Pular para o conteúdo principal

Assinado protocolo para a instalação de laboratórios Include em Monte Alegre, Cavalcante e Flores de Goiás



A primeira edição da Campus Party Goiás já deixa um legado fundamental para os goianos. O governador Ronaldo Caiado assinou neste sábado, dia 7, o Protocolo de Intenções para a instalação de 15 laboratórios Include em municípios goianos. O protocolo é uma parceria do Governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com o Instituto Campus Party e a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e prevê investimentos de R$ 1.875.000,00.

“Minha maior alegria é que diagnosticamos a melhor maneira de fazer com que a criança e o jovem sintam interesse de voltar para a sala de aula. A tecnologia e a inovação são o caminho para o futuro das novas gerações, abrindo perspectivas para a qualificação e a conquista dos melhores lugares profissionais amanhã. É algo desafiador, e Goiás vai continuar avançando”, afirmou Caiado.

A escolha dos municípios teve por princípio o Índice Multidimensional de Carência das Famílias de Goiás (IMCF), o que levou à definição pelos municípios de Amaralina, Campinaçu, Cavalcante, Colinas do Sul, Heitoraí, Matrinchã, Monte Alegre de Goiás, Montividiu do Norte, Santa Terezinha de Goiás, Teresinha de Goiás e Flores de Goiás. “Outros quatro Includes serão definidos posteriormente, pelo Gabinete de Políticas Sociais, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Adriano da Rocha Lima.

Para o presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Vieira Fraga Filho, a primeira Campus Party Goiás representou uma mudança de paradigma para a Superintendência. “Estamos agregando ao que é o nosso tema, o Desenvolvimento do Centro-Oeste, mais conhecimento, tecnologia, inovação e, principalmente, inclusão social, fazendo com que todo esse saber chegue aos que mais precisam”, afirmou. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, pediu a Francesco Farruggia o compromisso em incluir Goiânia na agenda da Campus Party. “A capital estará integrada de corpo e alma a seu projeto. Infeliz um governo que não investe na ciência e tecnologia, pois estará deixando seu povo sem rumo”, assentiu o prefeito.

No palco, Caiado teve a oportunidade de conhecer o campuseiro Eduardo, de Porangatu, que recruta craques para montar equipes de e-Sports. Atualmente, o jovem coordena equipes que atuam em campeonatos na Europa e Los Angeles. “A Campus Party mudou minha vida. Hoje transformei isso em uma atividade econômica e profissional”, contou Eduardo.

Outros dois jovens mostraram seus trabalhos a Caiado. O goianiense Fagundes Jarbas, estudante de Ciências da Computação da UFG, e Joice Kelly Rodrigues da Silva. Ela é coordenadora do laboratório da Rede Itego de São Luís de Montes Belos, onde é realizado o processamento de sêmen e produção de embriões bovinos. Já ele tocava berrante enquanto operava no computador. “Acima de tudo, o governo tem que ter carinho e investir em Educação, que é o que nos abre todas as portas”, afirmou Fagundes.

O governador também conheceu o exemplo de Parnamirim (RN), que já é uma das sedes consolidadas dos laboratórios Includes. “Isso me deixa com os olhos brilhando”, comentou. Caiado contou que nas próximas edições pretende aproximar a Campus Party do empresariado para impulsionar o segmento, e falou da sua emoção e motivação ao ver jovens de Goiânia e do interior de Goiás contando como toda a experiência ali tem valido a pena. “Isso é fenomenal. Nós precisamos ter as empresas privadas também entrando no projeto de cada um de vocês. Vamos mudar o perfil do jovem goiano. Vamos arregaçar as mangas para que Goiás se torne o ‘ecossistema’ ou ‘habitat’ na área de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, conclamou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.