Pular para o conteúdo principal

Programas levam moradia digna e cidadania a todo o Estado.



A Agência Goiana de Habitação foi reestruturada na atual administração estadual para assumir o papel de construtora e indutora do processo de desenvolvimento da habitação de interesse social em Goiás.

Mais ágil e moderna, em apenas quatro anos, a agência transformou o Estado em referência nacional na área de políticas habitacionais, com dois programas-modelo: o Cheque Mais Moradia (construção, reforma e melhoria habitacional) e o Casa Legal (regularização fundiária). O Estado tornou-se líder absoluto no ranking de contratação de moradias.

Desde 2011, a Agehab vem desenvolvendo programas que estão beneficiando milhares de famílias goianas, realizando o sonho da casa própria ou da melhoria das condições da moradia, além da conquista da escritura registrada de imóveis. Parceira dos municípios e entidades sociais na execução de uma política habitacional que já mudou a realidade de Goiás, tanto na zona rural quanto nas cidades, a agência tem como prioridade o atendimento de famílias com renda mensal de até três salários mínimos, que representam 91% do déficit habitacional do Estado. De acordo com as necessidades e o perfil dos municípios, a equipe da Agehab viabiliza parcerias e convênios que estão garantindo os recursos e a construção das moradias.

Cheque Mais Moradia

O Cheque Moradia foi reformulado e transformou-se no Cheque Mais Moradia, o que possibilitou à Agehab atuar em parceria com todos os programas federais e municipais de habitação. Atualmente, o governo estadual não entrega somente o cheque, mas garante também, por meio de convênios e parcerias, a construção da moradia, que é assumida pela Agehab. Ao final do processo construtivo, que dura em torno de 18 meses, a família beneficiada recebe as chaves da casa.

No balanço geral, desde 2011, o Governo de Goiás já liberou, por meio do Cheque Mais Moradia, mais de R$ 256 milhões para construção, reforma e ampliação das moradias e equipamentos comunitários. Um total de 243 dos 246 municípios goianos já foram beneficiados na área habitacional.

 A meta de contemplar todos os municípios na área de moradia foi cumprida, uma vez que apenas três municípios não manifestaram interesse em se conveniar com o Estado. Na parceria, os municípios doam as áreas regularizadas e assumem a infraestrutura básica, e a Agehab viabiliza o convênio que melhor atende ao perfil e às necessidades do município, aportando até R$ 20 mil na modalidade construção por unidade habitacional.

A agência fecha 2014 com o maior empreendimento de interesse social de Goiás em andamento: o Residencial Nelson Mandela, no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia. A primeira etapa das cinco mil moradias contratadas será concluída até o final de 2015.

Fonte: Goiás Agora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.