Pular para o conteúdo principal

Programa Brasil Alfabetizado chega a Divinópolis de Goiás. O lançamento do programa foi no assentamento Riacho Seco.





Por Evônio Madureira,

A Professora Francielle Rego Oliveira Braz, Supervisora Pedagógica e Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado no município de Divinópolis de Goiás, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Marilene Catarino Oliveira, receberam apoio irrestrito do prefeito Filoneto José dos Santos para implantar o programa no município que começou pelo assentamento Riacho Seco.

O programa visa alfabetizar jovens e adultos que não tiveram oportunidade de serem alfabetizados em outra oportunidade.

O vereador José de Abreu, o popular Zé Bom, morador do assentamento, foi quem ajudou a equipe da Secretaria Municipal de Educação na mobilização da comunidade.

O lançamento do programa aconteceu na manhã do dia 29 de agosto na Escola Municipal “Ramiro Pereira Guimarães”, no Assentamento Riacho Seco e à tarde na extensão da Escola Municipal “Luis Pereira Cirineu”, no Distrito de Vazante.

A diretora da escola, professora Jucinéia Almeida Bispo, do Assentamento Riacho Seco, deu as boas vindas a todos e agradeceu o esforço da professora Francielle e da secretária  Marilene em  trazerem o Programa Brasil Alfabetizado para Divinópolis.

Em seu discurso a professora Francielle disse que não foi fácil para o município aderir ao Programa Brasil Alfabetizado, devido as particularidades da zona rural, mas com a ajuda do Prefeito Filoneto, da Secretária Municipal de Educação de Divinópolis, Marilene Catarino, da parceria com  Subsecretária regional de educação de Campos Belos, Profª. Maria Sueli Pereira de Araujo e dos representantes da comunidade foi possível trazer o programa para o município.

Francielle também conseguiu vários Kits Escolares com a Secretaria Estadual da Educação de Goiás na sede do Programa que foram entregues para cada aluno matriculado. Francielle fez a apresentação dos alunos matriculados e os seus respectivos professores.

Foram preenchidas 40 vagas na Escola Municipal Ramiro Pereira Guimarães e outras 40 vagas na Escola Municipal Luis Pereira Cirineu, no Distrito de Vazante.

As aulas terão início no dia 01 de setembro no horário de 19h.  às 21h. de segunda a sexta feira com previsão de terminar no mês de maio de 2015. Ao final Francielle estimulou os alunos a não desistirem das aulas e irem até o fim para receber o diploma no final do curso.

A secretária Marilene Catarino também agradeceu o esforço da professora Francielle e a boa vontade do prefeito Filoneto que deu carta branca para ela e sua equipe não deixem faltar o necessário para funcionamento do programa. Leninha como é chamada pelos colegas de trabalho disse que espera beneficiar 100 pessoas nesta primeira etapa do programa que começa em setembro e termina em maio do ano que vem.

O vereador José de Abreu é um dos assentados que matriculou no programa, disse que só estudou até a segunda série e sabe muito pouco sobre quase tudo.

“Agora chegou a minha hora e de quem mais interessar em aprender ler e escrever e continuar  os estudos até conseguir um diploma de nível superior”, afirmou Zé Bom como é conhecido.

A equipe pedagógica da prefeitura de Divinópolis avaliou como positivo a implantação do programa e espera contar com mais parcerias para fomentar o funcionamento do programa nos anos subseqüentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.