Pular para o conteúdo principal

Alto Paraíso/GO: Próxima etapa das Experiências na Natureza acontece em 12 de março com a Expedição Chapada dos Veadeiros. As inscrições estão abertas





A quarta edição do programa Experiências na Natureza está com as inscrições abertas para a Expedição Chapada dos Veadeiros. Ao todo, serão disponibilizadas 130 vagas para os ciclistas.

O passeio terá 85 km de percurso, de ida e volta, com saída na avenida principal de Alto Paraíso, ao lado do CAT, até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, neste dia 12.

Trata-se de um passeio cicloturístico contemplativo que vai cortar o Parque, passando por pontos conhecidos e muito procurados por turistas, como o Jardim de Maytrea, sede do parque, corredeiras e cachoeiras, Rio das Cobras e Fazenda São Bento.

Ao longo do percurso haverá pontos de hidratação e lanche para os participantes. Desta vez, não haverá inscrições para carros de apoio. O almoço será servido na Vila de São Jorge.

O programa Experiências na Natureza faz parte do Circuito Vivências ao Ar Livre, dentro do Programa Goiás Experiências Inesquecíveis, da Goiás Turismo e está sendo desenvolvido com a cooperação técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).

O evento conta com o apoio da Saneago, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária Estadual e Corpo de Bombeiros. A Prefeitura de Alto Paraíso e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICM Bio) também apoiam a realização da Expedição Chapada dos Veadeiros. Os ciclistas recebem kit com sacola, squeeze, camiseta, filtro solar e placas de numeração para as bicicletas.

As três primeiras edições aconteceram respectivamente no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, na Serra dos Caiapós e no Parque Estadual de Terra Ronca. Depois da Chapada dos Veadeiros, estão programadas outras três aventuras: Expedição Serra dos Pireneus, em 26 de março; e as competições Kalunga Mountain Bike, em Cavalcante, no dia 16 de abril, e a 1ª Corrida Rústica Serra de Caldas Novas, em 30 de abril.

Produtos turísticos

Por meio da assinatura deste termo, a Goiás Turismo investe na sinalização e melhoria da infraestrutura dos parques e promove a divulgação do destino como opção de lazer e visitação. A ideia é aumentar a usabilidade e acessibilidade dos parques estaduais de modo sustentável, transformando as reservas naturais em novos roteiros e produtos turísticos que possam ser oferecidos para turistas de todo o mundo.

Um exemplo do resultado dessas ações foi que depois da realização da Experiência no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), em dezembro de 2015, o Parque foi aberto para receber ciclistas e, em abril, a trilha de cicloturismo será oficialmente inaugurada. Houve um aumento de 400% na taxa de visitação do Pescan depois da Expedição.

Programação da Expedição Chapada dos Veadeiros

Local: Praça do CAT de Alto Paraíso

6 horas – Check in / Entrega de kits / Doação de alimentos

6h30 às 7h30 – Café da manhã

7h30 – Briefing / Alongamento / Aquecimento

8 horas – Largada com destino à São Jorge

10 horas – PCH01 – Jardim de Maytrea

12 horas – PCH02 e Lanche na Sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

12h30 – Corredeiras do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

14 horas – Almoço no Restaurante e Pousada Dona Nenzinha

15 horas – Retorno ao Percurso com destino à Alto Paraíso (opcional)

16 horas – PCH03 – Rio das Cobras

16h30 – PCH04 – Fazenda São Bento

17 horas – Encerramento Praça do CAT de Alto Paraíso

Fonte: Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.