Pular para o conteúdo principal

MP aciona prefeitura de São Domingos-GO para que hospital municipal e PSF’s corrijam irregularidades detectadas pelo Cremego


O Ministério Público de Goiás (MP-GO) propôs ação civil pública contra o município de São Domingos, no nordeste goiano, visando garantir que irregularidades do hospital municipal e dos PSF’s sejam sanadas.

Foram acionados, através da ação, o prefeito Cleiton Martins e o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Antônio Pinheiro.

Segundo o Ministério Público, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO) e a Vigilância Sanitária, instaurou procedimentos administrativos com o objetivo de acompanhar as condições sanitárias e outras de funcionamento dos PSF's e do Hospital Municipal de São Domingos, assim como eventual necessidade de adoção de medidas corretivas das estruturas disponíveis.

Nos relatórios técnicos de vistoria produzidos pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Goiás - Regional Nordeste II, foi constatado que tanto o Hospital Municipal Trajano Honorato, quanto as unidades de Saúde da Família do Município de São Domingos apresentavam diversas irregularidades em relação às normas sanitárias, como falta de profissionais e equipamentos, precariedade da infraestrutura, falta de medicamentos, armazenamento inadequado de resíduos biológicos, má higienização, ausência de alvará sanitário, além de outras irregularidades.

O Cremego expediu diversos termos de notificação à Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Secretaria de Saúde de São Domingos para apresentação de providências de adequação e correção das irregularidades observadas. No entanto, todas as tentativas administrativas restaram frustradas, de forma que não restou alternativa ao CREMEGO a não ser determinar a interdição ética do exercício profissional médico do Hospital Municipal de São Domingos a partir de 07 de janeiro de 2020.

A referida interdição só cessou em março daquele ano, diante de proposta de Termo de Ajustamento de Conduta a ser firmada com a Secretaria de Saúde.

Em março de 2021, o Cremego realizou nova fiscalização nas unidades públicas de saúde do município, visando verificar se as irregularidades apontadas em relatórios anteriores foram sanadas.

Na oportunidade, evidenciou-se que, a despeito da correção de algumas das deficiências anteriormente identificadas, diversas inadequações graves e essenciais ao bom atendimento médico nas respectivas unidades de saúde ainda persistem, tais como a falta de equipamentos e instrumentos básicos, a precariedade da infraestrutura, ausência de alvará da vigilância sanitária e do corpo de bombeiros, etc.

O MP destaca ainda que as irregularidades são praticamente as mesmas, indicando uma ausência estarrecedora de providência para a solução dos problemas encontrados nas unidades de saúde municipais, o que coloca em risco iminente a vida e saúde de inúmeras pessoas que dependem do serviço público de saúde. Nesse sentido, nota-se que nunca houve ações concretas que visassem a efetiva solução das inúmeras e gravíssimas irregularidades existentes nas unidades de saúde.

Ainda segundo o MP, o Hospital Municipal de São Domingos e as demais unidades de saúde municipais não possuem as condições mínimas para a segurança do ato médico. Não existe qualquer condição para que a Medicina seja praticada com segurança e salubridade nas atuais circunstâncias, de forma que se faz necessária a presente medida judicial com o intuito de preservar a intangibilidade do direito fundamental ora desrespeitado, garantindo aos cidadãos a prestação adequada do serviço de saúde pública.

Procurado, o prefeito Cleiton Martins disse que o hospital municipal nunca foi tão equipado como é em sua gestão, que não havia médico e que as ambulâncias estavam sempre quebradas nas gestões anteriores.

“Estamos cuidando da saúde, nosso repasse da saúde está muito acima do obrigatório, a oposição usa o Ministério Público como uma chave para poder ficar cavando denúncias infundadas. Todas as ações que vierem contra nós, vamos ganhar porque trabalhamos com a lei e nós trabalhamos com seriedade e responsabilidade”, disse o prefeito.

Cleiton disse que respeita o trabalho do Ministério Público “Se tivesse buscando esclarecimentos com a gestão não precisava de perder tempo com essas ações de improbidades, vamos esperar ser notificado, vamos fazer nossa defesa e vamos ganhar, como sempre fizemos”

“O hospital realmente precisa de ser feito algumas regularidades, estamos fazendo as adequações. Não deixamos faltar medicamentos, uma hora ou outra que algum fornecedor aumenta o preço e tem dificuldade em fornecer, aí tem que restabelecer um novo acordo, as vezes a licitação dar deserta por ser distante dos grandes centros, mas tudo muito tranquilo”, completou o prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.