Pular para o conteúdo principal

José Eliton é o nome para 2018?



O governador Marconi Perillo (PSDB), ao anunciar seu vice José Eliton (PP) como o futuro "supersecretário" de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Agricultura, atende um dos principais partidos aliados na sua nova equipe, mesmo que o indicado seja alguém que já tem cargo relevante no governo (a vice-governadoria), e tenta pacificar a resistência liderada pelo deputado Roberto Balestra, mas apoiada por lideranças ruralistas, contra o fim da Secretaria da Agricultura que, pela reforma administrativa, se tornará uma superintendência executiva.

Além disso, qual segmento empresarial ou de Anápolis vai questionar o vice na principal secretaria econômica do governo? Por ora, pelo menos, nenhum.

O próprio governador admitiu hoje que antecipou este anúncio por conta de pressões. A primeira pergunta na coletiva, após o anúncio, fizemos para Marconi Perillo se ele acredita que, com a nomeação de José Eliton, estaria pacificada a questão interna no PP. "Esta responsabilidade é do presidente estadual do partido", respondeu. Ou seja: do próprio Eliton.

As demais pressões, de segmentos empresariais ou de Anápolis (que sempre indicou os secretários da Indústria e Comércio nos governos de Marconi), o tucano tentará resolver com as nomeações para as subsecretarias (ou superintendências executivas, como estes cargos serão chamados) e demais cargos de chefia na supersecretaria. Apesar do enxugamento, ainda existirão muitos a serem preenchidos.

Outro componente político no anúncio hoje de Marconi é sobre sua própria sucessão em 2018. O tucano estaria cacifando o vice José Eliton para a próxima eleição estadual? Sim e depende. O governador enfatizou que Secretaria de Desenvolvimento Econômico representará praticamente 100% do PIB goiano. E deu a meta para o vice pepista: tornar a economia de Goiás a oitava maior do País. Hoje é a nona. Mas lembrou que esta missão terá de ser cumprida num quadro pouco otimista para a economia brasileira, em que as previsões são de estagnação ou baixíssimo crescimento do PIB nacional para até 2016.

"O supersecretário terá de ser um caixeiro viajante. Só de feiras agropecuárias são cerca de 300 por ano em Goiás", disse Marconi, apontando que Eliton terá de viajar (e trabalhar) muito pelo Estado e pelo País a partir do próximo ano. "Eu nunca perdi um investimento privado para Goiás quando procurado pelos empresários", enfatizou em seguida o governador. Para bom entendedor...

Ou seja: Eliton ganhou, sim, estrutura para trabalhar seu projeto político e pessoal de suceder Marconi. Fora a possibilidade de assumir o governo em abril de 2018. Mas não é garantia de apoio futuro de Marconi. Isto vai depender do pepista cumprir as missões econômica e política dadas pelo governador. Se conseguir, ajudará inclusive o projeto nacional do tucano goiano.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.