Pular para o conteúdo principal

De São Domingos (GO): Alessandro Arantes passar a ser comandante de aeronaves da PMGO.





Na última sexta-feira (19), na sede do Grupo de Radiopatrulha Aérea – GRAER, na Cidade de Goiânia, o capitão da Polícia Militar do Estado de Goiás, Alessandro Arantes Neres de Sousa, nascido na cidade de São Domingos, cidade que mantém fortes laços familiares e amigos,  foi elevado à função de comandante de Aeronave de Segurança Pública.

Ele assumiu o comando após um longo processo seletivo e de formação, que começou no ano de 2008, e após atingir mais de 500 horas de voo de helicóptero, em missões policiais e salvamento, supervisionadas por um piloto mais experiente, assumiu a função de comandante de aeronave do GRAER.

"Estou muito feliz com a nova função e também ciente da enorme responsabilidade que acaba de assumir. Espero que vários jovens da nossa Região  possam buscar seus sonhos e garantir o sucesso profissional para si", disse o capitão Arantes.

Foram vários anos de estudo, cursos e dedicação exclusiva ao trabalho. Dentre um grupo já seleto que é ser um oficial da PMGO, agora sua função ainda é mais restrita, pois em toda história da Polícia Militar do Estado de Goiás, ainda só existem  11 Comandantes de Aeronaves Policiais, dentre os quais um cidadão do Nordeste Goiano, dominicano, exerce a função.

Acensão vem após uma longa jornada 

O Comandante de Aeronave de Asas Rotativas da PMGO é escolhido através de uma seleção interna entre os oficiais do quadro combatente, iniciada em uma longa jornada de estudos e treinamentos, onde o o militar selecionado é encaminhado para uma escola de formação de pilotos, sendo submetido a vários cursos teóricos e exames de capacidade técnica junto a Agencia Nacional de Aviação Civil - ANAC.

Após esta fase, o oficial desenvolve mais de 100 horas de vôos práticos em uma escola de formação. Ao final é novamente submetido a uma prova prática por examinador credenciado da ANAC, onde obtém a Carteira de Piloto Comercial de Helicóptero.

Com o termino desta segunda fase, o Oficial Piloto, inicia-se uma longa caminhada dentro do Grupo de Radiopatrulha Aérea, assumindo a função de Comandante de Operações Aéreas e Segundo Piloto em Comando – 2P, nesta terceira fase, o mesmo é responsável por coordenar e comandar as operações policiais e  realiza voos que o preparará para assumir o Comando de uma aeronave de Segurança Publica, tudo isso auxiliado pelo Piloto em Comando – 1P.

Com o passar dos anos e aquisição de varias horas de voo, como segundo piloto em comando e após atingir a quantidade mínima de 500 horas de voo, o segundo piloto em comando passa para a fase final do Programa de Ascensão Técnica – PAT de Pilotos do GRAER.

Nesta etapa, conhecida como Fase Delta, é formado um Conselho de Voo, tendo como Presidente o Comandante do GRAER e mais dois pilotos comandantes de aeronave, que durante alguns meses vão avaliar e realizar com o futuro comandante de aeronave, todas as missões que uma Aeronave de Segurança Publica poderá ser empregada, como por exemplo: pousos em locais restritos, missões de rapel, combate a incêndio com aeronave, tiros embarcado e etc.

O futuro Comandante de Aeronave, também é encaminhado para um treinamento de emergência que envolve a parte pratica, onde são simuladas de forma real, diversas panes que um helicóptero poderá sofrer, onde até mesmo o motor da aeronave e desligado em voo.

Após cumprir todas estas etapas o Conselho de Voo se reúne para deliberar sobre o aproveitamento de cada piloto avaliado, sendo que havendo o consenso, o então Segundo Piloto em Comando – 2P é elevado a Função de Comandante de Aeronave da Polícia Militar do Estado de Goiás – GRAER, cabendo a ele agora tomar todas as decisões e também todas as responsabilidades desde o acionamento dos motores ate o seu corte.

Assim, os Pilotos que ascenderam agora em dezembro, capitão Franco e capitão Arantes, já estão em formação e cumprindo todas etapas citadas, desde o ano de 2008.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre os pilotos da PMGO




Fonte: Blog Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.