Pular para o conteúdo principal

São Domingos/GO: Haverá metas à serem cumpridas.



Por Dalvan Gomes da Silva,

Olá Cleiton Martins, eu também vou entrar nessa “roda de prosa” e fazer algumas observações, questionamentos e até sugestões. Enfim, sinto que o pessoal de São Domingos está tentando mobilizar e o caminho inicial deve ser exatamente o dialogo.

Esse é o momento de todos opinarem para que a escolha do futuro “pretendente municipal” não aconteça de maneira surpreendente. As ideias dialogadas ajudam na formulação de programas e projetos alicerçados nas reais e legítimas necessidades do município oriundos dos anseios da população. 

Eu peguei “emprestado” a sua fala para dar título a esse artigo exatamente por exprimir a minha preocupação quanto à questão da inadimplência “histórica” da Prefeitura Municipal de São Domingos com os órgãos Federais (INSS, FGTS, RECEITA FEDERAL) e Estaduais (CELG e SANEAGO). Essa inadimplência inviabiliza qualquer possibilidade de capitação de recursos federais para o município. Como todos sabem, sem esses recursos a administração municipal (prefeito e secretariado) não consegue atender a demanda que por fim não cumprem meta alguma.

Em um artigo postado nesse Blog alguns meses atrás, eu falava da última Renegociação da Dívida acertada entre a administração 2009-2012 e os órgãos credores.  De forma geral, os termos da Renegociação foram estabelecidos para que a Prefeitura Municipal assumisse o repasse de 200 prestações mensais (não me recordo o valor de cada prestação, mas superava 50 mil mensais). A partir dessa renegociação alguns recursos foram alocados.

Todavia, em meados de 2012 não houve continuidade no repasse mensal da Renegociação e a Prefeitura voltou à condição de inadimplente. Essa mesma situação ocorreu na administração 2005-2008, que também não deu continuidade nos repasses mensais da negociação. Dito isso, eu gostaria de saber qual a sua ideia para que a Prefeitura Municipal resolva essa pendência? (Desconsiderar essa pergunta se a administração 2013-2016 viabilizou um novo acordo dessa dívida)

Pra ter uma ideia, se acontecer uma nova Renegociação nos termos da anterior, serão necessários 4 (quatro) ou 5 (cinco) administrações subsequentes cumprindo rigorosamente o pagamento mensal da dívida para a Prefeitura voltar à condição de adimplente.

Acredito meu caro Cleiton Martins que a sua iniciativa é importante. O debate com a comunidade certamente trará subsídios para você desenvolver um antídoto para cada problema a ser enfrentado. Desde que esse debate seja racional sem qualquer envolvimento da paixão das siglas partidárias. A única paixão que convém é a que brota do fundo da alma e diga a nós mesmos: é possível reconstruir o elo desfeito.

Acompanhei sua resposta anterior e penso que o Esporte assim como a Cultura e a Educação são essenciais para levantar a autoestima desse povo.

 Na próxima oportunidade voltarei com sugestões e ideias nessas áreas. Do ponto de vista econômico, concordo que a Agricultura é a nossa base para o crescimento financeiro. Nesse sentido, devemos aproveitar a proximidade com os avançados conhecimentos técnicos desenvolvidos nessa área e tentar importá-los para o nosso município.

Lembre-se: Não se deixe sobrepujar com a futilidade de uma corte aviltada. Afinal de contas, AS MARIPOSAS NÃO MUDAM. A LUZ É QUE SE APAGA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.