Pular para o conteúdo principal

Flores de Goiás: MP recomenda e prefeito adia leilão de veículos



Devido à recomendação expedida pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), o prefeito de Flores de Goiás, José Dias Pereira (PTB), decidiu adiar -- possivelmente, para 22 de dezembro --, o leilão público de veículos e sucatas que a Prefeitura daquele município, no Nordeste Goiano, realizaria na terça-feira (24).

A recomendação, para suspensão do ato, foi feita na mesma data, recebida às 13h50, a 10 minutos do início do certame, e nela o promotor de Justiça substituto, Júlio Gonçalves de Melo, provocado pelos nove vereadores do município, informa ter instaurado Procedimento Preparatório de Inquérito Civil Público, para apuração de possível improbidade administrativa na realização, segundo ele, "de forma tão repentina", do anunciado leilão, "sem qualquer respeito aos princípios da administração pública". Júlio Gonçalves também solicitou informações, no prazo de 10 dias, a respeito do evento.

Na recomendação, o promotor alega que diversos bens pertencentes ao município seriam vendidos sem que se tenha dado ao procedimento qualquer publicidade. "Não se fez nenhuma comunicação à Câmara, ao MP nem se realizou qualquer audiência pública que pudesse viabilizar maior participação da comunidade". O prefeito Zé Dias e o secretário de Finanças de Flores, Ivan Rodrigues Pereira, aos quais foi expedido ofício, além da leiloeira pública oficial do Estado, Leila Karasiaki, que foi à cidade para comandar o pregão, negam as irregularidades.

"Quanto à questão da legalidade, o processo está totalmente dentro da Lei 8.666/93, cujo artigo 24 diz que têm que ser feitas duas publicações: uma no Diário Oficial do Estado, no caso, de Goiás; e outra em jornal de circulação diária. Ambas foram feitas. Tanto que deu para notar, pelas quantidade de pessoas de fora que vieram para o leilão", comentou a leiloeira, para quem a questão da ampla publicidade foi feita dentro da lei e a transparência também. "Quanto a isso, a gente não tem preocupação, é só repetir novamente o processo e dar conhecimento público a todo mundo novamente".

"Os vereadores alegaram que não sabiam do leilão, o que achei absurdo, sendo que vieram interessados de Minas Gerais, de Brasília, de Luziânia, de Formosa, de Goiânia, de Cocalzinho, e muitos moradores da cidade sabiam. Só os vereadores não sabiam", afirmou o prefeito Zé Dias que, no entanto, disse não se incomodar em marcar nova data para o evento.

"Respeitamos a recomendação do promotor, vamos marcar nova data para o leilão, comunicar pessoalmente aos vereadores, para que eles tenham conhecimento, e o realizaremos no dia 22 de dezembro. Não tem nada de ilegalidade, mas, para evitar desgaste com os vereadores, que constituem o poder fiscalizador, acatamos essa recomendação".

Estavam previstos para o leilão 26 lotes. Na maioria, veículos e máquinas que, segundo o prefeito, não servem mais. "O objetivo não era nem financeiro. O interesse é reduzir gastos. Há carros que ainda rodam, mas o gasto é muito alto. Outros são sucatas. Queremos é limpar o pátio, limpar a cidade, e o que arrecadar comprar algo que sirva à população".

Ao promotor, os vereadores disseram também não concordar com a venda de uma patrola que se consumaria no leilão, o que poderia acarretar em prejuízo para o município, pois os edis argumentam que ela é extremamente necessária para a realização de diversas tarefas na cidade.

"A venda da patrola e dos demais lotes será mantida. E, no novo processo, cujo Edital vamos lançar na segunda-feira [dia 30 de novembro], vamos acrescentar um lote, de um veículo VW Parati", diz o titular da Pasta de Finanças.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.