Pular para o conteúdo principal

Chapada dos Veadeiros: Onde a exuberância brasileira converge




Em todo lugar por onde eu passava na Chapada dos Veadeiros, Goiás, sempre ouvia a mesma pergunta: “Primeira vez na Chapada?”. Ao que parece é impossível ir apenas uma vez. Primeiro porque são mais de 140 cachoeiras catalogadas.  Nem mesmo os moradores de Alto Paraíso e São Jorge, municípios que costumam abrigar os visitantes, conhecem todas elas. Também foi a primeira vez que viajei sozinha e foi realmente inesquecível.

Só tive a preocupação de procurar uma acomodação, fazer uma lista de quais lugares gostaria de ir, dentro das tantas possibilidades oferecidas, e falar com um guia que mantém uma página na internet.  Eu não dirijo e viajar sozinha para a Chapada sem um carro pode não ser uma boa ideia. Mas, a sorte de desavisados como eu é que o Centro de Apoio ao Turista sempre é recomendado e todos os guias acabam passando por ali pela manhã para oferecer lugares nos carros que estão guiando.  Eu ainda contei com a boa vontade do guia com quem conversei no Facebook e fiz quase todos os passeios que estavam na minha lista de desejos com o grupo dele.

Conhecer um lugar como este é realmente mágico. Não pelo misticismo associado à sua posição geográfica e formação rochosa — a Chapada, além de exibir uma natureza exuberante e montanhosa, é cortada pelo Paralelo 14 (o mesmo de Machu Picchu), tudo isso em cima de um cristal de rocha (o que a torna brilhante quando vista do espaço). Por estes motivos, muitos acreditam que este é um lugar de comunicação com extraterrestres e, ainda, com outras dimensões espirituais.

É bem divertido ver ETs por toda a parte na cidade e hippies modernos de todo o mundo que “sentiram o chamado do lugar” e deixaram suas vidas e empregos estáveis para trabalhar no comércio local de Alto Paraíso. Mas, o mais interessante é justamente a convergência de realidades.

Fiquei hospedada em Alto Paraíso. Lugar tranquilo, familiar e cheio de gente bem sucedida financeiramente atrás de ecoturismo. Já a cidade vizinha, São Jorge, concentra a juventude, as boas festas e os aventureiros. Nas cachoeiras todos esses tipos se encontram e aprendem sobre história do Brasil, geologia, ambientalismo, ufologia e cultura. A Chapada dos Veadeiros fica bem no coração do Brasil e, talvez por isso mesmo, exista espaço para tanta diversidade.

Foi lá também que conheci um homem esquizofrênico pintando delírios e lampejos mentais. Moacir Soares de Faria já foi até tese do curso de psicologia da PUC, que explica como a pintura serviu de tratamento terapêutico para o artista, além de método de autoconhecimento e expressão do inconsciente. Os quadros dele são tidos como “autorretratos do mundo interno”.

 Com conceitos junguianos, freudianos e pautado pela pesquisa da psicóloga Nise da Silveira, o trabalho prova como, por meio da arte, Moacir conseguiu um lugar na sociedade, mesmo visto como louco. O artista também foi tema do documentário “Arte Bruta”, de Walter Carvalho. No fim das contas, Moacir contribui para a criação da identidade da Chapada e, por que não, do Brasil, ao mimetizar a própria trajetória com toda complexidade que há em nós.

Fonte: opinião é noticia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.