Pular para o conteúdo principal

A carreira de Emival Ramos Caiado Filho, Presidente do Grupo Rialma



Emival Ramos Caiado Filho nasceu no dia 02 de maio de 1954, em Goiânia, filho do falecido Senador Emival Ramos Caiado, autor da Lei que marcou a data da mudança da Capital para Brasília. Ele seria a 5ª geração consecutiva e direta de senadores por Goiás, porém optou por uma carreira empresarial, ”o processo democrático brasileiro sofreu uma deturpação”, cita com frequência.

Graduado em engenharia civil pela Universidade de Brasília – UNB, em 1977, empresário desde 1980 e piloto de avião desde 1982.

Negócios

Inicialmente trabalhou como empresário na construção de prédios em Brasília, por 5 anos. Após esse período, devido à recessão que o Brasil atravessou nos anos 80, utilizando uma fazenda de 500 ha que seu pai lhe doou, iniciou a atividade empresarial em agricultura e 3 anos após em pecuária.

Ao longo de 10 anos, sempre desenvolvendo jornada de trabalho de 14 horas diárias e normalmente 7 dias por semana, reinvestindo lucros, adquiriu diversas fazendas e implantou cerca de 60 projetos de lavoura, pecuária, reflorestamento e, sobretudo de irrigação, tendo implantado pastagens em cerca de 50.000 ha. Produz hoje carne bovina suficiente para alimentar cerca de 150.000 pessoas.

Nos anos 90 tendo atingido sua meta na atividade agropecuária, criou a Rialma S.A, empresa com forte viés de preocupação ambiental. Essa empresa sempre atuou com energia limpa e renovável, construiu 5 PCH`s em Goiás que geram hoje energia elétrica suficiente para atender o consumo de 300.000 pessoas. A Rialma sempre é a projetista, epcista e a executora de seus projetos, e dessa forma consegue minimizar os custos, sempre conseguindo os menores prazos.

Em 2011 com a demora em obter licenciamento ambiental para PCH`s em Goiás, encerrou as atividades de construção de PCH`s e fechou 2.000 postos de trabalho no Estado, postos esses que estão sendo reabertos no Nordeste do Brasil.

Sempre atento aos compromissos de geração de energia limpa, renovável e ambientalmente corretas, iniciou no Nordeste a prospecção pelos melhores sites para geração de energia eólica. Assim foram arrendadas 450 fazendas, elaborado projetos e obtidas licenças para cerca de 2000MW de geração de energia eólica. Energia essa suficiente para atender, por exemplo, uma vez e meia todo o consumo do Estado do Rio Grande do Norte.

Em 2017, a fim de viabilizar esses parques eólicos, venceu 3 leilões de linhas de transmissão. Essas linhas são projetos estratégicos para o escoamento de energia eólica do Nordeste, ao todo são 500 km de linha de transmissão com a capacidade de abastecer 30 milhões de residências. Em 2019, já concluiu a implantação do primeiro lote e está construindo o segundo, com finalização prevista para dezembro de 2019.

Em 2019, também está concluindo a implantação de um projeto de mineração da rocha fosfática orgânica natural, em Taipas no Tocantins. O produto é destinado ao uso de fertilizantes agrícolas, favorecendo a produção de grãos e forragens alinhada aos novos conceitos de lavoura sustentável e ecologicamente correta. A indústria irá produzir insumos para uso anual de 200.000 hectares de lavoura de milho, soja, sorgo e algodão, culturas comuns na região de atuação da empresa e de alto potencial fotossintético. 

Condecorações:

         Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região – Goiás
A mais alta comenda, Ordem Anhanguera do Mérito Judiciário do Trabalho no grau Grande Cruz, por ser a empresa de construção pesada com menor índice de ações trabalhistas.

         Medalha Emival Ramos Caiado – Câmara Municipal de Goiânia/Goiás
Condecoração de sua cidade natal, Goiânia, a medalha com o nome do seu pai do Mérito Anticorrupção Senador Emival Ramos Caiado, alusiva à transparência e anticorrupção, conferida a pessoas que têm lutado com veemência pelo combate a corrupção.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.