Pular para o conteúdo principal

Posicionamento do Sindicato dos médicos de Goiás (Simego) sobre os altos salários e as condições de trabalho.



O popular divulgou na mesma reportagem sobre os altos salários dos médicos, o posicionamento do Sindicato dos Médicos de Goiás (Simego) e do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego).

O posicionamento do Sindicato dos Médicos de Goiás (Simego) e do Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) é claro: que o médico só aceite trabalhar, independente de qualquer coisa, em local que dê condição mínima de trabalho e que o vínculo seja formal, de acordo com as leis trabalhistas ou por concurso público e não por vínculo temporário.

“Todo o resto é considerado contrato precário. Algumas prefeituras passaram a exigir que médicos se tornem pessoas jurídicas para serem contratados, fugindo completamente das garantias trabalhistas”, critica o presidente do Cremego, Erso Guimarães, referindo-se ao modelo de credenciamento.

O presidente do Simego, Rafael Cardoso Martinez, diz não ter notícia, neste momento, de nenhum concurso público em cidades do interior com vagas oferecidas para médicos.

Para ele, do jeito que as relações contratuais estão sendo estabelecidas, ficou muito cômodo para os gestores. “Recebemos com frequência histórias de colegas contratados precariamente e que a prefeitura não honra o valor acertado”, relata. Acontece, ainda, do profissional sofrer pressão política por parte do prefeito que, ao pagar um salário alto, se acha no direito de cobrar favores e prestação de serviços para eleitores. “Amigos nossos já tiveram experiências nesse sentido. O contrato é por relação unilateral: ‘Se você não me apoiar, vou te demitir’. Mais ou menos assim.”

Para Erso Guimarães, não é salário alto que vai fixar o médico no local, mas condições de trabalho e segurança trabalhista, com férias, 13º, abono salarial, indenização trabalhista, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e outros direitos, que, no caso de pessoa jurídica, não precisam ser garantidos. “Tem médico para trabalhar. Só falta tornar atrativo, com concursos, plano de carreira e estabilidade. Salário alto não é o único elemento, tampouco o atrativo mais importante para poder tirar os médicos dos grandes centros e levar para o interior”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.