Pular para o conteúdo principal

Ex-prefeitos, secretários e vereadores são denunciados por formação de quadrilha em São Domingos/GO.


O Ministério Público de Goiás ofereceu ontem (23/9) cinco denúncias contra 29 pessoas em São Domingos, região Nordeste de Goiás, por formação de quadrilha e peculato (desvio de dinheiro público feito por servidor público).

 Entre os denunciados estão dois ex-prefeitos, sete secretários municipais, vereadores e servidores públicos.

As denúncias, assinadas pelos promotores de Justiça Douglas Chegury, Diego Braga e Paulo Brondi, foram oferecidas após um ano e meio de investigações. A operação, denominada “7º Mandamento”, contou com o suporte do Centro de Segurança Institucional (CSI) do MP-GO.

 As denúncias foram desmembradas em cinco ações por conveniência da instrução.

Segundo apurado, os 29 acusados uniram-se em quadrilha para a prática do crime de peculato, que consistia no desvio e na apropriação de combustível pago com dinheiro público municipal.

Conforme constatado, desde o ano de 2012 os denunciados abasteciam seus veículos particulares em um posto conveniado do município para viagens com destino a Brasília e Goiânia, cidades distantes mais de 600 quilômetros de São Domingos.

A colaboração de funcionários do posto de combustíveis permitiu ao Ministério Público de Goiás desvendar o esquema criminoso que ocorria através do lançamento fraudulento dos abastecimentos ilegais na conta de veículos oficiais previamente cadastrados no posto.

 Nos vários cupons fiscais arquivados pelo posto de combustível estão as assinaturas dos motoristas dos veículos abastecidos, alguns deles veículos particulares.

Como medida cautelar, os promotores requisitaram o sequestro dos veículos de propriedade de todos os denunciados ou bem equivalente, medida que visa reparar o dano causado ao erário municipal, bem como verificar a efetividade do processo, pois “o delito apurado trouxe claro e evidente prejuízo à Fazenda municipal”, afirmaram os promotores. 

Os denunciados

Os 29 envolvidos foram denunciados pelos crimes de formação de quadrilha e peculato. Caso condenados, estarão sujeitos a penas superiores a 12 anos de reclusão. 

Confira abaixo a relação dos denunciados:

1. Admilson Martins Dos Santos
2. Amivaldo Oliveira de Carvalho, vulgo “Ninha” - ex-vereador e atual secretário de Transportes de São Domingos
3. Antônio Carlos das Chagas de Sá - contador de São Domingos
4. Aristerdan Claudino da Silva, vulgo “Dan”
5. Aristervan Claudino da Silva
6. Christiane de Oliveira Sá Almeida - ex-secretária de Assistência Social de São Domingos
7. Domingos Gonçalves da Silva, vulgo “Domingos de Valdivino”
8. Domingos Jacinto de Oliveira Neto- ex-vice prefeito e atual secretário de Educação de São Domingos
9. Eduardo Gomes Chaves
10. Erlei dos Reis Barbosa
11. Iron Vicente Moura, vulgo “Moura”
12.João Bernardo da Silva, vulgo “João de Izaías”- terceirizado
13.João de Lú Gomes da Silva- vereador
14. João de Souza Barbosa- Gestor de Controle Interno de São Domingos
15. Joelma Neri Sampaio- secretária de Saúde de São Domingos
16. Juracildes Gramacho de Carvalho, vulgo “Jura”- ex-secretário de Administração e atual chefe de Gabinete de São Domingos
17. Lucas Oliveira da Silva
18. Luiz Augusto Honorato da Silva
19. Luther Magalhães Chaves - secretário de Meio Ambiente e Turismo de São Domingos
20. Maria Augusta de Oliveira Sá, vulgo “Gutinha”
21. Maria Betânia Oliveira Sá Acevedo
22. Marley Cleiton Bastos
23. Noilson Carvalho Bastos
24. Oldemar de Almeida Pinto Filho, vulgo “Dimá” - ex-prefeito de São Domingos.
25. Renata Cristina Reis de Oliveira
26. Rival Gonçalves da Silva, vulgo “Fiin”- ex-prefeito e atual presidente da Câmara de Vereadores de São Domingos
27. Robson Davis Ferreira Régis
28. Sebastiana Gonçalves da Silva Mariz, vulgo “Tiana Gonçalves”
29. Ubiratan Ramos Chaves- Secretário de Finanças de São Domingos.

Os promotores de Justiça acrescentam que ações civis públicas por improbidade administrativa também serão apresentadas ao Poder Judiciário para a devida responsabilização por dano ao erário.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.