Pular para o conteúdo principal

'Lázaro descarregou a pistola em cima dos policiais', diz secretário de Segurança de Goiás


O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, disse que Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, tinha uma rede de pessoas que o acobertaram durante os 20 dias em que passou fugindo da polícia na área rural dos municípios de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás. O criminoso foi morto nesta segunda-feira, após trocar tiros com agentes. Segundo Rodney, Lázaro estava armado e atirou contra as equipes.

Temos filmagens que vamos mostrar para vocês: ele estava armado. Ele foi para o mato, fizemos o cerco. Ele tentou fugir do cerco e confrontou a equipe do major Edson. Um trabalho coletivo e, graças a Deus, nenhum policial foi ferido. Ele, na hora da abordagem, descarregou a pistola em cima dos policiais. E não tivemos outra alternativa senão revidar.

Lázaro teria feito ainda ameaças aos policiais quando foi visto em Águas Lindas, onde teria ido à casa da ex-sogra e da ex-mulher.

“Ele foi para buscar, para encontrar com elas. Nós estávamos monitorando. Tentamos ali já pegá-lo. Ele chegou a ameaçar alguns policiais dizendo que se entrassem na mata atrás dele, ele daria tiro na cara. Fizemos o cerco prudentemente, tecnicamente”, relatou Rodney.

O secretário afirmou ainda que, ao ser colocado na ambulância, Lázaro estava vivo.

“Ele foi conduzido com vida mas chegou no hospital e foi a óbito”, disse.

Rodney informou que Lázaro não agia sozinho. De acordo com ele, o criminoso vinha recebendo apoio.

“Estava trocando de roupa mais uma vez: mais uma prova que tiinha uma rede que o acobertava. E essa questão de ele querer fugir também, patrocinado logicamente, mostra que tinha gente não interessada na prisão dele”.

De acordo com Rodney, Lázaro saiu de sua "zona de conforto" após as prisões de pessoas suspeitas de tê-lo ajudado — o fazendeiro Elmi Caetano Evangelista e o caseiro Alain Reis de Santana. Elmi permamece preso e Alain foi solto, na audiência de custódia, e reponde em liberdade. Ele passou a ajudar a polícia.

Nos últimos dias, depois que ele saiu da zona de conforto depois que nós prendemos uma parte das pessoas que estavam acobertando ele, nós apertamos o cerco. Ontem à noite nós descobrimos que ele tinha tentado entrar em contato com parentes na periferia de Águas Lindas — disse o secretário.

O cerco a Lázaro começou por volta das 22h30 e se estendeu por toda a madrugada, contou Rodney:

“Viramos a madrugada mais uma vez até que hoje cedo, graças a Deus, conseguimos finalizar essa ocorrência com todos os policiais de bem e com um grande objetivo cumprido. Não deixamos ele machucar mais ninguém”.

Dinheiro para fuga

O secretário afirmou que, além da arma, Lázaro estava com cerca de R$ 4,4 mil. Isso indicaria uma intenção de fuga.

Isso é mais uma prova de que tinha gente acobertando ele e dificultando o trabalho das forças policiais. Possivelmente ele planejava fugir. Mas o esforço de todas as forças impediu que ele ou fugisse ou continuasse a cometer outros crimes. O indicativo do dinheiro no bolso certamente era de que ele estava querendo sair ou do estado ou até do país — afirmou.

A investigação para tentar identificar cúmplices de Lázaro continuará — a polícia acredita que ele possa ter tido ajuda em sete ou oito crimes de latrocínio e assassinato. A ex-sogra e a ex-mulher do criminoso prestaram depoimento e, de acordo com o secretário, podem ser indiciadas por facilitação de fuga, disse Rodney.

“Ainda temos algumas pessoas para investigar e prender. Não temos o número exato. Mas o principal, que seria o empresário (Elmi), que é um dos líderes da organização, e o psicopata esses já não são mais problema para essa comunidade. Agora a Polícia Civil aqui de Águas Lindas de Goiás assume totalmente a investigação e vai até o fim”

O secretário informou que há indícios de que Lázaro trabalhava como segurança para algumas pessoas e que pode ter atuado também como matador.

O corpo de Lázaro foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Goiânia, onde passará por uma necrópsia.

Fonte e texto: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.