Pular para o conteúdo principal

O voto da falta de vergonha.



Só se pode falar em democracia, de verdade, em nosso país, quando o nosso povo for capaz de dar o seu voto sem pensar no emprego público, previsto ou já ocupado, no auxílio em materiais para a reforma da casa, e coisa e tal.

 Ainda vão se passar muitas décadas e décadas, gerações e gerações. Faz isso parte da nossa educação política e social, e não se pode mudar assim, da noite para o dia.

Vê-se, por aí, que ainda estamos longe, muito longe, de atingir essa condição de independência mental, que não está na dependência de decreto oficial. Leva tempo para se formar a mentalidade de um povo, o que não se dá que não seja pela revisão de princípios fundamentais, notadamente em se tratando de um povo, como o nosso.

Quero dizer com tudo isso que de nada adianta a legislação eleitoral proibindo a compra de voto, sob a figura de abuso do poder econômico, na medida em que ela, pelo menos no tempo presente, não encontra, mesmo, adequação. Vai-lhe de encontro o fenômeno social do vício, como decorrência de diversos fatores na espécie, além disso, as virtudes públicas nenhuma da classe política.

De maneira que, a bem dizer, trata-se de uma lei, como é o caso da própria Constituição, circunscrita a branco do papel. Quem, ou como se pode impedir, de forma abrangente, o chamado abuso do poder econômico ou político, se os meios de ocultação funcionam por vias inalcançáveis? De resto, como já dito, trata-se de uma lei cujas boas intenções não contam com a independência mental do nosso povo.

Essa independência mental, naturalmente, nos domínios da educação política, nas condições de vida, com o mínimo de dignidade, coisas de que nunca cuidou a nossa representação política, em momento nenhum da nossa história republicana, e para trás. A vida pública do nosso país, desde o começo, fechou-se, fecha-se aos interesses das massas populares, num descaso total pela nação e o povo.

Comentários

  1. Olá Antonio Carlos, pelo que eu entendi, o post refere à questão economica nas campanhas eleitorais. Nessas eleições está cristalizada a força daqueles que tem poder economico. São campanhas milionárias que dão ao candidato a possibilidade real de eleger-se em prejuizo daqueles que fazem a campanha baseadas no debate politico de ideias. Lamentavelmente é isso que estamos assistindo dos postulantes a Deputado Federal, Estadual e Senadores. Somente uma reforma politica com a participação da sociedade pode amenizar essa situação. Propostas nesse sentido não faltam, o que falta mesmo é vontade politica do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativa. Pra eles, do que jeito que está, "ta bom demais da conta". O voto de cabresto nunca desapareceu no cenário politico brasileiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.