Pular para o conteúdo principal

De Campos Belos/GO, jovem senadora de Goiás é uma das vencedoras do Parlamento Jovem Brasileiro





Nesta semana a Câmara dos Deputados recebe os vencedores do Parlamento Jovem Brasileiro, programa que traz 78 estudantes a Brasília, para participar de workshops e palestras, além de simular a rotina cotidiana dos deputados.

Uma dessas estudantes é Rackel Silva Resende, de Campos Belos (GO), que também representou o seu estado como primeira colocada no programa Jovem Senador, em 2018.

“Participar e vencer estes concursos de redação é uma oportunidade única de passar adiante a mensagem da importância da educação e de melhorar a vida de outras pessoas”, afirma Rackel.

Ela ressalta que um dos seus objetivos no Parlamento Jovem Brasileiro é propor ideias que possam ser aprovadas pelos parlamentares e desenvolver a sociedade.

Neste ano, um dos projetos apresentados pela estudante, em conjunto com outros jovens senadores de 2018, tem chances de ser aprovado pelos senadores.

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aceitou a Sugestão Legislativa (SUG) 40/2018, que prevê a inclusão do princípio do respeito à diversidade no ambiente escolar.

O texto, transformado em projeto de lei, foi aprovado por várias comissões e encaminhado para o Plenário da Casa, onde aguarda abertura de prazo para emendas.

De acordo com a proposta, a diversidade compreende uma série de características humanas como os ritmos de aprendizagem, os interesses, os projetos de vida, as crenças e valores, as práticas religiosas, as diferenças étnico-raciais e de orientação sexual e identidade de gênero.

A estudante do terceiro ano do ensino médio aponta ainda, como uma das principais razões do seu ótimo desempenho, o suporte recebido pelos pais.

Esse apoio permitiu que ela pudesse se dedicar aos estudos de maneira integral. Além disso, o estímulo recebido dos professores e da escola estiveram sempre presentes na trajetória da aluna.

Rackel acredita que iniciativas como as do Jovem Senador e do Parlamento Jovem Brasileiro podem mudar a percepção sobre política por parte da sociedade, que tem o descrédito com as instituições e atores políticos como sua pior consequência.

Para ela, apesar dos erros, a política é um campo essencial na vida de qualquer cidadão, o que, por si só, seria motivo suficiente para que o indivíduo não se abstenha dela.

Perguntada sobre o que gostaria de dizer aos estudantes que têm dúvidas sobre se deveriam participar dos projetos da Câmara e do Senado, Rackel responde, categoricamente, que as iniciativas das duas Casas são uma “experiência surreal”.

“Os estudantes precisam pesquisar, estudar e fazer política. Só assim poderão entender o que é participar de um processo que muda a vida de qualquer jovem por completo”, acrescenta.

Fonte: Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.