Pular para o conteúdo principal

Movimento #MeuPartidoÉSãoDomingos (Meu Adesivo)



Por Dalvan Gomes da Silva,

Após a reunião realizada no dia 24.12.2014 colocamos os adesivos do movimento nos carros. Sai pensando como as pessoas iriam reagir a esse “meme virtual” agora tomando as ruas. E não demorou, para alguém questionar “esse partido”? Logicamente não se trata de um novo partido político com registro no TSE.

É um movimento apartidário, ou seja, seus membros não defendem nenhuma sigla partidária mesmo àqueles filiados a algum partido. Esses jovens almejam sim que a ação pública seja baseada em valores éticos em nosso município.

Foi esse sentimento que consegui observar durante a reunião. Por falar em valores, lembrei-me das ideias do filósofo Immanuel Kant sobre o valor moral das ações. Para ele, toda ação boa é realizada sem o menor interesse. Já a ação ruim é exatamente o contrário, a pessoa pratica com algum tipo de interesse. Pois é, hipoteticamente podemos imaginar onde esses jovens querem chegar com esse movimento: #MeuPartidoÉSãoDomingos.

 O movimento #MeuPartidoÉSãoDomingos, não é contra os grupos políticos majoritários da cidade. Não são contra a sigla 100 nem contra a sigla 200, o que se busca é a autonomia da população para corrigir os rumos e os interesses das ações assumidas até aqui.

O entusiasmo desses jovens é contagiante, lembro que em meados dos anos 80 e 90 participei de um grupo de jovens que tentava articular em reuniões com lideranças da época o questionamento de algumas ações e propondo outras sem confrontos raivosos. Para o movimento atual, só tem uma maneira de a população ajudar nessa correção de rumos: PARTICIPANDO. Como? Nas reuniões da Câmara de Vereadores você pode dialogar, questionar, observar, cobrar, articular e até propor  projetos. 

O movimento #MEUPARTIDOESÃODOMINGOS nasceu da desesperança dos jovens com a política partidária que representam o desgaste de São Domingos. Esses jovens não acreditam mais que a solução seja a simples troca dos grupos políticos na administração do paço.

 A população tem que sair da apatia e participar; conhecer o “jogo” para estruturar as cobranças com perspicácia e isenção. Não é fácil se reestruturar com tantas situações de baixo astral, mas o desafio está colocado para a população Dominicana.

 Por isso devemos apoiar esses jovens e acredito na lisura de suas ações. A maioria reside em Goiânia, e alguns em Brasília, deixam o conforto da capital para vir aqui participar de reuniões. Necessariamente esses jovens cumprem com o dever de cidadão.

O movimento não se configura uma ameaça à hegemonia dos grupos políticos da cidade, uma vez que não é esse o objetivo. O que esses jovens querem é cobrar dos agentes públicos que já foram ou vierem a ser eleitos o zelo e o altruísmo com a constituição municipal.

Estão chamando a população para desqualificar os representantes que insistem em práticas antagônicas aos interesses do bem comum. Quem tiver disposto a participar do movimento podem usar o adesivo #MeuPartidoÉSãoDomingos que não se trata de uma nova sigla partidária e sim uma coalizão idealista para o nosso São Domingos partido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.