Pular para o conteúdo principal

Sindicato acata recomendação do MP e suspende paralisação de aulas da rede municipal de Niquelândia/GO



Acolhendo recomendação do Ministério Público de Goiás, a presidente regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Maria Geralda Ferreira, comunicou na tarde desta sexta-feira (26/10) a suspensão da paralisação das aulas da rede pública do município de Niquelândia.

Segundo esclareceu, o retorno às aulas se dá “em razão das ações ajuizadas pelo MP em Niquelândia em desfavor da prefeitura, que aguarda manifestação da Justiça. Assim, os professores e servidores decidiram aguardar o parecer judicial em efetivo exercício, inclusive com a retomada do calendário de reposição”.

Na recomendação ao sindicato, o promotor de Justiça Pedro Alves Simões esclareceu que, após sucessivas paralisações dos professores da rede municipal de ensino, o MP ajuizou ação civil pública perante o juízo da Infância e Juventude de Niquelândia, tendo obtido decisão liminar que obriga o poder público municipal e, consequentemente, todos os agentes públicos a ele subordinados, elaborar e efetivar o calendário de reposição das aulas, com o cumprimento da carga horária mínima anual.

Visando garantir a regular prestação do serviço educacional, o MP, após a deflagração da greve e depois de meses de tratativas, celebrou termo de ajustamento de conduta (TAC) com o município, para dirimir a problemática, garantindo, a um só tempo, a inserção dos pleitos da categoria em título executivo extrajudicial e a retomada das aulas. Ocorre que o município descumpriu o acordo, cabendo ao MP o ajuizamento de duas ações de execução perante o juízo das Fazendas Públicas.

Contudo, informações encaminhadas ao Ministério Público pelo Sintego apontaram que o motivo principal da atual paralisação é justamente o descumprimento das cláusulas do TAC, especialmente o pagamento de inúmeras parcelas remuneratórias em atraso, além da atualização do piso salarial e data-base.

Assim, o promotor esclareceu que “a nova paralisação, sob tal perspectiva, não se justifica, uma vez que os pleitos da categoria que motivaram a greve já foram judicializados e estão sendo devidamente exigidos perante o Poder Judiciário, desse modo, a paralisação, nesse sentido, revela nítidos contornos de abusividade, por violação ao princípio da proporcionalidade, na vertente da necessidade”, afirmou, acrescentando que “o meio empregado para atingir a finalidade é demasiadamente drástico (interrupção das aulas), e há mecanismo diversos e menos agressivo aos direitos fundamentais contrapostos (infância e juventude e educação) apto a atingir o mesmo fim, notadamente porque os alunos da rede pública municipal de ensino vivenciam sério risco de não cumprirem o ano letivo, o que lhes ocasionaria gravosos e irreparáveis prejuízos”.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.