Pular para o conteúdo principal

Falsos links do G1 são usados no WhatsApp para espalhar notícias falsas sobre caso Lázaro


Uma técnica simples, mas eficaz, está sendo usada para espalhar desinformação sobre o caso Lázaro Barbosa. Usuários do WhatsApp estão compartilhando falsas reportagens do portal G1 sobre uma suposta fuga do criminoso para estados vizinhos — e até mesmo unidades da federação sem fronteira com Goiás.

A Lupa identificou pelo menos quatro textos praticamente idênticos dizendo que Lázaro escapou do cerco policial e está se locomovendo para Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Maranhão e Tocantins.

“A Polícia do DF e de Goiás diz que Lázaro escapou em direção a fronteira de São Paulo com MS, o mesmo (sic) roubou um carro em uma fazenda e abandonou próximo a Andradina e está ruma a cidade de Três Lagoas”, diz um desses textos — os outros estão no mesmo formato, mas mencionam outros estados e municípios. A mensagem é acompanhada por um link do site G1, com uma pré-visualização do site em destaque.

Contudo, trata-se de uma manipulação: o G1 não publicou nenhuma reportagem com esses textos. A única reportagem que, de fato, foi publicada desmente esse boato.

O que os produtores de desinformação fizeram foi publicar dois links, a página inicial do portal — apenas para gerar a pré-visualização — e um segundo link sem nenhuma relação com o assunto. Assim, muitas pessoas compartilham a mensagem sem clicar no link, e acreditam que a publicação partiu de uma fonte com credibilidade.

Até o momento, não há informações de que Lázaro teria conseguido sair de Goiás. A última atualização fornecida pela Secretaria de Segurança de Goiás (SSP-GO) era de que os agentes ainda estavam realizando buscas.

Nesta terça-feira (22), os policiais encontraram um carro queimado que poderia ter sido utilizado por Lázaro nos últimos dias. O veículo está sendo periciado pelas autoridades e, até o momento, as autoridades não divulgaram mais detalhes.

Os agentes também encontraram um lençol em um local onde Lázaro poderia estar se abrigando, mas, novamente, especialistas ainda estão realizando uma perícia no objeto.

Entre os estados citados, o Mato Grosso do Sul já se posicionou sobre o caso. A assessoria de imprensa da Polícia Civil do estado informou, em nota, que não há informações oficiais que comprovem que Lázaro Barbosa tenha conseguido chegar ao estado.

“Estamos acompanhando e, caso necessário, todo e qualquer apoio será disponibilizado ao Estado vizinho. Até o momento não se tem notícia de que o foragido tenha vindo para cá, ou que passaria por aqui para chegar ao Paraguai ou Bolívia”, disse.

Boatos

A Lupa já identificou outros boatos envolvendo o caso de Lázaro Barbosa. Na semana passada, circulou pelas redes sociais vídeos e imagens que supostamente mostrariam a sua prisão. Contudo, os registros não estavam relacionados ao foragido.

Outra imagem mostrava o ex-presidente Lula segurando uma faixa escrito “Lázaro inocente”, porém a fotografia foi editada e não corresponde a original publicada nas redes sociais do petista.

Caso

Lázaro é o principal suspeito de matar uma família de quatro pessoas na Ceilândia Norte, no Distrito Federal, e é procurado desde o dia 9 de junho. Durante sua fuga, ele chegou a sequestrar uma família em Edilândia, Goiás, e feriu pelo menos 3 pessoas na região. Ele tem uma extensa ficha criminal e já foi preso em outros episódios.

Editado por: Chico Marés

Fonte: Agência Lupa – Revista Piauí

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.