Pular para o conteúdo principal

Flores de Goiás: MP recomenda e prefeito adia leilão de veículos



Devido à recomendação expedida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), o prefeito de Flores de Goiás, José Dias Pereira (PTB), decidiu adiar -- possivelmente, para 22 de dezembro --, o leilão público de veículos e sucatas que a Prefeitura daquele município, no Nordeste Goiano, realizaria na terça-feira (24).

A recomendação, para suspensão do ato, foi feita na mesma data, recebida às 13h50, a 10 minutos do início do certame, e nela o promotor de Justiça substituto, Júlio Gonçalves de Melo, provocado pelos nove vereadores do município, informa ter instaurado Procedimento Preparatório de Inquérito Civil Público, para apuração de possível improbidade administrativa na realização, segundo ele, "de forma tão repentina", do anunciado leilão, "sem qualquer respeito aos princípios da administração pública". Júlio Gonçalves também solicitou informações, no prazo de 10 dias, a respeito do evento.

Na recomendação, o promotor alega que diversos bens pertencentes ao município seriam vendidos sem que se tenha dado ao procedimento qualquer publicidade. "Não se fez nenhuma comunicação à Câmara, ao MP nem se realizou qualquer audiência pública que pudesse viabilizar maior participação da comunidade". O prefeito Zé Dias e o secretário de Finanças de Flores, Ivan Rodrigues Pereira, aos quais foi expedido ofício, além da leiloeira pública oficial do Estado, Leila Karasiaki, que foi à cidade para comandar o pregão, negam as irregularidades.

"Quanto à questão da legalidade, o processo está totalmente dentro da Lei 8.666/93, cujo artigo 24 diz que têm que ser feitas duas publicações: uma no Diário Oficial do Estado, no caso, de Goiás; e outra em jornal de circulação diária. Ambas foram feitas. Tanto que deu para notar, pelas quantidade de pessoas de fora que vieram para o leilão", comentou a leiloeira, para quem a questão da ampla publicidade foi feita dentro da lei e a transparência também. "Quanto a isso, a gente não tem preocupação, é só repetir novamente o processo e dar conhecimento público a todo mundo novamente".

"Os vereadores alegaram que não sabiam do leilão, o que achei absurdo, sendo que vieram interessados de Minas Gerais, de Brasília, de Luziânia, de Formosa, de Goiânia, de Cocalzinho, e muitos moradores da cidade sabiam. Só os vereadores não sabiam", afirmou o prefeito Zé Dias que, no entanto, disse não se incomodar em marcar nova data para o evento.

"Respeitamos a recomendação do promotor, vamos marcar nova data para o leilão, comunicar pessoalmente aos vereadores, para que eles tenham conhecimento, e o realizaremos no dia 22 de dezembro. Não tem nada de ilegalidade, mas, para evitar desgaste com os vereadores, que constituem o poder fiscalizador, acatamos essa recomendação".

Estavam previstos para o leilão 26 lotes. Na maioria, veículos e máquinas que, segundo o prefeito, não servem mais. "O objetivo não era nem financeiro. O interesse é reduzir gastos. Há carros que ainda rodam, mas o gasto é muito alto. Outros são sucatas. Queremos é limpar o pátio, limpar a cidade, e o que arrecadar comprar algo que sirva à população".

Ao promotor, os vereadores disseram também não concordar com a venda de uma patrola que se consumaria no leilão, o que poderia acarretar em prejuízo para o município, pois os edis argumentam que ela é extremamente necessária para a realização de diversas tarefas na cidade.

"A venda da patrola e dos demais lotes será mantida. E, no novo processo, cujo Edital vamos lançar na segunda-feira [dia 30 de novembro], vamos acrescentar um lote, de um veículo VW Parati", diz o titular da Pasta de Finanças.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.