Pular para o conteúdo principal

IMB divulga estudo social sobre idosos em Goiás.



O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan) elaborou estudo com o objetivo de compreender a realidade dos idosos em Goiás.

 No trabalho, esse grupo populacional é formado por pessoas acima de 64 anos de idade considerando sua heterogeneidade socioespacial.

O objetivo do estudo do IMB/Segplan é oferecer subsídios às ações e políticas públicas que contemplem distintas realidades e, assim, garantir melhor qualidade de vida para os idosos goianos.

 Nesse sentido, são analisadas questões como a feminização da velhice, o quadro educacional e de trabalho, as causas de mortes e as condições de moradias dos idosos. Além disso, foi feita a espacialização de alguns dados pelas microrregiões do Estado.

A transição demográfica desencadeada pela diminuição da mortalidade e da natalidade a partir da década de 1950 possibilitou a alteração da composição populacional. Nesse cenário, houve o aumento da longevidade e a consequente elevação do número de pessoas com 65 anos ou mais. O envelhecimento da população brasileira, portanto, é algo real e que seguirá em constância por um longo período. Essa constatação do trabalho é corroborada por dados da IBGE (Censo Demográfico e Pnad), além das projeções populacionais do IMB.

Idosos

Os idosos no Estado de Goiás eram 2% da população em 1970 e passam para mais de 6% em 2010. O crescimento da participação desse grupo deve continuar nas próximas décadas, com estimativa de alcançar 11,4% em 2030. O aumento dos idosos e a redução da fecundidade feminina resultarão num acelerado processo de envelhecimento da população, sendo que haverá em 2030 mais de 65 idosos para 100 crianças.

Os pesquisadores do IMB/Segplan destacam a feminilização da velhice. Em Goiás, no ano de 2010 as mulheres representavam 52,4% dos idosos e elas serão 55% em 2030. A participação das idosas aumenta na medida em que a idade avança: em 2010 elas, por exemplo, eram 58% daqueles com 90 anos ou mais e serão 61% em 2030.

Outra questão trazida pelo estudo diz respeito à morte dos idosos. Os falecimentos estão concentrados em apenas três tipos de doenças, havendo diferenças regionais no Estado das causas de mortes desse grupo populacional. A compreensão das diversas dimensões que envolvem os idosos permite o enfrentamento da realidade de forma a não considerar a velhice como algo penoso, mas como uma possibilidade de ganhos sociais.

Fonte: Goiás Agora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.