Pular para o conteúdo principal

De São Domingos (GO): Alessandro Arantes passar a ser comandante de aeronaves da PMGO.





Na última sexta-feira (19), na sede do Grupo de Radiopatrulha Aérea – GRAER, na Cidade de Goiânia, o capitão da Polícia Militar do Estado de Goiás, Alessandro Arantes Neres de Sousa, nascido na cidade de São Domingos, cidade que mantém fortes laços familiares e amigos,  foi elevado à função de comandante de Aeronave de Segurança Pública.

Ele assumiu o comando após um longo processo seletivo e de formação, que começou no ano de 2008, e após atingir mais de 500 horas de voo de helicóptero, em missões policiais e salvamento, supervisionadas por um piloto mais experiente, assumiu a função de comandante de aeronave do GRAER.

"Estou muito feliz com a nova função e também ciente da enorme responsabilidade que acaba de assumir. Espero que vários jovens da nossa Região  possam buscar seus sonhos e garantir o sucesso profissional para si", disse o capitão Arantes.

Foram vários anos de estudo, cursos e dedicação exclusiva ao trabalho. Dentre um grupo já seleto que é ser um oficial da PMGO, agora sua função ainda é mais restrita, pois em toda história da Polícia Militar do Estado de Goiás, ainda só existem  11 Comandantes de Aeronaves Policiais, dentre os quais um cidadão do Nordeste Goiano, dominicano, exerce a função.

Acensão vem após uma longa jornada 

O Comandante de Aeronave de Asas Rotativas da PMGO é escolhido através de uma seleção interna entre os oficiais do quadro combatente, iniciada em uma longa jornada de estudos e treinamentos, onde o o militar selecionado é encaminhado para uma escola de formação de pilotos, sendo submetido a vários cursos teóricos e exames de capacidade técnica junto a Agencia Nacional de Aviação Civil - ANAC.

Após esta fase, o oficial desenvolve mais de 100 horas de vôos práticos em uma escola de formação. Ao final é novamente submetido a uma prova prática por examinador credenciado da ANAC, onde obtém a Carteira de Piloto Comercial de Helicóptero.

Com o termino desta segunda fase, o Oficial Piloto, inicia-se uma longa caminhada dentro do Grupo de Radiopatrulha Aérea, assumindo a função de Comandante de Operações Aéreas e Segundo Piloto em Comando – 2P, nesta terceira fase, o mesmo é responsável por coordenar e comandar as operações policiais e  realiza voos que o preparará para assumir o Comando de uma aeronave de Segurança Publica, tudo isso auxiliado pelo Piloto em Comando – 1P.

Com o passar dos anos e aquisição de varias horas de voo, como segundo piloto em comando e após atingir a quantidade mínima de 500 horas de voo, o segundo piloto em comando passa para a fase final do Programa de Ascensão Técnica – PAT de Pilotos do GRAER.

Nesta etapa, conhecida como Fase Delta, é formado um Conselho de Voo, tendo como Presidente o Comandante do GRAER e mais dois pilotos comandantes de aeronave, que durante alguns meses vão avaliar e realizar com o futuro comandante de aeronave, todas as missões que uma Aeronave de Segurança Publica poderá ser empregada, como por exemplo: pousos em locais restritos, missões de rapel, combate a incêndio com aeronave, tiros embarcado e etc.

O futuro Comandante de Aeronave, também é encaminhado para um treinamento de emergência que envolve a parte pratica, onde são simuladas de forma real, diversas panes que um helicóptero poderá sofrer, onde até mesmo o motor da aeronave e desligado em voo.

Após cumprir todas estas etapas o Conselho de Voo se reúne para deliberar sobre o aproveitamento de cada piloto avaliado, sendo que havendo o consenso, o então Segundo Piloto em Comando – 2P é elevado a Função de Comandante de Aeronave da Polícia Militar do Estado de Goiás – GRAER, cabendo a ele agora tomar todas as decisões e também todas as responsabilidades desde o acionamento dos motores ate o seu corte.

Assim, os Pilotos que ascenderam agora em dezembro, capitão Franco e capitão Arantes, já estão em formação e cumprindo todas etapas citadas, desde o ano de 2008.

Assista ao vídeo e conheça mais sobre os pilotos da PMGO




Fonte: Blog Dinomar Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.