Pular para o conteúdo principal

José Eliton é o nome para 2018?



O governador Marconi Perillo (PSDB), ao anunciar seu vice José Eliton (PP) como o futuro "supersecretário" de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Agricultura, atende um dos principais partidos aliados na sua nova equipe, mesmo que o indicado seja alguém que já tem cargo relevante no governo (a vice-governadoria), e tenta pacificar a resistência liderada pelo deputado Roberto Balestra, mas apoiada por lideranças ruralistas, contra o fim da Secretaria da Agricultura que, pela reforma administrativa, se tornará uma superintendência executiva.

Além disso, qual segmento empresarial ou de Anápolis vai questionar o vice na principal secretaria econômica do governo? Por ora, pelo menos, nenhum.

O próprio governador admitiu hoje que antecipou este anúncio por conta de pressões. A primeira pergunta na coletiva, após o anúncio, fizemos para Marconi Perillo se ele acredita que, com a nomeação de José Eliton, estaria pacificada a questão interna no PP. "Esta responsabilidade é do presidente estadual do partido", respondeu. Ou seja: do próprio Eliton.

As demais pressões, de segmentos empresariais ou de Anápolis (que sempre indicou os secretários da Indústria e Comércio nos governos de Marconi), o tucano tentará resolver com as nomeações para as subsecretarias (ou superintendências executivas, como estes cargos serão chamados) e demais cargos de chefia na supersecretaria. Apesar do enxugamento, ainda existirão muitos a serem preenchidos.

Outro componente político no anúncio hoje de Marconi é sobre sua própria sucessão em 2018. O tucano estaria cacifando o vice José Eliton para a próxima eleição estadual? Sim e depende. O governador enfatizou que Secretaria de Desenvolvimento Econômico representará praticamente 100% do PIB goiano. E deu a meta para o vice pepista: tornar a economia de Goiás a oitava maior do País. Hoje é a nona. Mas lembrou que esta missão terá de ser cumprida num quadro pouco otimista para a economia brasileira, em que as previsões são de estagnação ou baixíssimo crescimento do PIB nacional para até 2016.

"O supersecretário terá de ser um caixeiro viajante. Só de feiras agropecuárias são cerca de 300 por ano em Goiás", disse Marconi, apontando que Eliton terá de viajar (e trabalhar) muito pelo Estado e pelo País a partir do próximo ano. "Eu nunca perdi um investimento privado para Goiás quando procurado pelos empresários", enfatizou em seguida o governador. Para bom entendedor...

Ou seja: Eliton ganhou, sim, estrutura para trabalhar seu projeto político e pessoal de suceder Marconi. Fora a possibilidade de assumir o governo em abril de 2018. Mas não é garantia de apoio futuro de Marconi. Isto vai depender do pepista cumprir as missões econômica e política dadas pelo governador. Se conseguir, ajudará inclusive o projeto nacional do tucano goiano.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.