mais próximo está localizado em Posse.

Os açougueiros sofrem com a falta de um frigorifico municipal. Há mais de dez anos os empresários esperam o termino da construção do frigorifico municipal em Divinópolis.

Uma reunião com os proprietários de açougues para tentar viabilizar um acordo aconteceu na tarde de ontem (24), e nesse momento acontece outra reunião com açougueiros e representantes na promotoria de São Domingos.

A fiscalização faz parte da operação hermes, e ocorre em vários municípios do estado, e conta ainda com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) e o Comando de Operações de Divisas (COD), que poderá atuar como fiscal do Meio Ambiente em casos específicos.

terça-feira, 24 de março de 2015

Acidente entre duas carretas deixa duas pessoas feridas na BR-020, próximo ao trevo de acesso a São Domingos/GO.





Um acidente entre duas carretas foi registrado na manhã desta terça-feira (24), por volta das 8h00, na BR-020 próximo ao trevo de acesso a São domingos.

Uma carreta que estava vazia e seguia para Barreiras, a outra carreta bitrem estava carregada de produto químico para asfalto.

Na colisão os dois motoristas ficaram feridos, Anereu Lourenço Franco, de 31 anos, condutor da carreta que estava vazia perdeu o controle e colidiu na lateral da carreta bitrem conduzida por Ronaldo Ferreira Duarte.

Com o impacto, Ronaldo Ferreira, condutor da carreta  bitrem perdeu o controle da direção e caiu às margens da BR. A carreta ficou bastante danificada e a carga ficou espelhada pela vegetação.

O motorista foi socorrido pelo Samu de São Domingos com dores e sangramento no rosto e cabeça. Anereu Lourenço, condutor da outra carreta foi encaminhando para o hospital de Posse.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e registrou a ocorrência.



Agricultores do Oeste baiano lançam revista que promove o desenvolvimento regional.



A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) lançou, no mercado editorial baiano, a revista Aiba Rural, uma publicação que reúne ações, iniciativas e parcerias que estão promovendo o desenvolvimento do Oeste do Estado.

A publicação trimestral reunirá reportagens sobre assuntos como preservação ambiental, tecnologia agrícola, agroindústria, empreendedorismo, produção científica, formação técnica e acadêmica, comércio e transformação social.

Segundo o diretor de Pesquisas e Projetos da Aiba, Ernani Sabai, que elaborou e desenvolveu o trabalho, o objetivo foi estabelecer um diálogo com a sociedade, comunidade acadêmica e os demais agentes envolvidos no processo produtivo. “ A Aiba Rural se destinada não apenas a registrar ou consolidar as ações fruto da atividade agrossilvopastoril, mas a interpretá-las, analisá-las em sua estrutura, em sua importância concreta para o desenvolvimento local”, disse Sabai.

O superintendente da Caixa, Walter Siqueira, ressaltou que o banco se tornou parceiro desta iniciativa porque ambos buscam fomentar o desenvolvimento do Oeste da Bahia.

A revista Aiba Rural será disponibilizada em hotéis, universidades, sindicatos, aeroportos e órgãos públicos. Ela vem a se unir a outras publicações da Aiba que também retratam a diversidade e a força da região, como o jornal mensal Informativo e o Anuário do Oeste da Bahia.

Após o lançamento da revista, foi apresentada a 5ª edição da Revista do Fundesis - Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia - com o balanço do biênio 2013/2014. Com uma linguagem mais moderna e colorida, a Revista traz todas as instituições que foram beneficiadas com o edital e o trabalho que foi feito em cada uma delas.

“ Nós não tínhamos uma sede; nossas reuniões eram embaixo de sol e do sereno até que, com recursos do Fundesis, conseguimos construir uma. Mas o sonho não estava completo, precisávamos do mobiliário e também conseguimos através do Fundesis”, disse Maria de Lurdes, gestora da Associação Comunitária da Vila Brasil.

O Fundesis contempla projetos nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, empreendedorismo, preservação ambiental e inclusão social e digital. Em oito anos, já foram beneficiadas mais de 20 mil pessoas de todo o Oeste da Bahia através do investimento de cerca de R$ 3 milhões. “Através da aplicação de recursos a gente consegue perceber uma mudanças enorme na vida das pessoas”, explicou Makena Thomé, coordenadora do Fundesis, acrescentando que “ sempre há espaço para novos doadores”.

No total, já foram aprovados 63 projetos de 38 entidades distribuídas em 10 municípios do oeste da Bahia. Todo este trabalho conta com a parceria do Banco do Nordeste que foi representado por seu gerente de negócio empresarial de Barreiras, Olavo Serqueira. Segundo ele, “o BNB fica feliz em perceber o impacto que este trabalho traz para a vida das pessoas”.

A publicação será distribuída entre doadores, gestores das entidades que foram contempladas com o edital 2013/14 e disponibilizadas na Aiba e nas agências do Banco do Nordeste espalhadas por todo o Oeste da Bahia. Ela também está disponível no formato digital no site do Fundesis (www.aiba.org.br/fundesis).

O presidente da Aiba, Júlio Cézar Busato, entidade responsável pelas duas revistas, se disse orgulhoso pelas duas publicações que refletem o trabalho de parceria que vem sendo realizado na região pelos diversos setores da economia da região em prol do desenvolvimento e transformação social do Oeste da Bahia. “ Existia uma lacuna muito grande, uma falta de espaço para publicar pesquisas, ações e iniciativas da própria região. Estas revistas preenchem este espaço e o agronegócio é parceiro e está comprometido com o crescimento do Oeste da Bahia”, afirmou Busato.

Fonte: Ascom Aiba

segunda-feira, 23 de março de 2015

“Operação Hermes”: Objetivo é fiscalizar irregularidades na entrada e saída de animais vivos. Roteiro incluem São Domingos e Alvorada do Norte.



Por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) participa, a partir desta segunda-feira (23) e até o dia 11 de abril, de fiscalização integrada do trânsito interestadual em Goiás.

Também estão envolvidas na operação a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO).

Intitulada “Hermes”, a operação tem como objetivo fiscalizar entrada e saída irregular de animais vivos, produtos e subprodutos - tanto de origem animal quanto vegetal - em rodovias estaduais e federais em Goiás. As ações ocorrerão nas regiões Leste, Norte, Nordeste, Oeste e Sudeste do Estado.

As equipes serão distribuídas em seis roteiros que abrangem 15 municípios goianos, com apoio estratégico das Polícias Civil e Militar: Luziânia, Montividiu, Alvorada do Norte, Lagoa Santa, São Domingos e Mozarlândia. Os fiscais contarão ainda com apoio do Comando de Operações de Divisas (COD), que poderá atuar como fiscal do Meio Ambiente em casos específicos.

Durante as abordagens dos fiscais, o condutor deverá apresentar a documentação necessária para o transporte e, em seguida, será feita a verificação da carga do veículo. Em caso de documentos irregulares ou falta de documentação, o agente lavrará o Auto de Infração e tomará as medidas cabíveis, dependendo do material recolhido.

Todos os produtos apreendidos serão inutilizados em aterros sanitários ou lixões do município onde a equipe estiver sediada. A exceção será com animais vivos e agrotóxicos, que deverão ser tratados de forma adequada à legislação ambiental brasileira.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...