Pular para o conteúdo principal

São Domingos/GO: Haverá metas à serem cumpridas.



Por Dalvan Gomes da Silva,

Olá Cleiton Martins, eu também vou entrar nessa “roda de prosa” e fazer algumas observações, questionamentos e até sugestões. Enfim, sinto que o pessoal de São Domingos está tentando mobilizar e o caminho inicial deve ser exatamente o dialogo.

Esse é o momento de todos opinarem para que a escolha do futuro “pretendente municipal” não aconteça de maneira surpreendente. As ideias dialogadas ajudam na formulação de programas e projetos alicerçados nas reais e legítimas necessidades do município oriundos dos anseios da população. 

Eu peguei “emprestado” a sua fala para dar título a esse artigo exatamente por exprimir a minha preocupação quanto à questão da inadimplência “histórica” da Prefeitura Municipal de São Domingos com os órgãos Federais (INSS, FGTS, RECEITA FEDERAL) e Estaduais (CELG e SANEAGO). Essa inadimplência inviabiliza qualquer possibilidade de capitação de recursos federais para o município. Como todos sabem, sem esses recursos a administração municipal (prefeito e secretariado) não consegue atender a demanda que por fim não cumprem meta alguma.

Em um artigo postado nesse Blog alguns meses atrás, eu falava da última Renegociação da Dívida acertada entre a administração 2009-2012 e os órgãos credores.  De forma geral, os termos da Renegociação foram estabelecidos para que a Prefeitura Municipal assumisse o repasse de 200 prestações mensais (não me recordo o valor de cada prestação, mas superava 50 mil mensais). A partir dessa renegociação alguns recursos foram alocados.

Todavia, em meados de 2012 não houve continuidade no repasse mensal da Renegociação e a Prefeitura voltou à condição de inadimplente. Essa mesma situação ocorreu na administração 2005-2008, que também não deu continuidade nos repasses mensais da negociação. Dito isso, eu gostaria de saber qual a sua ideia para que a Prefeitura Municipal resolva essa pendência? (Desconsiderar essa pergunta se a administração 2013-2016 viabilizou um novo acordo dessa dívida)

Pra ter uma ideia, se acontecer uma nova Renegociação nos termos da anterior, serão necessários 4 (quatro) ou 5 (cinco) administrações subsequentes cumprindo rigorosamente o pagamento mensal da dívida para a Prefeitura voltar à condição de adimplente.

Acredito meu caro Cleiton Martins que a sua iniciativa é importante. O debate com a comunidade certamente trará subsídios para você desenvolver um antídoto para cada problema a ser enfrentado. Desde que esse debate seja racional sem qualquer envolvimento da paixão das siglas partidárias. A única paixão que convém é a que brota do fundo da alma e diga a nós mesmos: é possível reconstruir o elo desfeito.

Acompanhei sua resposta anterior e penso que o Esporte assim como a Cultura e a Educação são essenciais para levantar a autoestima desse povo.

 Na próxima oportunidade voltarei com sugestões e ideias nessas áreas. Do ponto de vista econômico, concordo que a Agricultura é a nossa base para o crescimento financeiro. Nesse sentido, devemos aproveitar a proximidade com os avançados conhecimentos técnicos desenvolvidos nessa área e tentar importá-los para o nosso município.

Lembre-se: Não se deixe sobrepujar com a futilidade de uma corte aviltada. Afinal de contas, AS MARIPOSAS NÃO MUDAM. A LUZ É QUE SE APAGA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.