Projeto Investe Turismo aplicará R$ 1,3 milhão no Estado. Projeto engloba os municípios de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante/GO
Goiás tem
atraído cada vez mais visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo. Seja
para um passeio pelo Cerrado goiano, com uma mistura de história, natureza e
cultura, como na cidade de Pirenópolis; ou em uma caminhada pelas paisagens
exuberantes, repletas de cachoeiras e trilhas, no município de Alto Paraíso, por
exemplo; o fato é que o Estado tem muito a oferecer no setor de turismo.
Nesse
sentido, o governo federal, por meio do Ministério do Turismo, desenvolveu o
Projeto Investe Turismo, em pareceria com os governos estaduais, Sebrae e
Embratur. Ao todo, 158 municípios brasileiros serão beneficiados com as ações
do programa, apresentado em Goiás na quinta-feira, 5, durante seminário na
capital. O Estado receberá um investimento de R$ 1,3 milhão para fomentar
turismo, em duas das 30 rotas do país que compõem o programa.
O Investe
Turismo busca promover a convergência de ações e investimentos, com o intuito
de acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e transformar destinos. Esta
parceria entre setor público e iniciativa privada terá um investimento inicial
de R$ 200 milhões oriundos do Sebrae. Além disso, funcionará por meio da gestão
compartilhada entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Ministério
do Turismo e a Embratur.
O principal
objetivo do programa é fortalecer o turismo no Estado de Goiás, integrando
destinos e posicionando as rotas no cenário nacional. Para tanto, a iniciativa
utilizará o conceito de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), a fim de
promover o fortalecimento da governança local; aprimoramento da inovação e
tecnologia; melhoria da gestão empresarial; e acesso a mercados.
Em Goiás
foram selecionadas duas rotas.A primeira engloba Goiânia, Cidade de Goiás e
Pirenópolis, e foi intitulada “Rota Caminho de Cora”. Já a segunda, chamada de
‘Rota Chapada dos veadeiros’, engloba os municípios de Alto Paraíso de Goiás,
São Jorge e Cavalcante.
De acordo
com o ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os critérios utilizados para
escolher todas as rotas que farão parte do programa basearam-se em padrões que
analisaram se o local já contou com divulgação em feiras nacionais e
internacionais, o número de turistas estrangeiros que frequentaram essas rotas,
entre outros pontos. Ele salienta que todos esses critérios foram discutidos
com as secretarias de cada Estado, e aqui em Goiás foi da mesma forma.
Durante a
apresentação do seminário foi explicado, também, que as rotas escolhidas
precisariam estar no Mapa Brasileiro do Turismo 2018, quando inseridas nas
categorias A, B ou C. Além disso, cada unidade federativa foi contemplada com
apenas uma rota. Excetuaram-se os Estados com Patrimônio Cultural Mundial
reconhecidos pela Unesco, os quais poderiam contar com duas rotas, que foi o
caso de Goiás.
“Pegamos um
país com o orçamento comprometido, R$ 140 bilhões de déficit para o próximo
ano, além disso, precisa ser respeitada a Lei de Responsabilidade Fiscal, e por
isso, os orçamentos dos ministérios sofreram contingenciamentos significativos.
Estamos trabalhando com criatividade, usando muitas parcerias com a iniciativa
privada, para que consigamos, de uma forma geral, estruturar o Turismo no
Brasil. Portanto, é muita criatividade em um momento de pouco recurso”,
declarou Marcelo.
O ministro
reiterou que um dos aspectos que considera mais importantes no Investe Turismo
é o estudo de viabilidade desenvolvido pelo Sebrae. “O Serviço Brasileiro de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) faz estudos de viabilidade de
investimentos em empresas de pequeno, médio e grande porte, entendendo que em
cada uma dessas rotas, se cabe um resort, um hotel, um restaurante”.
E finalizou:
“Esses estudos prontos nós levamos por meio do ministério e da Embratur para as
feiras de investimentos, tanto nacionais, quanto internacionais, e ainda com a
possibilidade das linhas de crédito oferecidas pelo fundo Fungetur, do
ministério do Turismo”.
Já
governador deGoiás, Ronaldo Caiado, ressaltou a importância do turismo para
Goiás. “Estive na Chapada dos Veadeiros e não vi ninguém falando português,
eram europeus, americanose pessoas da América Latina. É impressionante o quanto
essas pessoas estão vindo conhecer essas belezas do Cerrado, dos nossos rios,
cachoeiras, os locais da rota Cora Coralina, Caldas Novas, enfim, são vários os
pontos turísticos em Goiás”.
O governador
pontuou: “O que o ministro está nos trazendo é uma profissionalização, é estruturar
o turismo no Brasil, além daquela coisa temporária, de uma festa só”. Caiado
também enalteceu a participação do Sebrae no Investe Turismo:“Nós temos agora o
Sebrae, que está elaborando todo um projeto, vendo o que é necessário. Por
exemplo, para se fazer o caminho Cora Coralina precisa-se de hostels, pontos de
acolhimento, uma área coberta com telefonia ou sinal de internet, precisa de
segurança para as pessoas que vão fazer o passeio, nesse sentido, o estudo é de
suma importância”.
O governador
ressaltou que a cultura do turismo precisa ser mais impregnada na população
goiana, e afirmou:“Temos que entender que o turismo não é algo acessório, pelo
contrário, é o que mais gera empregos e renda. Esse evento hoje é uma
importância ímpar para Goiânia”.
O diretor
técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, por sua vez, lembrou que a região
Centro-Oeste conta com inúmeros diferenciais. “O local combina, ao mesmo tempo,
o símbolo do modernismo arquitetônico, com um bioma rico e diversa vida
selvagem”. Bruno reiterou ainda, que o Programa Investe Turismo atuará no
fortalecimento desse produto, tendo em vista a localização estratégica.
Durante a
apresentação do projeto, foi anunciado que as ações do Investe Turismo já estão
em execução no Estado. Uma delas é a elaboração do Diagnóstico de Turismo
Inteligente, cujo objetivo é identificar o estágio que os cinco destinos
goianos encontram-se em relação ao uso de tecnologias da informação e do
desenvolvimento turístico sustentável.
Segundo o
diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Derly Fialho, o turismo só se
consolida e se perpetua no território, e se torna uma referência nacional e
internacional quando o turista conta sobre a experiência. “Uma experiência
agradável, que atendeu às expectativas, que todos os serviços lhe foram
prestados com muita dedicação pelos operadores, a experiência gastronômica,
hotelaria, artesanato, espaço natural e local demarcado”, disse.
Sobre a ação
do Sebrae no Investe Turismo, Derly afirmou: “Entramos no projeto com essa
missão, de preparar os operadores de estruturas turísticas para encantarem
turistas. Só assim nós seremos capazes de dar concretude e longevidade a essas
rotas turísticas, e torná-las para os operadores um negócio rentável e viável”.
“Sempre digo
que a promoção do turismo não se dá só pela revista da companhia aérea, em que
está inserido o roteiro, não se dá só pelo marketing, por uma feira
internacional em que se apresenta o roteiro.Quem faz a maior propaganda de um
roteiro turístico é o turista, que quando retorna daquela experiência, conta
primeiramente para os seus familiares, amigos, parentes, e às vezes passa meses
e anos repetindo aquela história da viagem que ele fez. Portanto, o maior
divulgador e promotor é o próprio turista, então ele tem que sair da rota turística
encantado”, concluiu.
Fonte: Opção
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