Pular para o conteúdo principal

Prefeito de São Domingos-GO é inocentado pelo Poder Judiciário em ação sobre crimes eleitorais


O prefeito de São Domingos, nordeste do estado, Cleiton Martins, foi inocentado pelo Poder Judiciário das acusações de utilização de propaganda institucional para uso pessoal; compra de pesquisa e contratação massiva de microempreendedores.

A decisão é do juiz eleitoral Rozemberg Vilela da Fonseca.

A denúncia foi feita em Ação de Investigação Judicial Eleitoral por abuso do poder político e econômico, proposta pelo Ministério Público Eleitoral contra o prefeito.

Em sua decisão, o juiz informou que o Ministério Público Eleitoral não logrou êxito em demonstrar suas alegações quando à atuação do candidato investigado na compra e divulgação de pesquisa fraudulenta, sendo imperiosa a improcedência da investigação porque meras alegações ou suposições de ilícitos, se não lastreados em dados concretos, coerentes e firmes, não são suficientes à formação de juízo de condenação capaz de elidir a legitimidade do mandato popular obtido nas urnas.

Ainda de acordo com o magistrado, para se invalidar a soberania popular, cassando uma candidatura, a prova da ilicitude deve sobrepujar o ilícito administrativo, ou seja, deve-se demonstrar a intenção de manipular o eleitorado e o resultado das eleições, o que nem de longe restou demonstrado nos autos.

Sobre a compra de pesquisa fraudulenta, o juiz disse que os investigados teriam incorrido na divulgação de postagens em redes sociais que caracterizaria na propaganda eleitoral dos promovidos e na alegação de que o material teria sido elaborado mediante o uso de serviços, servidores e bens públicos, em benefício da campanha eleitoral e sob a forma de publicidade institucional.

“No tocante à caracterização das propagandas como publicidade institucional, tendo em vista que o material não foi divulgado pela municipalidade em seus canais de comunicação e diante da ausência de provas de que tenha sido custeado com recursos públicos, não se verifica hipótese de incidência de condutas vedadas a agentes públicos.

Note-se que as publicações apontadas pelo Ministério Público Eleitoral ocorreram em páginas privadas do gestor, cujo público predominante é de seus apoiadores.”

Para o juiz, a conduta do gestor investigado é atividade legítima, pois trata-se de mera promoção pessoal consistente na prestação de contas perante o eleitorado sobre a sua atuação governamental, que encontra-se amparada pelo Art. 36, § 2º, da Lei nº 9.504/1997, que permite ao candidato fazer pedido de apoio político e divulgar sua pré-candidatura, bem como as ações políticas que foram desenvolvidas e as que pretende desenvolver se for eleito.

Fonte: Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.