Na última
sexta-feira (19), na sede do Grupo de Radiopatrulha Aérea – GRAER, na Cidade de
Goiânia, o capitão da Polícia Militar do Estado de Goiás, Alessandro Arantes
Neres de Sousa, nascido na cidade de São Domingos, cidade que mantém fortes
laços familiares e amigos, foi elevado à
função de comandante de Aeronave de Segurança Pública.
Ele assumiu
o comando após um longo processo seletivo e de formação, que começou no ano de
2008, e após atingir mais de 500 horas de voo de helicóptero, em missões
policiais e salvamento, supervisionadas por um piloto mais experiente, assumiu
a função de comandante de aeronave do GRAER.
"Estou
muito feliz com a nova função e também ciente da enorme responsabilidade que
acaba de assumir. Espero que vários jovens da nossa Região possam buscar seus sonhos e garantir o
sucesso profissional para si", disse o capitão Arantes.
Foram vários
anos de estudo, cursos e dedicação exclusiva ao trabalho. Dentre um grupo já
seleto que é ser um oficial da PMGO, agora sua função ainda é mais restrita,
pois em toda história da Polícia Militar do Estado de Goiás, ainda só existem 11 Comandantes de Aeronaves Policiais, dentre
os quais um cidadão do Nordeste Goiano, dominicano, exerce a função.
Acensão vem após uma longa
jornada
O Comandante
de Aeronave de Asas Rotativas da PMGO é escolhido através de uma seleção
interna entre os oficiais do quadro combatente, iniciada em uma longa jornada
de estudos e treinamentos, onde o o militar selecionado é encaminhado para uma
escola de formação de pilotos, sendo submetido a vários cursos teóricos e
exames de capacidade técnica junto a Agencia Nacional de Aviação Civil - ANAC.
Após esta
fase, o oficial desenvolve mais de 100 horas de vôos práticos em uma escola de
formação. Ao final é novamente submetido a uma prova prática por examinador
credenciado da ANAC, onde obtém a Carteira de Piloto Comercial de Helicóptero.
Com o
termino desta segunda fase, o Oficial Piloto, inicia-se uma longa caminhada
dentro do Grupo de Radiopatrulha Aérea, assumindo a função de Comandante de
Operações Aéreas e Segundo Piloto em Comando – 2P, nesta terceira fase, o mesmo
é responsável por coordenar e comandar as operações policiais e realiza voos que o preparará para assumir o
Comando de uma aeronave de Segurança Publica, tudo isso auxiliado pelo Piloto
em Comando – 1P.
Com o passar
dos anos e aquisição de varias horas de voo, como segundo piloto em comando e
após atingir a quantidade mínima de 500 horas de voo, o segundo piloto em
comando passa para a fase final do Programa de Ascensão Técnica – PAT de
Pilotos do GRAER.
Nesta etapa,
conhecida como Fase Delta, é formado um Conselho de Voo, tendo como Presidente
o Comandante do GRAER e mais dois pilotos comandantes de aeronave, que durante
alguns meses vão avaliar e realizar com o futuro comandante de aeronave, todas
as missões que uma Aeronave de Segurança Publica poderá ser empregada, como por
exemplo: pousos em locais restritos, missões de rapel, combate a incêndio com
aeronave, tiros embarcado e etc.
O futuro
Comandante de Aeronave, também é encaminhado para um treinamento de emergência
que envolve a parte pratica, onde são simuladas de forma real, diversas panes
que um helicóptero poderá sofrer, onde até mesmo o motor da aeronave e
desligado em voo.
Após cumprir
todas estas etapas o Conselho de Voo se reúne para deliberar sobre o
aproveitamento de cada piloto avaliado, sendo que havendo o consenso, o então
Segundo Piloto em Comando – 2P é elevado a Função de Comandante de Aeronave da
Polícia Militar do Estado de Goiás – GRAER, cabendo a ele agora tomar todas as
decisões e também todas as responsabilidades desde o acionamento dos motores
ate o seu corte.
Assim, os
Pilotos que ascenderam agora em dezembro, capitão Franco e capitão Arantes, já
estão em formação e cumprindo todas etapas citadas, desde o ano de 2008.
Assista ao
vídeo e conheça mais sobre os pilotos da PMGO
Fonte: Blog Dinomar Miranda
Comentários
Postar um comentário