Pular para o conteúdo principal

Estado de Goiás tem 120 incêndios em apenas 3 dias



Goiás registrou, até a última terça-feira (3), 2.010 focos de incêndio, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Só nos primeiros três dias deste mês já foram 120 casos, mas o número pode crescer significativamente porque, segundo as estatísticas, setembro é o mês com maior ocorrência de queimadas. A média histórica é de 2.277.

Até o fim de agosto, o Estado tinha número de queimadas 21% superior na comparação com a quantidade do mesmo período no ano passado.

Também em agosto, o Corpo de Bombeiros de Goiás realizou 2.226 atendimentos a incêndios florestais, sendo 2.131 em vegetação e 95 em áreas de cultura agrícola. Nos oito primeiros meses deste ano, houve 6.358 atendimentos - de janeiro a novembro de 2018, foram 5.803.

Não há detalhamento sobre a dimensão de tais ocorrências em meio às estatísticas da corporação. Contudo, há exemplos recentes de grandes incêndios, como os registrados nos parques nacionais da Chapada dos Veadeiros, no Nordeste do Estado, e das Emas, no Sudoeste Goiano, e nas cidades de Hidrolândia e Goianira. Nestes casos, o fogo começou ainda no fim de semana e se alastrou nos dias seguintes. Nos dois municípios mencionados, os bombeiros atuavam no combate ainda nesta quarta-feira (4).

Goianira

Uma Área de Proteção Permanente (APP) às margens do Rio Meia Ponte, em Goianira, na região metropolitana de Goiânia, foi atingida por um incêndio na última semana. Nesta quarta-feira, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) esteve em uma fazenda que fica no local e identificou indícios de que o fogo teve início na tentativa de queimar madeira que restou de desmatamento e acabou saindo de controle. Relatos dados à polícia indicam que a queimada teria começado há uma semana e seguiu lentamente. Segundo o delegado Luziano Carvalho, uma área de vegetação à beira do rio, com cerca de 2 km de comprimento, foi queimada. “O dano é gravíssimo”, diz o titular da Dema.

O responsável pela propriedade, que poderia ter sido preso, não foi encontrado, e apenas funcionários prestaram depoimento. O caso caracteriza dois crimes contra a flora, por desmatamento em área de floresta de preservação permanente, com pena de detenção de 1 a 3 anos; e por provocar incêndio em mata ou floresta, com pena de reclusão de dois a quatro anos. Para ambos, também cabe multa.

Nacional

No Brasil, até esta quarta-feira, foram detectados 93.947 queimadas, o que representa um incremento de 62%. Deste total, 67.030 ocorreram na Amazônia, onde o aumento é de 78% em relação ao mesmo período de 2018.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.